O dia em que a escola mudou de lugar : um novo capítulo nos desafios dos formadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Regina Maria de, 1967-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6883
Resumo: Orientação: Profa. Dra Ana Maria Gimenes Correa Calil
id UNITAU_39575dee1e7a028d811ad293d9ea45dc
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/6883
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Castro, Regina Maria de, 1967-Cunha, Virgínia Mara Próspero da, 1966-Rocha, Simone Albuquerque daUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em EducaçãoCalil, Ana Maria Gimenes Corrêa, 1969-2024-02-28T22:05:06Z2024-02-28T22:05:06Z2023http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6883Orientação: Profa. Dra Ana Maria Gimenes Correa CalilDissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2023.Resumo: A problemática: "Como se deu o processo de formação, na instituição profissionalizante de ensino, "CANES", numa determinada unidade do Vale do Paraíba-SP, nos tempos de pandemia" se insere, no contexto do processo de formação, tendo como formador o docente. Teve como objetivo geral analisar de que maneira a formação continuada atendeu às necessidades formativas do formador em tempos de pandemia e cujos objetivos específicos foram: identificar as necessidades formativas dos docentes; identificar a formação inicial dos formadores docentes; identificar os impactos causados pela pandemia no processo de aprendizagem dos alunos; verificar as possíveis diferenças entre o ambiente presencial e o virtual; analisar o processo de formação da instituição a partir de documentos orientadores; elaborar o roteiro para Desenvolvimento de Plano de Formação a partir dos apontamentos da pesquisa. Engaja-se, na área de concentração das análises e das pesquisas desenvolvidas, no grupo de Pesquisa intitulado Educação: desenvolvimento profissional, diversidade e metodologias. A pesquisa está vinculada à linha de pesquisa Formação Docente e Desenvolvimento Profissional do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté, junto ao Projeto de pesquisa Processos e práticas de formação, cujo objetivo é estudar os processos de formação docente para a Educação Básica, políticas de formação continuada, na perspectiva do desenvolvimento profissional. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada por meio de análise documental e de aplicação de questionário. Os autores que subsidiaram este estudo com apontamentos teóricos, foram Imbernón (2010, 2011), Vaillant (2001, 2003), Marcelo (1992, 2009), Placco (2001, 2003, 2013), Gatti (2020), Nóvoa (2020), Nóvoa e Alvim (2022), Oliveira (2020), Morales (2020), dentre outros. Conforme o andamento da investigação, outros autores foram consultados e incluídos para reforçar as bases teóricas. Trata-se de uma população respondente de 43 docentes formadores, sendo que 58,1% referem-se ao sexo feminino e 41,9% ao masculino. Quanto aos resultados e às aprendizagens, o vírus excludente, ao mesmo tempo, reuniu, conectou e mostrou ser possível aprender em diversos ambientes e espaços, em situações adversas, utilizando-se, para isso, de criatividade, de resiliência, articulando as diversas realidades sociais, os aspectos relevantes para se pensar e repensar a necessidade da formação continuada e da própria educação, havendo, portanto, a necessidade de reorganização do processo pedagógico, incluindo alfabetização digital e adequações de ferramentas. A pesquisa mostrou que é preciso se atentar para as questões emocionais que afloraram, no período, e que existe uma grande responsabilidade por parte de quem forma estes docentes em rever suas práticas.Abstract: The problem: "How the training process took place in the professional teaching institution, "CANES", in a certain unit in Vale do Paraíba-SP, in times of pandemic" is inserted in the context of the training process, having the teacher as trainer. It aimed to analyze how continuing education met the training needs of the trainer in times of a pandemic and specific objectives: to identify the training needs of teachers; identify the initial training of teacher trainers; identify impacts caused by the pandemic on the students' learning process; Check possible differences between the face-to-face and virtual environment; analyze the formation process of the institution based on guiding documents; elaborate a script for the Development of a Training Plan based on the research notes. Engages in the area of concentration of analyzes and research developed in the Research group entitled Education: professional development, diversity and methodologies. The research is linked to the research line Teacher Training and Professional Development