Multiletramentos dos cadetes da AMAN : como o conhecimento específico da língua inglesa dos professores reflete no conhecimento prático do ensino de Inglês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros Junior, Arlindo José de, 1977-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7027
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Juliana Marcondes Bussolotti
id UNITAU_5fc837ad0e418cd9705fac57f3cd2f8e
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/7027
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Barros Junior, Arlindo José de, 1977-Cunha, Virgínia Mara Próspero da, 1966-Alves, Érica FernandesUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em EducaçãoBussolotti, Juliana Marcondes, 1960-2024-04-08T16:09:56Z2024-04-08T16:09:56Z2020http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7027Orientação: Profa. Dra. Juliana Marcondes BussolottiDissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2020.Resumo: Esta pesquisa tem como tema o conhecimento de língua inglesa dos professores da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e os multiletramentos dos cadetes. O Objetivo central é analisar como o conhecimento específico dos professores pode influenciar a prática docente por meio do uso de metodologias ativas e recursos tecnológicos como forma de contribuir para os multiletramentos dos cadetes da AMAN. A pertinência do desenvolvimento desta pesquisa se dá pela possibilidade de aprofundar estudos sobre o conhecimento específico dos professores e possíveis reflexos de sua prática docente na aprendizagem e nos multiletramentos do cadete. Isso a fim de tornar a aprendizagem da língua inglesa mais significativa frente aos diversos contextos de ensino nos quais os cadetes estão inseridos e aos variados cenários nacionais e internacionais pertinentes ao desenvolvimento de suas futuras funções como Oficial do Exército Brasileiro. Para esta pesquisa, foi usada uma abordagem qualitativa, com o intuito de considerar a perspectiva, a subjetividade e a vivência dos dez professores de Inglês da AMAN e; quantitativa, com objetivo de discutir, por meio de análise estatística subsidiária, fatores que contribuem ou não para o aperfeiçoamento do processo ensino-aprendizagem. Como procedimento técnico para coleta de dados, optou-se por realizar uma pesquisa de campo com os professores, utilizando-se um questionário com questões abertas e de múltipla escolha, seguido da montagem de um biograma com devolutiva e entrevista. Com os cadetes, realizou-se um levantamento, valendo-se de um questionário do tipo survey. Os principais resultados obtidos foram alcançados de forma indutiva e referem-se ao conhecimento multímodo dos professores e à sua atuação: o conhecimento de língua inglesa nos níveis mais elevados do Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas é indispensável para o bom desenvolvimento da prática docente na Cadeira de Inglês da AMAN frente aos ditames da formação multiletrada dos alunos, além de possuir dimensões que não podem ser medidas pelos índices de proficiência linguística, mas que podem influenciar na práxis docente. Não foi observada relação linear entre conhecimento da língua inglesa dos professores participantes e o conhecimento pedagógico ou o grau de formação acadêmica. Constatou-se envolvimento do professor com a Formação Integral do aluno, que é notória também sob a ótica discente. Outros resultados obtidos referem-se aos cadetes, verificou-se um número considerável que declara ter conhecimento quase nulo nas 4 habilidades linguísticas, ao passo que outros declaram possuir o nível 3 (ou B2), considerado além do nível estipulado pelo currículo do curso de Inglês da AMAN; que a Língua Inglesa pode contribuir mais diretamente para o desenvolvimento cultural, social e profissional do aluno. As questões sobre os conhecimentos dos professores encontram fundamento nas análises de Shulman e Shulman (1986, 2016); Imbernón (2005); Roldão (2007); Tardif (2002, 2013), entre outros. Apoiam-se, ainda, em Lemke (1998, 2010) e The New Lodon Group (1996) nas definições e características de multiletramentos.Abstract: The subject-matter of this research is the English language knowledge of Agulhas Negras Military Academy (AMAN) teachers and the cadets’ multiliteracies. The main objective is to analyze how the teachers’ specific knowledge of the English language can influence the teaching practice through the use of active methodologies and technological resources as a means to contribute to the multiliteracies of AMAN cadets. The relevance of this research is due to the possibility of deepening studies on the specific knowledge of AMAN English teachers and the possible influences of their teaching practice on cadets’ multiliteracies in order to make English learning more significant, considering the multiple teaching contexts in which cadets are immersed as well as the various national and international scenarios pertinent to the development of their prospective career as Brazilian Army Officers. For this research, a qualitative approach was used in order to consider the perspective, the subjectivity and the experience of AMAN English teachers and a quantitative one, aiming to discuss, through subsidiary statistical analysis, factors that contribute or not to the improvement of the teaching-learning process. As for the technical procedure for data collection, a field study was conducted with the teachers, using a questionnaire consisting of open-ended and