Diagnóstico de marketing de lugares : o caso de Itajubá-MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Estélio José
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4068
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Monica Franchi Carniello.
id UNITAU_4e6553f7ce20bcca121dfb350279d513
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/4068
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Cardoso, Estélio JoséAraújo, Elvira Aparecida Simões de, 1962-Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em AdministraçãoCarniello, Mônica Franchi, 1972-2021-08-10T16:11:47Z2021-08-10T16:11:47Z2012http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4068Orientação: Profa. Dra. Monica Franchi Carniello.Dissertação (Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional) - do Programa de Pós Graduação em Administração do Departamento de Economia, Contabilidade e Administração, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2012.Resumo: Cada região tende a se fixar no cenário global de forma diferenciada em relação a outra para atrair negócios e investimentos, valendo-se de várias estratégias e potencialidades endógenas, inclusive utilizando do planejamento de marketing para atingir seus consumidores e fortalecendo-se enquanto marca. Essa perspectiva se aplica também em escala local, quando um município trabalha suas marcas distintivas de maneira a se destacar e interagir com os municípios do entorno. Este trabalho tem o objetivo de elaborar um diagnóstico da cidade de Itajubá, situada no estado de Minas Gerais, verificando quais as forças e fraquezas e os fatores de marketing que compõem a construção da imagem do município. Analisar, através de um diagnóstico detalhado, quais as potencialidades da cidade de Itajubá percebidas entre as empresas, moradores e prefeitura é fundamental para o desenvolvimento e planejamento de novas estratégias que possam maximizar o potencial da mesma. A cidade de Itajubá é objeto de estudo devido a sua importância na região sul mineira. A pesquisa se caracteriza como qualitativa e exploratória descritiva. A técnica utilizada para a coleta de dados foi por meio de entrevista com atores sociais de destaque na dinâmica e gestão do município. Verificou-se que o planejamento urbano está voltado para as ações de melhoria na infraestrutura e que a educação é o grande item de atratividade e tendência do município. O diagnóstico elaborado tem a relevância de poder ser utilizado por instituições públicas e privadas para elaboração de ações referentes a planejamento urbano.Abstract: Each region tends to settle in the global market differently from another to attract business investments and making use of various strategies and endogenous potentiality , including the use of marketing planning to reach their consumers and become stronger as a brand. This perspective also applies at the local scale, when a city marks in order to stand out and interact with others cities. This work aims to establish a diagnosis of Itajubá city, located in the state of Minas Gerais, to verify what are the strengths and weaknesses, and marketing strategies that make up the image building of the municipality. Analyze through a detailed diagnosis what are the values which the city is perceived among the businesses, residents and city government is fundamental to the planning and development of new strategies that can maximize the potential of it. The city of Itajubá will be the object of this study because of importance in the southern region of Minas Gerais. The research will be exploratory and descriptive qualitative. The technique used for data collection will be by interview. The diagnosis established can be of importance and used by the private and public sectors for the elaboration of future actions related to urban planning.Made available in DSpace on 2021-08-10T16:11:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Estelio Jose Cardoso (1).pdf: 1155674 bytes, checksum: 12d53450875cca07b57d07ca0a660738 (MD5) Previous issue date: 20121 recurso online (136 f.) : il.application/pdfUniversidade de TaubatéPrograma de Pós-graduação em AdministraçãoUNITAUDepartamento de Gestão e NegóciosRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALDesenvolvimento regionalMarketing de lugaresPlanejamento urbanoDiagnóstico de marketing de lugares : o caso de Itajubá-MGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALEstelio Jose Cardoso (1).pdfapplication/pdf1155674http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/4068/1/Estelio%20Jose%20Cardoso%20%281%29.pdf12d53450875cca07b57d07ca0a660738MD5120.500.11874/40682021-08-23 14:41:18.228oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/4068Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2021-08-23T17:41:18Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Diagnóstico de marketing de lugares : o caso de Itajubá-MG
title Diagnóstico de marketing de lugares : o caso de Itajubá-MG
spellingShingle Diagnóstico de marketing de lugares : o caso de Itajubá-MG
Cardoso, Estélio José
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
Desenvolvimento regional
Marketing de lugares
Planejamento urbano
title_short Diagnóstico de marketing de lugares : o caso de Itajubá-MG
title_full Diagnóstico de marketing de lugares : o caso de Itajubá-MG
title_fullStr Diagnóstico de marketing de lugares : o caso de Itajubá-MG
title_full_unstemmed Diagnóstico de marketing de lugares : o caso de Itajubá-MG
title_sort Diagnóstico de marketing de lugares : o caso de Itajubá-MG
author Cardoso, Estélio José
author_facet Cardoso, Estélio José
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Araújo, Elvira Aparecida Simões de, 1962-
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Administração
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Estélio José
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carniello, Mônica Franchi, 1972-
contributor_str_mv Carniello, Mônica Franchi, 1972-
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
Desenvolvimento regional
Marketing de lugares
Planejamento urbano
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento regional
Marketing de lugares
Planejamento urbano
description Orientação: Profa. Dra. Monica Franchi Carniello.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-10T16:11:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-08-10T16:11:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4068
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4068
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (136 f.) : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Gestão e Negócios
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/4068/1/Estelio%20Jose%20Cardoso%20%281%29.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 12d53450875cca07b57d07ca0a660738
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844392344944640