A leitura de contos no ciclo II do Ensino Fundamental : a vivência dos adolescentes em diálogo com a literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Rita de Cássia Simões Pecego dos
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3394
Resumo: Orientação: Profª Dra. Vera Lúcia Batalha de Siqueira Renda.
id UNITAU_2a92ce24fda6fae7f33c76c0fce6c422
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/3394
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Santos, Rita de Cássia Simões Pecego dosLopes-Rossi, Maria A. G. (Aparecida Garcia)Costa, Vera Maria Almeida Rodrigues daUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaRenda, Vera Lúcia Batalha de Siqueira2019-09-20T16:55:19Z2019-09-20T16:55:19Z2009http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3394Orientação: Profª Dra. Vera Lúcia Batalha de Siqueira Renda.Dissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2009.Resumo: A recente constatação de algumas avaliações nacionais e internacionais, de que um considerável número de alunos brasileiros apresenta problemas de interação com os diversos textos aos quais têm acesso, mostra que é urgente um trabalho voltado para a proficiência em leitura. Nesse mesmo contexto, evidencia-se a figura do professor de Língua Materna, que dentro da atual situação da rede pública de ensino, se depara com uma grande maioria de alunos cujo contato com a literatura ocorre apenas dentro do ambiente escolar. Diante dessa problemática e tendo por base a perspectiva sociointeracionista da Linguística Aplicada, considerei pertinente o desenvolvimento de uma pesquisa-ação voltada para a leitura de contos infanto-juvenis contemporâneos da literatura brasileira durante as aulas de Língua Materna, com o propósito de promover, por meio do pressuposto vygostskyano da mediação e do postulado bakhtiniano da dialogia, a formação intelectual do aluno ligada diretamente à vida em sociedade, valorizando a arte - no caso, a literatura - a qual se configura como um importante fenômeno da linguagem vinculado aos contextos social, histórico e cultural da humanidade. Nessa pesquisa-ação a metodologia utilizada por mim, enquanto professora de Língua Portuguesa de uma 6ª série da rede pública de ensino (ciclo II da Educação Fundamental), foi desenvolvida a partir de um projeto de leitura baseado em contos literários contemporâneos, cujos temas demonstravam relação com algumas vivências diárias dos adolescentes. Esse trabalho foi empreendido ao final do 4º bimestre do ano letivo de 2007, sendo que coube a mim, enquanto professora-pesquisadora, registrar as considerações sobre as aulas em um diário individual e, os educandos, ao final do trabalho com cada um dos contos, elaboraram respostas individuais para questões sobre a importância do tema abordado na vida dos adolescentes e sobre o valor do texto literário que busca, enquanto arte, estabelecer um diálogo com os leitores mais jovens por meio de situações que, na realidade, permeiam suas vidas. Além disso, foi também proposta a elaboração de uma ilustração para cada conto, a fim de trabalhar a sensibilidade do sujeito-leitor. Os resultados dessa pesquisa confirmaram que, mesmo diante de situações tão adversas em seu ambiente de trabalho, o professor é um profissional que, atuando como mediador, consegue instigar cada educando a estabelecer um diálogo significativo entre sua vida e a literatura, construindo, assim, sua identidade para a vida social.Abstract: Recent evidence from some national and international evaluations that a considerable number of Brazilian students has issues to interact with the several texts to which they have access shows that a work addressing the reading proficiency is urgent. At this same context, the role of the native language teacher is evidenced and, within the current situation of the public teaching network, this teacher is facing many students having the sole contact with literature within the school environment. With this problematics and based on the social-interacionist view of Applied Linguistic, I developeda research-action addressing the reading of contemporary infantile-juvenile tales of Brazilian Literature during the native language classes, with the purpose to support, through of the vygotskyan purpose of mediation and the bakhtinian postulate of dialogy, intellectual formation of the student, which could be linked directly to the life in society and valuing the arts -in the case, the literature -which is evidenced as an import phenomenon of language linked to the social, history, and cultural context of humanity. At this research-action, the methodology used for me, while Portuguese teacher of the students from the 6th grade in public teaching network (cycle II in Elementary School), was develop a reading projectbased on contemporary literature tales of