Professores engajados : concepções acerca da formação política

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Vidal da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5681
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Márcia Maria Dias Reis Pacheco.
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spelling Mota, Vidal daBrisola, Elisa Maria Andrade, 1960-Souza, Ana Cristina Gonçalves de AbreuUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em EducaçãoPacheco, Márcia Maria Dias Reis, 1961-2022-05-06T22:54:19Z2022-05-06T22:54:19Z2017http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5681Orientação: Profa. Dra. Márcia Maria Dias Reis Pacheco.Dissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2017.Resumo: Este estudo objetivou apreender as concepções de um grupo de professores engajados em causas e/ou instâncias de atuação política acerca da formação política docente. A fundamentação teórica apoiou-se em autores que discutem a dimensão política da educação como Freire (2002), Gramsci (2001), a ideia de política como Bobbio (2000), a noção de engajamento como Sartre e, a formação de professores na perspectiva do desenvolvimento profissional, como Day (2001), Garcia (1999) e Nóvoa (1992). A pesquisa foi desenvolvida em quatro unidades do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) instaladas no Vale do Paraíba Paulista. Participaram do estudo 63 professores que atuam na Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT). A pesquisa de caráter exploratório e descritivo utilizou da abordagem quali/quanti, questionários Semi-estruturados com questões fechadas e abertas e entrevistas com (08) professores. Os dados quantitativos e qualitativos foram organizados manualmente, sendo os qualitativos analisados por meio da técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin e as entrevistas por meio do Software Iramutek. A análise do conteúdo possibilitou organizar os dados em três eixos temáticos: Formação Política; Desenvolvimento Profissional Docente (DPD); e Compromisso político/engajamento. Os resultados revelaram que os professores possuem concepções diversificadas sobre política, formação política e sobre suas respectivas contribuições para a atuação na docência e para o Desenvolvimento Profissional Docente. Apontam que os professores concebem a política como "cidadania" e "gestão", relacionam a formação política às práticas profissionais cotidianas, revelam o protagonísmo dos Movimentos Estudantis (ME) e da família nesse processo e indicam possibilidades de continuidade da formação política no espaço institucional do IFSP. Destacam-se, ainda, a concepção de DPD como "busca de aperfeiçoamento profissional em sala de aula" e o entendimento de que a formação política contribui para o DPD ao facilitar a articulação entre o contexto social e as práticas pedagógicas. Finalmente, os resultados indicam que os professores vinculam engajamento, compromisso político e comprometimento com a docência, se posicionam acerca das questões polêmicas e atuais do contexto político brasileiro, não dissociam atuação política, vida pessoal e trabalho e concebem compromisso político como assunção de responsabilidades, diminuindo o papel das formas de atuação convencionais e institucionalizadas da política. Espera-se que os resultados contribuam para suscitar reflexões acerca do comprometimento com a docência enquanto ato político, da contribuição da formação política para o DPD e da inexistência de antagonismo entre engajamento político, formação política de professores e o aperfeiçoamento das suas estratégias didático-pedagógicas necessárias à prática da docência. Assim, espera-se, ainda, que os resultados deste trabalho possam auxiliar professores e educadores na jornada em prol de uma escola pública, gratuita, comprometida com a sua qualidade social.Abstract: This paper aimed to hold the conceptions of a group of teachers engaged in ideals and/or instances of political acting regarding teacher political treining. The theoretical ground is supported in authors that discuss the political dimension of education like Freire (2002) and Gramsci (2001), the political ideia like Bobbio (2000), the engagement ideia as in Sartre and the teacher training in the perspective of professional development, as Day (2001), Garcia (1999) and Nóvoa (1992). This research was developed in four units of Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) based on Vale do Paraíba Paulista. The sample was composed by (63) teachers that act in the carrier of teacher of basic education and technical and technological education (EBTT). This was exploratory and descriptive research and the quali/quanti approach was used during the data collection of semi structured questionaries with closed and open questions and interviews with (8) teachers. The quantitative and qualitative data were manually organized, being the qualitative ones analized by content analysis proposed by Bardin and, the interviews by IRAMUTEK software. The content analysis made possible to organize dates in three thematic axes: political training, professional development of teachers (DPD), and, political engagement/commitment. The result shows that teachers have different conceptions about politics, political training and theirs respective contributions for teaching acting and for the professional development, althought they conceive politics as "citizenship", "management" and "articulation", they relate political treining to professional practices, show the prominence of students moviments (ME) and of family in this process, and indicate possibilities to continue the training politics in the institutional space of IFSP. There is also a highlight to the conception of DPD as "looking for professional improvement in the classroom" and understanding that the training politics contributes for DPD when it facilitates the articulation between social context and pedagogical pratices. Finally, the results indicate teachers link political engagement, commitment to teaching and they have position regarding debatable questions of the present Brazilian political context and do not dissociate political acting from personal life and work. It was also observed that teachers conceive the political commitment as assumption of responsabilities, diminishing thus, the importance of conventional forms of political and institutionalized acting. It is expected that the results contribute to raise refletcions about the commitment to teaching as political acting, the contribution of political treining to DPD and the inexistence of antagonism among political engagement, teacher training politics and the improvement of their necessary didactical-pedagogical strategies for teaching practices. Thereby, it is also expected that the results from this paper may help teachers and educators in their journey fighting for a free public school that is comited to its social quality.Made available in DSpace on 2022-05-06T22:54:19Z (GMT). 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