Identidade dos docentes dos cursos profissionalizantes das áreas de tecnologia da informação e comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Possato, Alvaro Bubola
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5558
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Patricia Diana Edith Belfort de Souza e Camargo Ortiz Monteiro
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spelling Possato, Alvaro BubolaChamon, Edna Maria Querido de Oliveira, 1961-Souza, Teófilo Miguel deUniversidade de Taubaté.Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento HumanoOrtiz Monteiro, Patricia, 1965-2022-03-31T23:17:15Z2022-03-31T23:17:15Z2018http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5558Orientação: Profa. Dra. Patricia Diana Edith Belfort de Souza e Camargo Ortiz MonteiroDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano, Taubaté, 2018.Resumo: Essa pesquisa investigou a construção identitária e a trajetória profissional de um grupo de docentes dos cursos profissionalizantes da área da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) caracterizar o perfil sociodemográfico destes docentes, compreender sua trajetória profissional e identificar como trabalham com as TICs. Utilizou-se um referencial teórico interdisciplinar referente a construção identitária em uma perspectiva psicossocial. Sendo desenvolvida em uma instituição privada de ensino localizada em duas cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVALE). A amostra população pesquisada constituiu-se foi de 16 docentes, sendo que representam o número total de professores que trabalham com TICs na instituição, considerando as duas cidades pesquisadas. Trata-se de um estudo realizado por meio de uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. Como ferramenta de coleta de dados foi utilizada entrevista o a pesquisa semiestruturada composta por duas partes, uma com perguntas fechadas relacionadas ao perfil sociodemográfico e a outra com perguntas abertas voltadas para a investigar a identidade docente. Utilizou-se um referencial teórico interdisciplinar referente a construção identitária em uma perspectiva psicossocial. Para a análise dos dados coletados, quando considerou-se as perguntas fechadas na primeira parte do instrumento de pesquisa utilizou-se o software Excel, onde nele os dados foram tabulados e criadas figuras gráficas., Ppara as perguntas abertas, utilizou-se o software Iramuteq, de domínio livre, e foram encontradas seis classes de discurso. O desenvolvimento da análise do conteúdo foi sistematizado tendo como base os estudos de Bardin (2011), em contribuição com Gaskell (2004). Os resultados sociodemográficos encontrados no presente estudo demonstram que o grupo des profissionais de TICs que é composto é predominantemente de homens pelo gênero masculino, com idade média de 30 anos. A maioria é casada é casada e tem uma renda pessoal entre 10 e 15 salários mínimos o que situa os docentes na média classe média. No que tange ao tempo de profissão docente, a maior parte tem entre 10 a 20 anos de trabalho e está inserida, segundo Huberman (2000), na fase de diversificação, que é aquela que busca novas experiências em sala de aula e consequentemente são . São os docentes mais motivados em sua função. Com relação a construção identitária destes docentes os estudos demonstram que os professores eles tiveram contato com as TICs ainda na infância e com o passar do tempo a afinidade com a tecnologia com elas foi aumentando, levando-os a fazer cursos profissionalizantes e graduação voltada para a área de TICs. Segundo a Lei Nacional de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LNDB) não é necessário que esse docente tenha formação pedagógica, portanto muito destes professores docentes, mesmo não almejando especificamente a docência, receberam convite para dar aulas eventuais em apenas com o cursos profissionalizantes. Os desafios encontrados por eles em sala de aula tangeOs desafios encontrados por eles em sala de aula tangem, a prática pedagógica, a velocidade em acompanhar as mudanças das TICs e o processo de certificação. Contudo o ambiente dito como tranquilo e prazeroso da sala de aula os levou a optar pela docência deixando seus antigos afazeres, dedicando-se aà docência com foco no "fazer", voltado para capacitação do aluno para o mercado de trabalho.Abstract: This research investigated the identity construction and the professional trajectory of a group of professors of the professional courses in the area of Information and Communication Technology (ICT). Being developed in a private educational institution located in two cities of the Metropolitan Region of the Paraíba Valley and North Coast (RMVALE). The sample consisted of 16 teachers, who represent the total number of teachers working with ICT in the institution, considering the two cities surveyed. This is a study carried out through exploratory and descriptive research, with a qualitative approach. As a data collection tool, a semi-structured interview was used composed of closed questions related to the sociodemographic profile and open-ended questions aimed at investigating the teaching identity. We used an interdisciplinary theoretical reference concerning the construction of identity in a psychosocial perspective. For the analysis of the collected data, when the closed questions were considered, the excel software was used, where the data were tabulated and graphic figures were created. For the open-ended questions, Iramuteq software was used, of free domain, and six classes of speech were found. The development of the content analysis was systematized based on the studies of Bardin (2011), in contribution with Gaskell (2004). The sociodemographic results found in the present study demonstrate that the group of ICT professionals is predominantly men with mean age of 30 years. Most are married and have personal income between 10 and 15 minimum wages. As far as teaching time is concerned, most have between 10 and 20 years of work and are inserted, according to Huberman (2000), in the diversification phase, which is one that seeks new experiences in the classroom and consequently are the teachers more motivated in their role. With regard to identity construction, studies show that teachers had contact with ICTs in their childhood and over time the affinity with technology was increasing, leading them to take vocational courses and graduation related to the area. According to the National Law of Guidelines and Bases of National Education (LNDB), it is not necessary for this teacher to have pedagogical training, therefore many of these teachers, even though they did not specifically aim at teaching, were invited to give occasional classes in vocational courses. The challenges encountered by them in the classroom are tangible, the pedagogical practice, the speed in accompanying the changes of the TICs and the process of certification. However, the environment said to be quiet and pleasant in the classroom led them to opt for teaching leaving their old tasks, dedicating themselves to teaching with a focus on "doing", aimed at empowering the student to the job market.Made available in DSpace on 2022-03-31T23:17:15Z (GMT). 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