ATIVIDADES RÍTMICO-EXPRESSIVAS QUE MOTIVAM E ENGAJAM: experiências bem-sucedidas em formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas, Francisco Daniel Ferreira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Silva, Sammia Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Communitas
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7113
Resumo: Esse artigo avaliou e registrou atividades rítmico-expressivas com excelentes níveis de motivação e engajamento, realizadas por professores de Educação Física em formação. Pautamo-nos numa pesquisa-ação com objetivo exploratório. Deste modo, foram avaliadas 14 equipes, através de formulário específico e contendo as perguntas: 1) Qual atividade que esta equipe trouxe que promoveu mais engajamento? 2) Qual maior ensinamento que essa aula trouxe para você? 3) Qual nível de motivação e engajamento esta aula proporcionou? Atribua uma nota de 0 a 10. Como resultado, registramos neste artigo as 5 aulas mais bem avaliadas, em que se evidenciou reconhecimento pelo valor pedagógico das brincadeiras de matriz africana e indígena, por atividades que despertam a consciência musical e cultural do conteúdo, pela criatividade na contação de histórias, pelo prazer de dançar e pelo reencontro com brincadeiras da infância.
id UFAC-2_9d5fddb895a43f0fb94f814435b31013
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7113
network_acronym_str UFAC-2
network_name_str Communitas
repository_id_str
spelling ATIVIDADES RÍTMICO-EXPRESSIVAS QUE MOTIVAM E ENGAJAM: experiências bem-sucedidas em formação de professoresAtividade rítmico-expressivas.Motivação.Engajamento.Formação de professores.Esse artigo avaliou e registrou atividades rítmico-expressivas com excelentes níveis de motivação e engajamento, realizadas por professores de Educação Física em formação. Pautamo-nos numa pesquisa-ação com objetivo exploratório. Deste modo, foram avaliadas 14 equipes, através de formulário específico e contendo as perguntas: 1) Qual atividade que esta equipe trouxe que promoveu mais engajamento? 2) Qual maior ensinamento que essa aula trouxe para você? 3) Qual nível de motivação e engajamento esta aula proporcionou? Atribua uma nota de 0 a 10. Como resultado, registramos neste artigo as 5 aulas mais bem avaliadas, em que se evidenciou reconhecimento pelo valor pedagógico das brincadeiras de matriz africana e indígena, por atividades que despertam a consciência musical e cultural do conteúdo, pela criatividade na contação de histórias, pelo prazer de dançar e pelo reencontro com brincadeiras da infância.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2023-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/711310.29327/268346.7.16-10Communitas; v. 7 n. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 132-143Communitas; Vol. 7 No. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 132-143Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 132-1432526-597010.29327/268346.7.16reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7113/4349Copyright (c) 2023 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDantas, Francisco Daniel Ferreira Silva, Sammia Castro 2023-12-14T17:55:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7113Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2023-12-14T17:55:41Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv ATIVIDADES RÍTMICO-EXPRESSIVAS QUE MOTIVAM E ENGAJAM: experiências bem-sucedidas em formação de professores
title ATIVIDADES RÍTMICO-EXPRESSIVAS QUE MOTIVAM E ENGAJAM: experiências bem-sucedidas em formação de professores
spellingShingle ATIVIDADES RÍTMICO-EXPRESSIVAS QUE MOTIVAM E ENGAJAM: experiências bem-sucedidas em formação de professores
Dantas, Francisco Daniel Ferreira
Atividade rítmico-expressivas.
Motivação.
Engajamento.
Formação de professores.
title_short ATIVIDADES RÍTMICO-EXPRESSIVAS QUE MOTIVAM E ENGAJAM: experiências bem-sucedidas em formação de professores
title_full ATIVIDADES RÍTMICO-EXPRESSIVAS QUE MOTIVAM E ENGAJAM: experiências bem-sucedidas em formação de professores
title_fullStr ATIVIDADES RÍTMICO-EXPRESSIVAS QUE MOTIVAM E ENGAJAM: experiências bem-sucedidas em formação de professores
title_full_unstemmed ATIVIDADES RÍTMICO-EXPRESSIVAS QUE MOTIVAM E ENGAJAM: experiências bem-sucedidas em formação de professores
title_sort ATIVIDADES RÍTMICO-EXPRESSIVAS QUE MOTIVAM E ENGAJAM: experiências bem-sucedidas em formação de professores
author Dantas, Francisco Daniel Ferreira
author_facet Dantas, Francisco Daniel Ferreira
Silva, Sammia Castro
author_role author
author2 Silva, Sammia Castro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dantas, Francisco Daniel Ferreira
Silva, Sammia Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Atividade rítmico-expressivas.
Motivação.
Engajamento.
Formação de professores.
topic Atividade rítmico-expressivas.
Motivação.
Engajamento.
Formação de professores.
description Esse artigo avaliou e registrou atividades rítmico-expressivas com excelentes níveis de motivação e engajamento, realizadas por professores de Educação Física em formação. Pautamo-nos numa pesquisa-ação com objetivo exploratório. Deste modo, foram avaliadas 14 equipes, através de formulário específico e contendo as perguntas: 1) Qual atividade que esta equipe trouxe que promoveu mais engajamento? 2) Qual maior ensinamento que essa aula trouxe para você? 3) Qual nível de motivação e engajamento esta aula proporcionou? Atribua uma nota de 0 a 10. Como resultado, registramos neste artigo as 5 aulas mais bem avaliadas, em que se evidenciou reconhecimento pelo valor pedagógico das brincadeiras de matriz africana e indígena, por atividades que despertam a consciência musical e cultural do conteúdo, pela criatividade na contação de histórias, pelo prazer de dançar e pelo reencontro com brincadeiras da infância.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7113
10.29327/268346.7.16-10
url https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7113
identifier_str_mv 10.29327/268346.7.16-10
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7113/4349
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
dc.source.none.fl_str_mv Communitas; v. 7 n. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 132-143
Communitas; Vol. 7 No. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 132-143
Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 132-143
2526-5970
10.29327/268346.7.16
reponame:Communitas
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Communitas
collection Communitas
repository.name.fl_str_mv Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br
_version_ 1798313222278742016