Um modelo de formação e sua aplicação em educação continuada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1622
Resumo: Tendo em vista a importância e atualidade dos trabalhos sobre formação continuada de professores, realizou-se uma pesquisa junto a 189 professores da rede estadual de ensino do estado de São Paulo para avaliar uma formação que eles cursavam. O quadro teórico que apoiou a análise baseou-se nas características conceituais, psicológicas e profissionais que orientam o desenho de uma formação. A pesquisa mostrou que a formação proposta apresentou componentes dos três pólos do modelo teórico, com dominância variável entre eles. Em particular, o trabalho de pesquisa de conclusão de curso, representado pela monografia que os professores desenvolveram sobre tema educacional, foi um dos principais elementos aglutinadores desses três pólos. Foi possível, também, observar a adequação do modelo para a análise de uma formação continuada.
id UNITAU_7f4336e4580c70aad6e2211712f1dac4
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/1622
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira2019-09-11T20:58:49Z2019-09-11T20:58:49Z20060448910910.1590/S0102-469820060002000051982-6621http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1622SCIELO:S0102-46982006000200005Tendo em vista a importância e atualidade dos trabalhos sobre formação continuada de professores, realizou-se uma pesquisa junto a 189 professores da rede estadual de ensino do estado de São Paulo para avaliar uma formação que eles cursavam. O quadro teórico que apoiou a análise baseou-se nas características conceituais, psicológicas e profissionais que orientam o desenho de uma formação. A pesquisa mostrou que a formação proposta apresentou componentes dos três pólos do modelo teórico, com dominância variável entre eles. Em particular, o trabalho de pesquisa de conclusão de curso, representado pela monografia que os professores desenvolveram sobre tema educacional, foi um dos principais elementos aglutinadores desses três pólos. Foi possível, também, observar a adequação do modelo para a análise de uma formação continuada.Considering the relevance of works about continuing teacher education, we have conducted a research with 189 teachers enrolled in an education program to evaluate it. The theoretical framework supporting our analysis is based on the conceptual, psychological, and professional characteristics that guide the education design. The research showed the presence of these three components with variable levels of domination. Particularly, the research work represented by the thesis developed by the students during the education program was one of the main aggregation points of these components. It was possible to observe the model adequacy to a continuing education analysis.Made available in DSpace on 2019-09-11T20:58:49Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2006[Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira] Universidade de Taubaté, BrazilFaculdade de Educação da Universidade Federal de Minas GeraisBrasilEducação em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessScieloreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUContinuing Teacher EducationEducation ModelTeaching ProfessionFormação ContinuadaModelo de FormaçãoProfissão DocenteEducation & Educational ResearchEducation & Educational ResearchUm modelo de formação e sua aplicação em educação continuadaAn education model and its application for continuing educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporORIGINALS0102-46982006000200005.pdfS0102-46982006000200005.pdfapplication/pdf923380http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/1622/1/S0102-46982006000200005.pdf00eb8e6c44321de409fce4a8bcaafed6MD5120.500.11874/16222020-09-08 14:24:05.087oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/1622Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2020-09-08T17:24:05Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.en.fl_str_mv Um modelo de formação e sua aplicação em educação continuada
dc.title.alternative.none.fl_str_mv An education model and its application for continuing education
title Um modelo de formação e sua aplicação em educação continuada
spellingShingle Um modelo de formação e sua aplicação em educação continuada
Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira
Continuing Teacher Education
Education Model
Teaching Profession
Formação Continuada
Modelo de Formação
Profissão Docente
Education & Educational Research
Education & Educational Research
title_short Um modelo de formação e sua aplicação em educação continuada
title_full Um modelo de formação e sua aplicação em educação continuada
title_fullStr Um modelo de formação e sua aplicação em educação continuada
title_full_unstemmed Um modelo de formação e sua aplicação em educação continuada
title_sort Um modelo de formação e sua aplicação em educação continuada
author Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira
author_facet Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira
dc.subject.other.en.fl_str_mv Continuing Teacher Education
Education Model
Teaching Profession
topic Continuing Teacher Education
Education Model
Teaching Profession
Formação Continuada
Modelo de Formação
Profissão Docente
Education & Educational Research
Education & Educational Research
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Formação Continuada
Modelo de Formação
Profissão Docente
dc.subject.researcharea.en.fl_str_mv Education & Educational Research
dc.subject.scieloarea.en.fl_str_mv Education & Educational Research
description Tendo em vista a importância e atualidade dos trabalhos sobre formação continuada de professores, realizou-se uma pesquisa junto a 189 professores da rede estadual de ensino do estado de São Paulo para avaliar uma formação que eles cursavam. O quadro teórico que apoiou a análise baseou-se nas características conceituais, psicológicas e profissionais que orientam o desenho de uma formação. A pesquisa mostrou que a formação proposta apresentou componentes dos três pólos do modelo teórico, com dominância variável entre eles. Em particular, o trabalho de pesquisa de conclusão de curso, representado pela monografia que os professores desenvolveram sobre tema educacional, foi um dos principais elementos aglutinadores desses três pólos. Foi possível, também, observar a adequação do modelo para a análise de uma formação continuada.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-11T20:58:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-09-11T20:58:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1622
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv 10.1590/S0102-46982006000200005
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 1982-6621
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv SCIELO:S0102-46982006000200005
identifier_str_mv 10.1590/S0102-46982006000200005
1982-6621
SCIELO:S0102-46982006000200005
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1622
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.pt_BR.fl_str_mv Scielo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/1622/1/S0102-46982006000200005.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 00eb8e6c44321de409fce4a8bcaafed6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813263154325487616