Identidade e desenvolvimento profissional docente no ensino superior tecnológico do IFRN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/66316 |
Resumo: | A investigação objetiva compreender relações entre identidade e desenvolvimento profissional de professores da educação superior tecnológica, visando qualidade social nos processos de ensino e aprendizagem, inserindo-se no paradigma qualitativo de natureza compreensiva e construtivista e focando em um estudo no Curso Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios (CSTCE) do IFRN. Abrange, sócio-historicamente, a política dos Cursos Superiores de Tecnologia, contextos curriculares do CSTCE, reflexões sobre identidade docente, currículo, saberes e formação docente fundamentados em abordagens críticas. Os contributos envolvem sistematizações identitárias perspectivadas em atuação crítico-reflexiva de fortalecimento da profissionalidade e do desenvolvimento profissional docente. |
id |
RCAP_abaa9c38a4e440c60e97488cd4237847 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/66316 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Identidade e desenvolvimento profissional docente no ensino superior tecnológico do IFRNIdentidade docenteProfissionalidadeDesenvolvimento profissional docenteA investigação objetiva compreender relações entre identidade e desenvolvimento profissional de professores da educação superior tecnológica, visando qualidade social nos processos de ensino e aprendizagem, inserindo-se no paradigma qualitativo de natureza compreensiva e construtivista e focando em um estudo no Curso Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios (CSTCE) do IFRN. Abrange, sócio-historicamente, a política dos Cursos Superiores de Tecnologia, contextos curriculares do CSTCE, reflexões sobre identidade docente, currículo, saberes e formação docente fundamentados em abordagens críticas. Os contributos envolvem sistematizações identitárias perspectivadas em atuação crítico-reflexiva de fortalecimento da profissionalidade e do desenvolvimento profissional docente.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)Silva, Bento Duarte daChagas, Kadydja Karla NascimentoMendonça, Sílvia Regina PereiraUniversidade do MinhoCosta, Nadja Maria de LimaSilva, Ana Maria Costa e2019-122019-12-01T00:00:00Zbook partinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/66316porCosta, N. M. L. & Silva, A. M. C. (2019). Identidade e desenvolvimento profissional docente no ensino superior tecnológico do IFRN. In B. Silva, K. K. Chagas & R. Mendonça (Orgs.), Pós-graduação e internacionalização: a experiência do IFRN com a Universidade do Minho/Portugal no doutoramento em Ciências da Educação (pp. 185-208). Natal: IFRN.978-85-54885-25-0978-85-54885-26-7info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T05:55:36Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/66316Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T05:55:36Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Identidade e desenvolvimento profissional docente no ensino superior tecnológico do IFRN |
title |
Identidade e desenvolvimento profissional docente no ensino superior tecnológico do IFRN |
spellingShingle |
Identidade e desenvolvimento profissional docente no ensino superior tecnológico do IFRN Costa, Nadja Maria de Lima Identidade docente Profissionalidade Desenvolvimento profissional docente |
title_short |
Identidade e desenvolvimento profissional docente no ensino superior tecnológico do IFRN |
title_full |
Identidade e desenvolvimento profissional docente no ensino superior tecnológico do IFRN |
title_fullStr |
Identidade e desenvolvimento profissional docente no ensino superior tecnológico do IFRN |
title_full_unstemmed |
Identidade e desenvolvimento profissional docente no ensino superior tecnológico do IFRN |
title_sort |
Identidade e desenvolvimento profissional docente no ensino superior tecnológico do IFRN |
author |
Costa, Nadja Maria de Lima |
author_facet |
Costa, Nadja Maria de Lima Silva, Ana Maria Costa e |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Ana Maria Costa e |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Bento Duarte da Chagas, Kadydja Karla Nascimento Mendonça, Sílvia Regina Pereira Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Nadja Maria de Lima Silva, Ana Maria Costa e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade docente Profissionalidade Desenvolvimento profissional docente |
topic |
Identidade docente Profissionalidade Desenvolvimento profissional docente |
description |
A investigação objetiva compreender relações entre identidade e desenvolvimento profissional de professores da educação superior tecnológica, visando qualidade social nos processos de ensino e aprendizagem, inserindo-se no paradigma qualitativo de natureza compreensiva e construtivista e focando em um estudo no Curso Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios (CSTCE) do IFRN. Abrange, sócio-historicamente, a política dos Cursos Superiores de Tecnologia, contextos curriculares do CSTCE, reflexões sobre identidade docente, currículo, saberes e formação docente fundamentados em abordagens críticas. Os contributos envolvem sistematizações identitárias perspectivadas em atuação crítico-reflexiva de fortalecimento da profissionalidade e do desenvolvimento profissional docente. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12 2019-12-01T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
book part |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/66316 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/66316 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Costa, N. M. L. & Silva, A. M. C. (2019). Identidade e desenvolvimento profissional docente no ensino superior tecnológico do IFRN. In B. Silva, K. K. Chagas & R. Mendonça (Orgs.), Pós-graduação e internacionalização: a experiência do IFRN com a Universidade do Minho/Portugal no doutoramento em Ciências da Educação (pp. 185-208). Natal: IFRN. 978-85-54885-25-0 978-85-54885-26-7 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817544788554022912 |