Competência leitora de alunos do 9º ano : uma pesquisa-ação com base em habilidades de leitura dos gêneros discursivos charge e reportagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dutra, Angelita de Lima e Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5462
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Maria Aparecida Lopes-Rossi
id UNITAU_27e6b7bf9d4bafac25f56b137974bac4
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5462
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Dutra, Angelita de Lima e SilvaPaula, Orlando deCaldas, Alba Helena FernandesUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaLopes-Rossi, Maria Aparecida Garcia, 1961-2022-03-21T17:47:13Z2022-03-21T17:47:13Z2016http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5462Orientação: Profa. Dra. Maria Aparecida Lopes-RossiDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2015.RESUMO: O tema delimitado desta dissertação é o desenvolvimento de habilidades de leitura em alunos do Ensino Fundamental de uma escola municipal da cidade de Aparecida-SP. As habilidades de leitura foram mobilizadas na compreensão dos gêneros discursivos charge e reportagem. A pesquisa tem como objetivo trabalhar com propostas didático-pedagógicas para o desenvolvimento de habilidades de leitura dos gêneros discursivos charge e reportagem, em duas salas de 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Municipal de Ensino da cidade de Aparecida-SP, envolvendo um total de 56 alunos, com base na proposta de leitura do Projeto Observatório/UNITAU. A pergunta que norteia esta pesquisa é: É possível contribuir para o desenvolvimento de habilidades de leitura dos gêneros discursivos charge e reportagem, a partir de um trabalho com sequências didáticas do Projeto Observatório/UNITAU, com os alunos de 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Municipal de Ensino da cidade de Aparecida-SP? Vários problemas motivaram a pesquisa, como o baixo índice do IDEB da escola, o desinteresse dos alunos pela leitura de textos da mídia impressa e o interesse meu e da escola em desenvolver ações para ampliar a competência leitura dos alunos. A pesquisa fundamenta-se nos conceitos de habilidades e competências da Prova Brasil e de outros autores, no conceito bakhtiniano de gêneros discursivos, na abordagem sociocognitiva de leitura, no desenvolvimento de habilidades leitura de gêneros discursivos, por meio de sequências didáticas, produzidas pelo Projeto Observatório/UNITAU. Metodologicamente, esta pesquisa-ação desenvolvida no período de março a outubro. Os resultados mostram que os alunos melhoraram suas habilidades de leitura dos gêneros discursivos charge e reportagem, e demonstraram mais habilidades de se posicionar criticamente com relação a temas atuais, a partir da leitura das charges. Foi possível concluir que a proposta de trabalho utilizada nesta pesquisa pode gerar interesse dos alunos pela leitura e pelas atividades, além de avanços mensuráveis. Esse tipo de trabalho com leitura, portanto, deve ser realizado ao longo de toda a escolaridade, com gêneros discursivos diversos.ABSTRACT: This dissertation aims to present and expound upon the development of reading skills in 56 ninth-graders, from two different classes in an elementary school in Aparecida, São Paulo. The study, having as its basis the reading proposal from Projeto Observatório/UNITAU, focused on the discursive genres of political cartoons, and news reports. This investigation sought to answer the following guiding question: Would it be possible to expand these ninth-grade students' reading skills by amplifying their understanding of the discursive genres of political cartoons, and news reports through the implementation of didactic sequences from Projeto Observatório/UNITAU? Several issues culminated in this research. The school's low IDEB scores, the students' apathy towards reading texts from the print media, and my desire to help to develop and increase students' reading skills were all leading factors. Furthermore, content knowledge skill areas assessed by Prova Brasil, concepts of discursive genres (Bakhtin) employed in sociocognitive reading, and the learning gains made by the students in this study served as the foundations for this research. This action research took place from March to October. The results show that students were better able to read and understand political cartoons and news reports. They also displayed the ability to read current events critically by analyzing political cartoons. Thus, this research shows that action research such as this can have a significant and measurable impact on the development of reading skills, and should be implemented throughout the grades, using various discursive genres.Made available in DSpace on 2022-03-21T17:47:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao MLA Angelita de Lima e Silva Dutra.pdf: 6609372 bytes, checksum: 0353cc94f1bfcfddc6362bd3a1551454 (MD5) Previous issue date: 20161 recurso online (143 f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéUNITAUBrasilRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Gêneros discursivosChargesSequência didáticaHabilidades de leituraReportagemCompetência leitora de alunos do 9º ano : uma pesquisa-ação com base em habilidades de leitura dos gêneros discursivos charge e reportageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALDissertacao MLA Angelita de Lima e Silva Dutra.pdfapplication/pdf6609372http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5462/1/Dissertacao%20MLA%20Angelita%20de%20Lima%20e%20Silva%20Dutra.pdf0353cc94f1bfcfddc6362bd3a1551454MD5120.500.11874/54622022-05-19 15:26:18.227oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5462Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2022-05-19T18:26:18Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Competência leitora de alunos do 9º ano : uma pesquisa-ação com base em habilidades de leitura dos gêneros discursivos charge e reportagem
title Competência leitora de alunos do 9º ano : uma pesquisa-ação com base em habilidades de leitura dos gêneros discursivos charge e reportagem
spellingShingle Competência leitora de alunos do 9º ano : uma pesquisa-ação com base em habilidades de leitura dos gêneros discursivos charge e reportagem
Dutra, Angelita de Lima e Silva
Gêneros discursivos
Charges
Sequência didática
Habilidades de leitura
Reportagem
title_short Competência leitora de alunos do 9º ano : uma pesquisa-ação com base em habilidades de leitura dos gêneros discursivos charge e reportagem
title_full Competência leitora de alunos do 9º ano : uma pesquisa-ação com base em habilidades de leitura dos gêneros discursivos charge e reportagem
title_fullStr Competência leitora de alunos do 9º ano : uma pesquisa-ação com base em habilidades de leitura dos gêneros discursivos charge e reportagem
title_full_unstemmed Competência leitora de alunos do 9º ano : uma pesquisa-ação com base em habilidades de leitura dos gêneros discursivos charge e reportagem
title_sort Competência leitora de alunos do 9º ano : uma pesquisa-ação com base em habilidades de leitura dos gêneros discursivos charge e reportagem
author Dutra, Angelita de Lima e Silva
author_facet Dutra, Angelita de Lima e Silva
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Paula, Orlando de
Caldas, Alba Helena Fernandes
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Dutra, Angelita de Lima e Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lopes-Rossi, Maria Aparecida Garcia, 1961-
contributor_str_mv Lopes-Rossi, Maria Aparecida Garcia, 1961-
dc.subject.por.fl_str_mv Gêneros discursivos
Charges
Sequência didática
Habilidades de leitura
Reportagem
topic Gêneros discursivos
Charges
Sequência didática
Habilidades de leitura
Reportagem
description Orientação: Profa. Dra. Maria Aparecida Lopes-Rossi
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-21T17:47:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-21T17:47:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5462
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5462
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (143 f.) : il. digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5462/1/Dissertacao%20MLA%20Angelita%20de%20Lima%20e%20Silva%20Dutra.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0353cc94f1bfcfddc6362bd3a1551454
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844393267691520