Diagnóstico de marketing de lugares : o caso de Itajubá-MG
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNITAU |
Texto Completo: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4068 |
Resumo: | Orientação: Profa. Dra. Monica Franchi Carniello. |
id |
UNITAU_4e6553f7ce20bcca121dfb350279d513 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/4068 |
network_acronym_str |
UNITAU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNITAU |
repository_id_str |
|
spelling |
Cardoso, Estélio JoséAraújo, Elvira Aparecida Simões de, 1962-Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em AdministraçãoCarniello, Mônica Franchi, 1972-2021-08-10T16:11:47Z2021-08-10T16:11:47Z2012http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4068Orientação: Profa. Dra. Monica Franchi Carniello.Dissertação (Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional) - do Programa de Pós Graduação em Administração do Departamento de Economia, Contabilidade e Administração, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2012.Resumo: Cada região tende a se fixar no cenário global de forma diferenciada em relação a outra para atrair negócios e investimentos, valendo-se de várias estratégias e potencialidades endógenas, inclusive utilizando do planejamento de marketing para atingir seus consumidores e fortalecendo-se enquanto marca. Essa perspectiva se aplica também em escala local, quando um município trabalha suas marcas distintivas de maneira a se destacar e interagir com os municípios do entorno. Este trabalho tem o objetivo de elaborar um diagnóstico da cidade de Itajubá, situada no estado de Minas Gerais, verificando quais as forças e fraquezas e os fatores de marketing que compõem a construção da imagem do município. Analisar, através de um diagnóstico detalhado, quais as potencialidades da cidade de Itajubá percebidas entre as empresas, moradores e prefeitura é fundamental para o desenvolvimento e planejamento de novas estratégias que possam maximizar o potencial da mesma. A cidade de Itajubá é objeto de estudo devido a sua importância na região sul mineira. A pesquisa se caracteriza como qualitativa e exploratória descritiva. A técnica utilizada para a coleta de dados foi por meio de entrevista com atores sociais de destaque na dinâmica e gestão do município. Verificou-se que o planejamento urbano está voltado para as ações de melhoria na infraestrutura e que a educação é o grande item de atratividade e tendência do município. O diagnóstico elaborado tem a relevância de poder ser utilizado por instituições públicas e privadas para elaboração de ações referentes a planejamento urbano.Abstract: Each region tends to settle in the global market differently from another to attract business investments and making use of various strategies and endogenous potentiality , including the use of marketing planning to reach their consumers and become stronger as a brand. This perspective also applies at the local scale, when a city marks in order to stand out and interact with others cities. This work aims to establish a diagnosis of Itajubá city, located in the state of Minas Gerais, to verify what are the strengths and weaknesses, and marketing strategies that make up the image building of the municipality. Analyze through a detailed diagnosis what are the values which the city is perceived among the businesses, residents and city government is fundamental to the planning and development of new strategies that can maximize the potential of it. The city of Itajubá will be the object of this study because of importance in the southern region of Minas Gerais. The research will be exploratory and descriptive qualitative. The technique used for data collection will be by interview. The diagnosis established can be of importance and used by the private and public sectors for the elaboration of future actions related to urban planning.Made available in DSpace on 2021-08-10T16:11:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Estelio Jose Cardoso (1).pdf: 1155674 bytes, checksum: 12d53450875cca07b57d07ca0a660738 (MD5) Previous issue date: 20121 recurso online (136 f.) : il.application/pdfUniversidade de TaubatéPrograma de Pós-graduação em AdministraçãoUNITAUDepartamento de Gestão e NegóciosRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALDesenvolvimento regionalMarketing de lugaresPlanejamento urbanoDiagnóstico de marketing de lugares : o caso de Itajubá-MGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALEstelio Jose Cardoso (1).pdfapplication/pdf1155674http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/4068/1/Estelio%20Jose%20Cardoso%20%281%29.pdf12d53450875cca07b57d07ca0a660738MD5120.500.11874/40682021-08-23 14:41:18.228oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/4068Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2021-08-23T17:41:18Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Diagnóstico de marketing de lugares : o caso de Itajubá-MG |
title |
Diagnóstico de marketing de lugares : o caso de Itajubá-MG |
spellingShingle |
Diagnóstico de marketing de lugares : o caso de Itajubá-MG Cardoso, Estélio José CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL Desenvolvimento regional Marketing de lugares Planejamento urbano |
title_short |
Diagnóstico de marketing de lugares : o caso de Itajubá-MG |
title_full |
Diagnóstico de marketing de lugares : o caso de Itajubá-MG |
title_fullStr |
Diagnóstico de marketing de lugares : o caso de Itajubá-MG |
title_full_unstemmed |
Diagnóstico de marketing de lugares : o caso de Itajubá-MG |
title_sort |
Diagnóstico de marketing de lugares : o caso de Itajubá-MG |
author |
Cardoso, Estélio José |
author_facet |
Cardoso, Estélio José |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Araújo, Elvira Aparecida Simões de, 1962- Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Administração |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Estélio José |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carniello, Mônica Franchi, 1972- |
contributor_str_mv |
Carniello, Mônica Franchi, 1972- |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL Desenvolvimento regional Marketing de lugares Planejamento urbano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento regional Marketing de lugares Planejamento urbano |
description |
Orientação: Profa. Dra. Monica Franchi Carniello. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-10T16:11:47Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-08-10T16:11:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4068 |
url |
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/4068 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv |
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online (136 f.) : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Taubaté |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Administração |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNITAU |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Departamento de Gestão e Negócios |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Taubaté |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNITAU instname:Universidade de Taubaté (UNITAU) instacron:UNITAU |
instname_str |
Universidade de Taubaté (UNITAU) |
instacron_str |
UNITAU |
institution |
UNITAU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNITAU |
collection |
Repositório Institucional da UNITAU |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/4068/1/Estelio%20Jose%20Cardoso%20%281%29.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
12d53450875cca07b57d07ca0a660738 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813263157277229056 |