Formação de professores e educadores para abordagem da educação sexual na escola: o que mostram as pesquisas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNITAU |
Texto Completo: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1732 |
Resumo: | Este artigo estuda as produções de pós-graduação brasileiras sobre formação de professores/ educadores para o trabalho com Educação Sexual nos vários níveis escolares, com objetivo de conhecer e apontar as principais tendências dessa produção. A metodologia baseou-se na pesquisa do estado da arte, identificando 65 teses e dissertações que são descritas e analisadas, entre outros itens, quanto aos modelos de formação inicial e continuada, características e concepções/representações dos profissionais, elementos teóricos, históricos e curriculares tratados nas pesquisas. Resultados apontam profissionais despreparado,s tanto na formação inicial quanto na continuada. |
id |
UNITAU_6562da5a5cc01fe61a7cdea9e0e97372 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/1732 |
network_acronym_str |
UNITAU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNITAU |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Regina Célia Pinheiro daMegid Neto, Jorge2019-09-12T16:25:52Z2019-09-12T16:25:52Z200612218519710.1590/S1516-731320060002000061980-850Xhttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1732SCIELO:S1516-73132006000200006Este artigo estuda as produções de pós-graduação brasileiras sobre formação de professores/ educadores para o trabalho com Educação Sexual nos vários níveis escolares, com objetivo de conhecer e apontar as principais tendências dessa produção. A metodologia baseou-se na pesquisa do estado da arte, identificando 65 teses e dissertações que são descritas e analisadas, entre outros itens, quanto aos modelos de formação inicial e continuada, características e concepções/representações dos profissionais, elementos teóricos, históricos e curriculares tratados nas pesquisas. Resultados apontam profissionais despreparado,s tanto na formação inicial quanto na continuada.This paper deals with Brazilian postgraduate research outcomes on teachers and educators training to approach sexual education at school, aiming to know and point out its main tendencies. The methodology used in the study was the state of the art research, through the identification of 65 thesis and master degrees' dissertations which are described and analyzed, according to initial and continuous teacher's forming models; professional's features and conceptions/representations; theoretical, historical and curricular elements studied in these researches. Research outcomes show unprepared professionals in term of initial formation as well as continuous schooling.Made available in DSpace on 2019-09-12T16:25:52Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2006[Megid Neto, Jorge] Universidade Estadual de Campinas, BrazilSilva, Regina Célia Pinheiro da] Universidade de TaubatéPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.BrasilCiência & Educação (Bauru)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessScieloreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUsexual educationteachers' and educators' initial and continuous schoolingstate of arteducação sexualformação inicial e continuada de professores/educadoresestado da arteEducation & Educational ResearchEducation & Educational ResearchFormação de professores e educadores para abordagem da educação sexual na escola: o que mostram as pesquisasBackground of teachers and educators for approach to sexual education at schools: what research works showinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporORIGINALS1516-73132006000200006.pdfS1516-73132006000200006.pdfapplication/pdf161772http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/1732/1/S1516-73132006000200006.pdf6d2f6e6e2d0fa35cfdf5f81dcbd2e3c9MD5120.500.11874/17322020-09-10 09:32:04.465oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/1732Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2020-09-10T12:32:04Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Formação de professores e educadores para abordagem da educação sexual na escola: o que mostram as pesquisas |
dc.title.alternative.none.fl_str_mv |
Background of teachers and educators for approach to sexual education at schools: what research works show |
title |
Formação de professores e educadores para abordagem da educação sexual na escola: o que mostram as pesquisas |
spellingShingle |
Formação de professores e educadores para abordagem da educação sexual na escola: o que mostram as pesquisas Silva, Regina Célia Pinheiro da sexual education teachers' and educators' initial and continuous schooling state of art educação sexual formação inicial e continuada de professores/educadores estado da arte Education & Educational Research Education & Educational Research |
title_short |
Formação de professores e educadores para abordagem da educação sexual na escola: o que mostram as pesquisas |
title_full |
Formação de professores e educadores para abordagem da educação sexual na escola: o que mostram as pesquisas |
title_fullStr |
Formação de professores e educadores para abordagem da educação sexual na escola: o que mostram as pesquisas |
title_full_unstemmed |
Formação de professores e educadores para abordagem da educação sexual na escola: o que mostram as pesquisas |
title_sort |
Formação de professores e educadores para abordagem da educação sexual na escola: o que mostram as pesquisas |
author |
Silva, Regina Célia Pinheiro da |
author_facet |
Silva, Regina Célia Pinheiro da Megid Neto, Jorge |
author_role |
author |
author2 |
Megid Neto, Jorge |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Regina Célia Pinheiro da Megid Neto, Jorge |
dc.subject.other.en.fl_str_mv |
sexual education teachers' and educators' initial and continuous schooling state of art |
topic |
sexual education teachers' and educators' initial and continuous schooling state of art educação sexual formação inicial e continuada de professores/educadores estado da arte Education & Educational Research Education & Educational Research |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
educação sexual formação inicial e continuada de professores/educadores estado da arte |
dc.subject.researcharea.en.fl_str_mv |
Education & Educational Research |
dc.subject.scieloarea.en.fl_str_mv |
Education & Educational Research |
description |
Este artigo estuda as produções de pós-graduação brasileiras sobre formação de professores/ educadores para o trabalho com Educação Sexual nos vários níveis escolares, com objetivo de conhecer e apontar as principais tendências dessa produção. A metodologia baseou-se na pesquisa do estado da arte, identificando 65 teses e dissertações que são descritas e analisadas, entre outros itens, quanto aos modelos de formação inicial e continuada, características e concepções/representações dos profissionais, elementos teóricos, históricos e curriculares tratados nas pesquisas. Resultados apontam profissionais despreparado,s tanto na formação inicial quanto na continuada. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-09-12T16:25:52Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-09-12T16:25:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1732 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
10.1590/S1516-73132006000200006 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
1980-850X |
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv |
SCIELO:S1516-73132006000200006 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1516-73132006000200006 1980-850X SCIELO:S1516-73132006000200006 |
url |
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1732 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.pt_BR.fl_str_mv |
Scielo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNITAU instname:Universidade de Taubaté (UNITAU) instacron:UNITAU |
instname_str |
Universidade de Taubaté (UNITAU) |
instacron_str |
UNITAU |
institution |
UNITAU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNITAU |
collection |
Repositório Institucional da UNITAU |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/1732/1/S1516-73132006000200006.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6d2f6e6e2d0fa35cfdf5f81dcbd2e3c9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801844390147129344 |