Formação de professores e educadores para abordagem da educação sexual na escola: o que mostram as pesquisas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Regina Célia Pinheiro da
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Megid Neto, Jorge
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1732
Resumo: Este artigo estuda as produções de pós-graduação brasileiras sobre formação de professores/ educadores para o trabalho com Educação Sexual nos vários níveis escolares, com objetivo de conhecer e apontar as principais tendências dessa produção. A metodologia baseou-se na pesquisa do estado da arte, identificando 65 teses e dissertações que são descritas e analisadas, entre outros itens, quanto aos modelos de formação inicial e continuada, características e concepções/representações dos profissionais, elementos teóricos, históricos e curriculares tratados nas pesquisas. Resultados apontam profissionais despreparado,s tanto na formação inicial quanto na continuada.
id UNITAU_6562da5a5cc01fe61a7cdea9e0e97372
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/1732
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Silva, Regina Célia Pinheiro daMegid Neto, Jorge2019-09-12T16:25:52Z2019-09-12T16:25:52Z200612218519710.1590/S1516-731320060002000061980-850Xhttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1732SCIELO:S1516-73132006000200006Este artigo estuda as produções de pós-graduação brasileiras sobre formação de professores/ educadores para o trabalho com Educação Sexual nos vários níveis escolares, com objetivo de conhecer e apontar as principais tendências dessa produção. A metodologia baseou-se na pesquisa do estado da arte, identificando 65 teses e dissertações que são descritas e analisadas, entre outros itens, quanto aos modelos de formação inicial e continuada, características e concepções/representações dos profissionais, elementos teóricos, históricos e curriculares tratados nas pesquisas. Resultados apontam profissionais despreparado,s tanto na formação inicial quanto na continuada.This paper deals with Brazilian postgraduate research outcomes on teachers and educators training to approach sexual education at school, aiming to know and point out its main tendencies. The methodology used in the study was the state of the art research, through the identification of 65 thesis and master degrees' dissertations which are described and analyzed, according to initial and continuous teacher's forming models; professional's features and conceptions/representations; theoretical, historical and curricular elements studied in these researches. Research outcomes show unprepared professionals in term of initial formation as well as continuous schooling.Made available in DSpace on 2019-09-12T16:25:52Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2006[Megid Neto, Jorge] Universidade Estadual de Campinas, BrazilSilva, Regina Célia Pinheiro da] Universidade de TaubatéPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.BrasilCiência & Educação (Bauru)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessScieloreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUsexual educationteachers' and educators' initial and continuous schoolingstate of arteducação sexualformação inicial e continuada de professores/educadoresestado da arteEducation & Educational ResearchEducation & Educational ResearchFormação de professores e educadores para abordagem da educação sexual na escola: o que mostram as pesquisasBackground of teachers and educators for approach to sexual education at schools: what research works showinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporORIGINALS1516-73132006000200006.pdfS1516-73132006000200006.pdfapplication/pdf161772http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/1732/1/S1516-73132006000200006.pdf6d2f6e6e2d0fa35cfdf5f81dcbd2e3c9MD5120.500.11874/17322020-09-10 09:32:04.465oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/1732Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2020-09-10T12:32:04Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.en.fl_str_mv Formação de professores e educadores para abordagem da educação sexual na escola: o que mostram as pesquisas
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Background of teachers and educators for approach to sexual education at schools: what research works show
title Formação de professores e educadores para abordagem da educação sexual na escola: o que mostram as pesquisas
spellingShingle Formação de professores e educadores para abordagem da educação sexual na escola: o que mostram as pesquisas
Silva, Regina Célia Pinheiro da
sexual education
teachers' and educators' initial and continuous schooling
state of art
educação sexual
formação inicial e continuada de professores/educadores
estado da arte
Education & Educational Research
Education & Educational Research
title_short Formação de professores e educadores para abordagem da educação sexual na escola: o que mostram as pesquisas
title_full Formação de professores e educadores para abordagem da educação sexual na escola: o que mostram as pesquisas
title_fullStr Formação de professores e educadores para abordagem da educação sexual na escola: o que mostram as pesquisas
title_full_unstemmed Formação de professores e educadores para abordagem da educação sexual na escola: o que mostram as pesquisas
title_sort Formação de professores e educadores para abordagem da educação sexual na escola: o que mostram as pesquisas
author Silva, Regina Célia Pinheiro da
author_facet Silva, Regina Célia Pinheiro da
Megid Neto, Jorge
author_role author
author2 Megid Neto, Jorge
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Regina Célia Pinheiro da
Megid Neto, Jorge
dc.subject.other.en.fl_str_mv sexual education
teachers' and educators' initial and continuous schooling
state of art
topic sexual education
teachers' and educators' initial and continuous schooling
state of art
educação sexual
formação inicial e continuada de professores/educadores
estado da arte
Education & Educational Research
Education & Educational Research
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv educação sexual
formação inicial e continuada de professores/educadores
estado da arte
dc.subject.researcharea.en.fl_str_mv Education & Educational Research
dc.subject.scieloarea.en.fl_str_mv Education & Educational Research
description Este artigo estuda as produções de pós-graduação brasileiras sobre formação de professores/ educadores para o trabalho com Educação Sexual nos vários níveis escolares, com objetivo de conhecer e apontar as principais tendências dessa produção. A metodologia baseou-se na pesquisa do estado da arte, identificando 65 teses e dissertações que são descritas e analisadas, entre outros itens, quanto aos modelos de formação inicial e continuada, características e concepções/representações dos profissionais, elementos teóricos, históricos e curriculares tratados nas pesquisas. Resultados apontam profissionais despreparado,s tanto na formação inicial quanto na continuada.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-12T16:25:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-09-12T16:25:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1732
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132006000200006
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 1980-850X
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv SCIELO:S1516-73132006000200006
identifier_str_mv 10.1590/S1516-73132006000200006
1980-850X
SCIELO:S1516-73132006000200006
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1732
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru)
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.pt_BR.fl_str_mv Scielo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/1732/1/S1516-73132006000200006.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6d2f6e6e2d0fa35cfdf5f81dcbd2e3c9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844390147129344