which the theme would be related with the daily life of the teenagers. This work was undertaken late in the 4 th bimester of 2007 school year and my role, while teacher-investigator was to record myconsiderations about the classes in an individual journal and the students wrote individual answers at the end of each tale work for the questions about the importance of the theme approached on the life of the teenagers and on the value of the literary text that has the intention, as an art, to establish a dialogue with younger readers using situations that are involved in their real lives. In addition, developing an illustration to each tale was also proposed so that to work the subject-reader sensitivity. Partial results of this research confirm that, even with these so adverse situations in their work environment, the native language teacher in the public school is a professional who, acting as a mediator, can instigate each student to establish a significant dialogue between his/her life and the literature, building his/her identity to the social life.Made available in DSpace on 2019-09-20T16:55:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rita de Cassia Simoes Pecego dos Santos.pdf: 12825596 bytes, checksum: 9a4128563f3c9dbbf2f18559bc6f10b7 (MD5) Previous issue date: 20091 recurso online (197 f.) : digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéPrograma de Pós-graduação em Linguística AplicadaUNITAUBrasilDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço SocialRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessDomínio Públicoreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAULinguagemLeituraLiteraturaContosFormação do leitorEnsino fundamentalA leitura de contos no ciclo II do Ensino Fundamental : a vivência dos adolescentes em diálogo com a literaturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporORIGINALRita de Cassia Simoes Pecego dos Santos.pdfapplication/pdf12825596http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/3394/1/Rita%20de%20Cassia%20Simoes%20Pecego%20dos%20Santos.pdf9a4128563f3c9dbbf2f18559bc6f10b7MD5120.500.11874/33942019-11-21 22:36:13.753oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/3394Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2019-11-22T00:36:13Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A leitura de contos no ciclo II do Ensino Fundamental : a vivência dos adolescentes em diálogo com a literatura
title A leitura de contos no ciclo II do Ensino Fundamental : a vivência dos adolescentes em diálogo com a literatura
spellingShingle A leitura de contos no ciclo II do Ensino Fundamental : a vivência dos adolescentes em diálogo com a literatura
Santos, Rita de Cássia Simões Pecego dos
Linguagem
Leitura
Literatura
Contos
Formação do leitor
Ensino fundamental
title_short A leitura de contos no ciclo II do Ensino Fundamental : a vivência dos adolescentes em diálogo com a literatura
title_full A leitura de contos no ciclo II do Ensino Fundamental : a vivência dos adolescentes em diálogo com a literatura
title_fullStr A leitura de contos no ciclo II do Ensino Fundamental : a vivência dos adolescentes em diálogo com a literatura
title_full_unstemmed A leitura de contos no ciclo II do Ensino Fundamental : a vivência dos adolescentes em diálogo com a literatura
title_sort A leitura de contos no ciclo II do Ensino Fundamental : a vivência dos adolescentes em diálogo com a literatura
author Santos, Rita de Cássia Simões Pecego dos
author_facet Santos, Rita de Cássia Simões Pecego dos
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Lopes-Rossi, Maria A. G. (Aparecida Garcia)
Costa, Vera Maria Almeida Rodrigues da
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Rita de Cássia Simões Pecego dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Renda, Vera Lúcia Batalha de Siqueira
contributor_str_mv Renda, Vera Lúcia Batalha de Siqueira
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem
Leitura
Literatura
Contos
Formação do leitor
Ensino fundamental
topic Linguagem
Leitura
Literatura
Contos
Formação do leitor
Ensino fundamental
description Orientação: Profª Dra. Vera Lúcia Batalha de Siqueira Renda.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-20T16:55:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-09-20T16:55:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3394
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3394
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (197 f.) : digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.pt_BR.fl_str_mv Domínio Público
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/3394/1/Rita%20de%20Cassia%20Simoes%20Pecego%20dos%20Santos.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9a4128563f3c9dbbf2f18559bc6f10b7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844391556415488