ATIVIDADES RÍTMICO-EXPRESSIVAS QUE MOTIVAM E ENGAJAM: experiências bem-sucedidas em formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7113 |
Resumo: | Esse artigo avaliou e registrou atividades rítmico-expressivas com excelentes níveis de motivação e engajamento, realizadas por professores de Educação Física em formação. Pautamo-nos numa pesquisa-ação com objetivo exploratório. Deste modo, foram avaliadas 14 equipes, através de formulário específico e contendo as perguntas: 1) Qual atividade que esta equipe trouxe que promoveu mais engajamento? 2) Qual maior ensinamento que essa aula trouxe para você? 3) Qual nível de motivação e engajamento esta aula proporcionou? Atribua uma nota de 0 a 10. Como resultado, registramos neste artigo as 5 aulas mais bem avaliadas, em que se evidenciou reconhecimento pelo valor pedagógico das brincadeiras de matriz africana e indígena, por atividades que despertam a consciência musical e cultural do conteúdo, pela criatividade na contação de histórias, pelo prazer de dançar e pelo reencontro com brincadeiras da infância. |
id |
UFAC-2_9d5fddb895a43f0fb94f814435b31013 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7113 |
network_acronym_str |
UFAC-2 |
network_name_str |
Communitas |
repository_id_str |
|
spelling |
ATIVIDADES RÍTMICO-EXPRESSIVAS QUE MOTIVAM E ENGAJAM: experiências bem-sucedidas em formação de professoresAtividade rítmico-expressivas.Motivação.Engajamento.Formação de professores.Esse artigo avaliou e registrou atividades rítmico-expressivas com excelentes níveis de motivação e engajamento, realizadas por professores de Educação Física em formação. Pautamo-nos numa pesquisa-ação com objetivo exploratório. Deste modo, foram avaliadas 14 equipes, através de formulário específico e contendo as perguntas: 1) Qual atividade que esta equipe trouxe que promoveu mais engajamento? 2) Qual maior ensinamento que essa aula trouxe para você? 3) Qual nível de motivação e engajamento esta aula proporcionou? Atribua uma nota de 0 a 10. Como resultado, registramos neste artigo as 5 aulas mais bem avaliadas, em que se evidenciou reconhecimento pelo valor pedagógico das brincadeiras de matriz africana e indígena, por atividades que despertam a consciência musical e cultural do conteúdo, pela criatividade na contação de histórias, pelo prazer de dançar e pelo reencontro com brincadeiras da infância.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2023-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/711310.29327/268346.7.16-10Communitas; v. 7 n. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 132-143Communitas; Vol. 7 No. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 132-143Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 132-1432526-597010.29327/268346.7.16reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7113/4349Copyright (c) 2023 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDantas, Francisco Daniel Ferreira Silva, Sammia Castro 2023-12-14T17:55:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7113Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2023-12-14T17:55:41Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ATIVIDADES RÍTMICO-EXPRESSIVAS QUE MOTIVAM E ENGAJAM: experiências bem-sucedidas em formação de professores |
title |
ATIVIDADES RÍTMICO-EXPRESSIVAS QUE MOTIVAM E ENGAJAM: experiências bem-sucedidas em formação de professores |
spellingShingle |
ATIVIDADES RÍTMICO-EXPRESSIVAS QUE MOTIVAM E ENGAJAM: experiências bem-sucedidas em formação de professores Dantas, Francisco Daniel Ferreira Atividade rítmico-expressivas. Motivação. Engajamento. Formação de professores. |
title_short |
ATIVIDADES RÍTMICO-EXPRESSIVAS QUE MOTIVAM E ENGAJAM: experiências bem-sucedidas em formação de professores |
title_full |
ATIVIDADES RÍTMICO-EXPRESSIVAS QUE MOTIVAM E ENGAJAM: experiências bem-sucedidas em formação de professores |
title_fullStr |
ATIVIDADES RÍTMICO-EXPRESSIVAS QUE MOTIVAM E ENGAJAM: experiências bem-sucedidas em formação de professores |
title_full_unstemmed |
ATIVIDADES RÍTMICO-EXPRESSIVAS QUE MOTIVAM E ENGAJAM: experiências bem-sucedidas em formação de professores |
title_sort |
ATIVIDADES RÍTMICO-EXPRESSIVAS QUE MOTIVAM E ENGAJAM: experiências bem-sucedidas em formação de professores |
author |
Dantas, Francisco Daniel Ferreira |
author_facet |
Dantas, Francisco Daniel Ferreira Silva, Sammia Castro |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Sammia Castro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dantas, Francisco Daniel Ferreira Silva, Sammia Castro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividade rítmico-expressivas. Motivação. Engajamento. Formação de professores. |
topic |
Atividade rítmico-expressivas. Motivação. Engajamento. Formação de professores. |
description |
Esse artigo avaliou e registrou atividades rítmico-expressivas com excelentes níveis de motivação e engajamento, realizadas por professores de Educação Física em formação. Pautamo-nos numa pesquisa-ação com objetivo exploratório. Deste modo, foram avaliadas 14 equipes, através de formulário específico e contendo as perguntas: 1) Qual atividade que esta equipe trouxe que promoveu mais engajamento? 2) Qual maior ensinamento que essa aula trouxe para você? 3) Qual nível de motivação e engajamento esta aula proporcionou? Atribua uma nota de 0 a 10. Como resultado, registramos neste artigo as 5 aulas mais bem avaliadas, em que se evidenciou reconhecimento pelo valor pedagógico das brincadeiras de matriz africana e indígena, por atividades que despertam a consciência musical e cultural do conteúdo, pela criatividade na contação de histórias, pelo prazer de dançar e pelo reencontro com brincadeiras da infância. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7113 10.29327/268346.7.16-10 |
url |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7113 |
identifier_str_mv |
10.29327/268346.7.16-10 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7113/4349 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Communitas; v. 7 n. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 132-143 Communitas; Vol. 7 No. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 132-143 Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 132-143 2526-5970 10.29327/268346.7.16 reponame:Communitas instname:Universidade Federal do Acre (UFAC) instacron:UFAC |
instname_str |
Universidade Federal do Acre (UFAC) |
instacron_str |
UFAC |
institution |
UFAC |
reponame_str |
Communitas |
collection |
Communitas |
repository.name.fl_str_mv |
Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br |
_version_ |
1798313222278742016 |