Leitura de reportagem : subsídios para atividades no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ângela Maria
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3332
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Maria Aparecida Garcia Lopes Rossi
id UNITAU_9c47b132e26398821e1894ae55a2499b
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/3332
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Pereira, Ângela MariaAlvarez, Sonia MariaSilva, Robson Bastos da, 1959-Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaLopes-Rossi, Maria Aparecida Garcia, 1961-2023-12-19T13:09:49Z2023-12-19T13:09:49Z2010http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3332Orientação: Profa. Dra. Maria Aparecida Garcia Lopes RossiDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2010.Resumo: Esta pesquisa aborda a leitura de reportagem como instrumento que contribui para a formação de um leitor de um leitor proficiente. A necessidade de investigar tal assunto surgiu da construção tanto da dificuldade que os alunos demonstram ao realizarem atividades de leitura de textos diversos quanto da carência de material didático que indique procedimentos adequados à realização de tais atividades, de acordo com as atuais concepções de linguagem de ensino adotadas pelos documentos oficiais. Especificamente consideramos as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN - e da Proposta Curricular de Língua Portuguesa do Estado de Minas Gerais - CBC -, que recomendam o trabalho com textos de circulação real, das várias áreas de atuação humana, dentre os quais selecionamos a reportagem. Posto isso, firma-se como objetivo geral desta pesquisa corroborar com estudos da Lingüística Aplicada que visem ao estabelecimento de procedimentos pertinentes à prática de leitura de reportagem em sala de aula, contribuindo, assim, para a proficiência em leitura dos alunos, sendo objetivos específicos deste trabalho: 1) analisar um corpus de cinco reportagens veiculadas em revistas e jornais para identificar os elementos e as informações das reportagens que podem ser exploradas para uma leitura proficiente em salas de aulas do 8° e 9° anos do ensino fundamental; 2) exemplificar a aplicação de procedimentos de leitura do gênero discursivo reportagem, utilizando esse corpus. Os fundamentos teóricos da pesquisa consideram os conceitos bakhtinianos de linguagem e de gênero discursivo, a concepção sociocognitiva (sociointerativa) de leitura, a proposta de ensino a partir de sequências didáticas e informações sobre reportagem advindas de estudos da área de Comunicação Social. Os resultados da pesquisa mostram que a exploração, à luz do referencial teórico supracitado, de aspectos sociocomunicativos e de elementos verbais e não-verbais do gênero discursivo reportagem oferece subsídios a um trabalho em sala de aula que seja baseado em procedimentos de leitura e que vise a formar leitores proficientes.Abstract: This research deals with news reading as a tool that contributes to the formation of proficient readers. The need to investigate this issue arose from the observation of not only of the difficulties shown by students while performing reading activities involving different types of texts but also of the lack of materials which contain the proper procedures to perform such activities in accordance with the current conceptions of language and teaching adopted by official documents. We specifically considered the instructions on the Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN - and Proposta Curricular de Língua Portuguesa do Estado de Minas Gerais - CBC - , both recommending the work with texts in real circulation, from various human action areas, among which we chose working with news. The aim of this research is to contribute to the Applied Linguistics studies aiming at establishing procedures concerning the reading of news in class, leading to students' proficiency in reading. The specific objectives of this work are: 1) to analyze a corpus composed of five pieces of news published in magazines and newspapers to identify their elements and information that can be explored in proficient reading in the 8 th and 9 th grades; 2) to exemplify the application of the procedures for reading this discursive genre, using the corpus. The theoretical basis for this research are the bakthinian concepts of language and discursive genre, the sociocognitive (sociointeractive) conception of reading, teaching based on didactic sequences and information about news reporting from the Social Communication area. The results show that the exploration, in the light of the theoretical reference above, of sociocommunicative aspects and verbal and non-verbal elements of this discursive genre offer subsidies for classroom work based on reading procedures which aim at fostering proficient readers.Made available in DSpace on 2023-12-19T13:09:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Angela Maria Pereira.pdf: 5301655 bytes, checksum: 6486b3d1f8b3671e97cc204b7b1f7e68 (MD5) Previous issue date: 20101 recurso online (117 f.) : digital, arquivo PDF.application/pdfRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Domínio Públicoreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAULeituraReportagemSequência didáticaEnsino fundamentalAtividadesLeitura de reportagem : subsídios para atividades no ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporORIGINALAngela Maria Pereira.pdfapplication/pdf5301655http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/3332/1/Angela%20Maria%20Pereira.pdf6486b3d1f8b3671e97cc204b7b1f7e68MD5120.500.11874/33322023-12-19 11:09:50.026oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/3332Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2023-12-19T13:09:50Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Leitura de reportagem : subsídios para atividades no ensino fundamental
title Leitura de reportagem : subsídios para atividades no ensino fundamental
spellingShingle Leitura de reportagem : subsídios para atividades no ensino fundamental
Pereira, Ângela Maria
Leitura
Reportagem
Sequência didática
Ensino fundamental
Atividades
title_short Leitura de reportagem : subsídios para atividades no ensino fundamental
title_full Leitura de reportagem : subsídios para atividades no ensino fundamental
title_fullStr Leitura de reportagem : subsídios para atividades no ensino fundamental
title_full_unstemmed Leitura de reportagem : subsídios para atividades no ensino fundamental
title_sort Leitura de reportagem : subsídios para atividades no ensino fundamental
author Pereira, Ângela Maria
author_facet Pereira, Ângela Maria
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Alvarez, Sonia Maria
Silva, Robson Bastos da, 1959-
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ângela Maria
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lopes-Rossi, Maria Aparecida Garcia, 1961-
contributor_str_mv Lopes-Rossi, Maria Aparecida Garcia, 1961-
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Reportagem
Sequência didática
Ensino fundamental
Atividades
topic Leitura
Reportagem
Sequência didática
Ensino fundamental
Atividades
description Orientação: Profa. Dra. Maria Aparecida Garcia Lopes Rossi
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-19T13:09:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-19T13:09:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3332
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3332
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (117 f.) : digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.source.pt_BR.fl_str_mv Domínio Público
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/3332/1/Angela%20Maria%20Pereira.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6486b3d1f8b3671e97cc204b7b1f7e68
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844396907298816