Identidade e desenvolvimento profissional docente no ensino superior tecnológico do IFRN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Nadja Maria de Lima
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, Ana Maria Costa e
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/66316
Resumo: A investigação objetiva compreender relações entre identidade e desenvolvimento profissional de professores da educação superior tecnológica, visando qualidade social nos processos de ensino e aprendizagem, inserindo-se no paradigma qualitativo de natureza compreensiva e construtivista e focando em um estudo no Curso Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios (CSTCE) do IFRN. Abrange, sócio-historicamente, a política dos Cursos Superiores de Tecnologia, contextos curriculares do CSTCE, reflexões sobre identidade docente, currículo, saberes e formação docente fundamentados em abordagens críticas. Os contributos envolvem sistematizações identitárias perspectivadas em atuação crítico-reflexiva de fortalecimento da profissionalidade e do desenvolvimento profissional docente.
id RCAP_abaa9c38a4e440c60e97488cd4237847
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/66316
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Identidade e desenvolvimento profissional docente no ensino superior tecnológico do IFRNIdentidade docenteProfissionalidadeDesenvolvimento profissional docenteA investigação objetiva compreender relações entre identidade e desenvolvimento profissional de professores da educação superior tecnológica, visando qualidade social nos processos de ensino e aprendizagem, inserindo-se no paradigma qualitativo de natureza compreensiva e construtivista e focando em um estudo no Curso Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios (CSTCE) do IFRN. Abrange, sócio-historicamente, a política dos Cursos Superiores de Tecnologia, contextos curriculares do CSTCE, reflexões sobre identidade docente, currículo, saberes e formação docente fundamentados em abordagens críticas. Os contributos envolvem sistematizações identitárias perspectivadas em atuação crítico-reflexiva de fortalecimento da profissionalidade e do desenvolvimento profissional docente.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)Silva, Bento Duarte daChagas, Kadydja Karla NascimentoMendonça, Sílvia Regina PereiraUniversidade do MinhoCosta, Nadja Maria de LimaSilva, Ana Maria Costa e2019-122019-12-01T00:00:00Zbook partinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/66316porCosta, N. M. L. & Silva, A. M. C. (2019). Identidade e desenvolvimento profissional docente no ensino superior tecnológico do IFRN. In B. Silva, K. K. Chagas & R. Mendonça (Orgs.), Pós-graduação e internacionalização: a experiência do IFRN com a Universidade do Minho/Portugal no doutoramento em Ciências da Educação (pp. 185-208). Natal: IFRN.978-85-54885-25-0978-85-54885-26-7info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T05:55:36Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/66316Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T05:55:36Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Identidade e desenvolvimento profissional docente no ensino superior tecnológico do IFRN
title Identidade e desenvolvimento profissional docente no ensino superior tecnológico do IFRN
spellingShingle Identidade e desenvolvimento profissional docente no ensino superior tecnológico do IFRN
Costa, Nadja Maria de Lima
Identidade docente
Profissionalidade
Desenvolvimento profissional docente
title_short Identidade e desenvolvimento profissional docente no ensino superior tecnológico do IFRN
title_full Identidade e desenvolvimento profissional docente no ensino superior tecnológico do IFRN
title_fullStr Identidade e desenvolvimento profissional docente no ensino superior tecnológico do IFRN
title_full_unstemmed Identidade e desenvolvimento profissional docente no ensino superior tecnológico do IFRN
title_sort Identidade e desenvolvimento profissional docente no ensino superior tecnológico do IFRN
author Costa, Nadja Maria de Lima
author_facet Costa, Nadja Maria de Lima
Silva, Ana Maria Costa e
author_role author
author2 Silva, Ana Maria Costa e
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Bento Duarte da
Chagas, Kadydja Karla Nascimento
Mendonça, Sílvia Regina Pereira
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Nadja Maria de Lima
Silva, Ana Maria Costa e
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade docente
Profissionalidade
Desenvolvimento profissional docente
topic Identidade docente
Profissionalidade
Desenvolvimento profissional docente
description A investigação objetiva compreender relações entre identidade e desenvolvimento profissional de professores da educação superior tecnológica, visando qualidade social nos processos de ensino e aprendizagem, inserindo-se no paradigma qualitativo de natureza compreensiva e construtivista e focando em um estudo no Curso Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios (CSTCE) do IFRN. Abrange, sócio-historicamente, a política dos Cursos Superiores de Tecnologia, contextos curriculares do CSTCE, reflexões sobre identidade docente, currículo, saberes e formação docente fundamentados em abordagens críticas. Os contributos envolvem sistematizações identitárias perspectivadas em atuação crítico-reflexiva de fortalecimento da profissionalidade e do desenvolvimento profissional docente.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12
2019-12-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv book part
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/66316
url http://hdl.handle.net/1822/66316
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Costa, N. M. L. & Silva, A. M. C. (2019). Identidade e desenvolvimento profissional docente no ensino superior tecnológico do IFRN. In B. Silva, K. K. Chagas & R. Mendonça (Orgs.), Pós-graduação e internacionalização: a experiência do IFRN com a Universidade do Minho/Portugal no doutoramento em Ciências da Educação (pp. 185-208). Natal: IFRN.
978-85-54885-25-0
978-85-54885-26-7
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817544788554022912