of the Professional Master's in Education at the University of Taubaté, together with the research project processes and training practices, whose objective is to study teacher training processes for Basic Education, continuing education, from the perspective of professional development. The research, with a qualitative approach, was carried out through document analysis and the application of a questionnaire. The authors who supported this study with theoretical notes were Imbernón (2010, 2011), Vaillant (2001, 2003), Marcelo (1992, 2009), Placco (2001, 2003, 2013), Gatti (2020), Nóvoa (2020) , Nóvoa and Alvim (2022), Oliveira (2020), Morales (2020), among others. As the investigation progressed, other authors were consulted and included to reinforce the theoretical bases. It is a respondent population of 43 teacher trainers, of which 58.1% refer to being female and 41.9% malem. As for the results and learning, the exclusionary virus at the same time brought together, connected and showed that it is possible to learn in different environments and spaces, in adverse situations, using creativity, resilience, articulating the different social realities, relevant aspects to become think and rethink the need for continuing education and education itself. That there is a need to reorganize the pedagogical process, including digital literacy and adaptation of tools. That it is necessary to pay attention to the emotional issues that arose in the period and that there is a great responsibility on the part of those who train these professors in reviewing their practices.Made available in DSpace on 2024-02-28T22:05:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DM Regina Maria de Castro.pdf: 1564436 bytes, checksum: 6eedbbc239b4581fcc9110cb1d2c2419 (MD5) Previous issue date: 20231 recurso online (120 f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Professores - FormaçãoDesenvolvimento profissionalFormação profissionalCOVID-19, Pandemia de, 2020-O dia em que a escola mudou de lugar : um novo capítulo nos desafios dos formadoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALDM Regina Maria de Castro.pdfapplication/pdf1564436http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/6883/1/DM%20Regina%20Maria%20de%20Castro.pdf6eedbbc239b4581fcc9110cb1d2c2419MD5120.500.11874/68832024-02-28 19:05:06.19oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/6883Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2024-02-28T22:05:06Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O dia em que a escola mudou de lugar : um novo capítulo nos desafios dos formadores
title O dia em que a escola mudou de lugar : um novo capítulo nos desafios dos formadores
spellingShingle O dia em que a escola mudou de lugar : um novo capítulo nos desafios dos formadores
Castro, Regina Maria de, 1967-
Professores - Formação
Desenvolvimento profissional
Formação profissional
COVID-19, Pandemia de, 2020-
title_short O dia em que a escola mudou de lugar : um novo capítulo nos desafios dos formadores
title_full O dia em que a escola mudou de lugar : um novo capítulo nos desafios dos formadores
title_fullStr O dia em que a escola mudou de lugar : um novo capítulo nos desafios dos formadores
title_full_unstemmed O dia em que a escola mudou de lugar : um novo capítulo nos desafios dos formadores
title_sort O dia em que a escola mudou de lugar : um novo capítulo nos desafios dos formadores
author Castro, Regina Maria de, 1967-
author_facet Castro, Regina Maria de, 1967-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Cunha, Virgínia Mara Próspero da, 1966-
Rocha, Simone Albuquerque da
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Regina Maria de, 1967-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Calil, Ana Maria Gimenes Corrêa, 1969-
contributor_str_mv Calil, Ana Maria Gimenes Corrêa, 1969-
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Desenvolvimento profissional
Formação profissional
COVID-19, Pandemia de, 2020-
topic Professores - Formação
Desenvolvimento profissional
Formação profissional
COVID-19, Pandemia de, 2020-
description Orientação: Profa. Dra Ana Maria Gimenes Correa Calil
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-28T22:05:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-02-28T22:05:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6883
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6883
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (120 f.) : il. digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/6883/1/DM%20Regina%20Maria%20de%20Castro.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6eedbbc239b4581fcc9110cb1d2c2419
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844397434732544