Disciplina pedagógica como ferramenta para a formação específica (leitura e produção textual) do professor de língua materna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Herciliza Maria Celso de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/760
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Eveline Mattos Tápias Oliveira
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spelling Castro, Herciliza Maria Celso deGurpilhares, Marlene Silva SardinhaRenda, Vera Lúcia Batalha de Siqueira, 1951-Costa, Vera Maria Almeida Rodrigues daUyeno, Elzira YokoUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaTápias-Oliveira, Eveline Mattos2024-03-20T12:55:49Z2024-03-20T12:55:49Z2008http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/760Orientação: Profa. Dra. Eveline Mattos Tápias OliveiraDissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Departamento de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2008.Resumo: Este trabalho tem por objetivo avaliar o impacto da disciplina pedagógica como ferramenta para a formação específica, no caso, leitura e produção textual do futuro professor de língua materna enquanto em formação. Exercemos a função docente em uma universidade particular de Belém (PA), ministrando disciplinas da área pedagógica em cursos de formação de professores nas diversas licenciaturas e vimos percebendo a dificuldade dos alunos em ler com entendimento os textos acadêmico-científicos trabalhados na disciplina. Esse problema não é restrito aos acadêmicos em formação, como também, está presente nos demais níveis e nas modalidades de ensino da Educação Básica e Superior, como nos relata a mídia, ao falar do desempenho de alunos em diversos exames nacionais como o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) e o "Programme for International Student Assessment" (PISA), entre outros. O estudo foi realizado com alunos universitários que cursam o terceiro semestre do Curso de Língua Portuguesa de uma universidade particular do Pará, através de suas anotações em diários de aprendizagem, no decorrer das aulas da Gestão da Sala de Aula. Ancoramos a pesquisa no diálogo com alguns autores que abordam a temática sobre leitura, produção textual, letramento e uso do diário, como instrumento para o autoconhecimento e, também, nos pressupostos teóricos na construção do conhecimento dentro da perspectiva sócio-interscionista e discursiva. Apoiamo-nos também no conceito de reflexão crítica e no uso do diário como instrumento de pesquisa. A metodologia adotada na pesquisa foi do tipo qualitativa, de natureza etnográfica e de cunho interpretativista. Dessa maneira, os diários de aprendizagem foram instrumentos metodológicos bastante coerentes na formação dos futuros professores, pois foram eles, os grandes responsáveis pelo estudo em sala de aula, ou seja, o meu corpus de pesquisa. Analisamos as marcas linguísticas reveladoras da construção identitária dos alunos, isto é, como os alunos relatam em seus diários o modo de apreensão da disciplina para sua formação profissional. Os resultados obtidos, por meio das análises dos enunciados elaborados pelos sujeitos em seus diários, evidenciam a mudança de crença dos alunos, a valoração, a assertividade, a transitividade, o jogo passado presente e futuro e, a interação dos alunos, por meio da realização das multiplicidades de vozes que apareceram no debate. A construção de novos saberes deu-se através de atividades individual e coletiva, levando os alunos a se apropriarem de novas descobertas, estimulando-os a pesquisar mais. Os alunos vivenciaram novas experiências e perceberam a importância do letramento, da leitura e produção de escrita, como uma grande contribuição positiva para o desenvolvimento e fortalecimento de identificação profissional atual e futura. Os diários serviram como uma ponte que conseguiu unir as teorias com as respectivas práticas pedagógicas, desenvolvidas no contexto do ensino da leitura e da produção escrita, foco do trabalho do futuro professor.Abstract: This study aims to assess the impact of educational discipline as a tool for specific training, particularly, reading and textual production, for the future professor of mother tongue while in training. We exercise the teacher function in a private university in Belém (PA), ministering disciplines in the educational area for training courses of teachers in different degrees, and we realized the student's difficulty to read and understand the academic and scientific texts from the discipline. This problem is not restricted to academics in training, but also, is present in other forms of education, basic and higher, as reported by many students' performance national examinations as the National High School Examination (ENEM) and the "Programme for International Student Assessment (PISA), among others. The study was conducted with university students who study the third semester of Portuguese Language Course, in a private university in the state of Pará, through your personal notes in learning diaries, during the lessons of Classroom Management. The research was based in some authors that address the topics; reading, textual production, literacy and the daily use as a tool for self-knowledge and also in theoretical assumptions in the construction of knowledge within the socio-interactionist perspective and discursive. We also support the concept of critical thinking and the use of the learning diaries as a search tool. The methodology adopted in the research was qualitative, with ethnographic nature and based on interpretation. Therefore, the learning diaries were used as methodological tools of learning were fairly consistent in the training of future teachers because they were largely responsible for the study in the classroom, our object of research. We analyzed the revealing linguistic marks from the pupil’s identity construction that is, as the students reported in their learning diaries how to contain the discipline to their professional formation. The results obtained by the analysis of texts in the students diaries, highlight the change of belief, valuation, assertiveness, transitivity, the game past present and future, the interaction of students through the implementation of multiplicities of voices that appeared during the discussion. The construction of new knowledge happened through individual and collective activities, leading students to take ownership of new discoveries, encouraging them to research more. Students had new experiences and realized the importance of literacy, reading, writing production, as a great positive contribution to the development and strengthening of current and future professional identification. The diaries served as a bridge to unite the theories with their teaching practices, developed for teaching of reading and writing production, the focus of future work of these teachers.Made available in DSpace on 2024-03-20T12:55:49Z (GMT). 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