multiple-choice questions, in like manner a compilation of their autobiography and an interview. With the cadets a survey was carried out using a survey-type questionnaire. The main results obtained have been achieved inductively and refer to the teachers’ multi-mode knowledge and their praxis: knowledge of the English language at the highest levels of the Common European Framework of Reference for Languages is indispensable for the good development of the teaching practice in AMAN's English course, considering the principles of the students' multi-literate training and the fact that such knowledge has dimensions that cannot be measured by the language proficiency indexes but can influence the teaching praxis. No linear relationship was observed between the teachers’ knowledge of the English language and their pedagogical knowledge or academic degree. The involvement of the teacher with the student’s Integral Education was found evident, which is also obvious from the student's perspective. Some other results refer to the cadets: there was a considerable number of them who declare to have almost no knowledge of the English language in the 4 language skills, while others claim to have level 3 (or B2), considered beyond the level stipulated by the course curriculum; the English language can directly contribute to the student's cultural, social and professional development. Questions about teachers' knowledge are grounded in Shulman and Shulman's (1986, 2019) analyzes; Imbernón (2005); Roldão (2007); Tardif (2002, 2013), among others. Also, Lemke (1998, 2010) and The New Lodon Group (1996) on the multiliteracies definitions and characteristics.Made available in DSpace on 2024-04-08T16:09:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Arlindo Jose de Barros Junior.pdf: 2452310 bytes, checksum: c82c5a583a9fed87e47a23170f34dbf3 (MD5) Previous issue date: 20201 recurso online (164 f.) : digital, arquivo PDF.application/pdfRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Língua inglesa - Estudo e ensinoMultiletramentoAcademia Militar das Agulhas NegrasProfessoresMultiletramentos dos cadetes da AMAN : como o conhecimento específico da língua inglesa dos professores reflete no conhecimento prático do ensino de Inglêsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALArlindo Jose de Barros Junior.pdfapplication/pdf2452310http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/7027/1/Arlindo%20Jose%20de%20Barros%20Junior.pdfc82c5a583a9fed87e47a23170f34dbf3MD5120.500.11874/70272024-04-08 13:09:56.263oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/7027Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2024-04-08T16:09:56Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Multiletramentos dos cadetes da AMAN : como o conhecimento específico da língua inglesa dos professores reflete no conhecimento prático do ensino de Inglês
title Multiletramentos dos cadetes da AMAN : como o conhecimento específico da língua inglesa dos professores reflete no conhecimento prático do ensino de Inglês
spellingShingle Multiletramentos dos cadetes da AMAN : como o conhecimento específico da língua inglesa dos professores reflete no conhecimento prático do ensino de Inglês
Barros Junior, Arlindo José de, 1977-
Língua inglesa - Estudo e ensino
Multiletramento
Academia Militar das Agulhas Negras
Professores
title_short Multiletramentos dos cadetes da AMAN : como o conhecimento específico da língua inglesa dos professores reflete no conhecimento prático do ensino de Inglês
title_full Multiletramentos dos cadetes da AMAN : como o conhecimento específico da língua inglesa dos professores reflete no conhecimento prático do ensino de Inglês
title_fullStr Multiletramentos dos cadetes da AMAN : como o conhecimento específico da língua inglesa dos professores reflete no conhecimento prático do ensino de Inglês
title_full_unstemmed Multiletramentos dos cadetes da AMAN : como o conhecimento específico da língua inglesa dos professores reflete no conhecimento prático do ensino de Inglês
title_sort Multiletramentos dos cadetes da AMAN : como o conhecimento específico da língua inglesa dos professores reflete no conhecimento prático do ensino de Inglês
author Barros Junior, Arlindo José de, 1977-
author_facet Barros Junior, Arlindo José de, 1977-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Cunha, Virgínia Mara Próspero da, 1966-
Alves, Érica Fernandes
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros Junior, Arlindo José de, 1977-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bussolotti, Juliana Marcondes, 1960-
contributor_str_mv Bussolotti, Juliana Marcondes, 1960-
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa - Estudo e ensino
Multiletramento
Academia Militar das Agulhas Negras
Professores
topic Língua inglesa - Estudo e ensino
Multiletramento
Academia Militar das Agulhas Negras
Professores
description Orientação: Profa. Dra. Juliana Marcondes Bussolotti
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-08T16:09:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-04-08T16:09:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7027
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7027
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (164 f.) : digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/7027/1/Arlindo%20Jose%20de%20Barros%20Junior.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c82c5a583a9fed87e47a23170f34dbf3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844397621379072