Um modelo de formação e sua aplicação em educação continuada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNITAU |
Texto Completo: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1622 |
Resumo: | Tendo em vista a importância e atualidade dos trabalhos sobre formação continuada de professores, realizou-se uma pesquisa junto a 189 professores da rede estadual de ensino do estado de São Paulo para avaliar uma formação que eles cursavam. O quadro teórico que apoiou a análise baseou-se nas características conceituais, psicológicas e profissionais que orientam o desenho de uma formação. A pesquisa mostrou que a formação proposta apresentou componentes dos três pólos do modelo teórico, com dominância variável entre eles. Em particular, o trabalho de pesquisa de conclusão de curso, representado pela monografia que os professores desenvolveram sobre tema educacional, foi um dos principais elementos aglutinadores desses três pólos. Foi possível, também, observar a adequação do modelo para a análise de uma formação continuada. |
id |
UNITAU_7f4336e4580c70aad6e2211712f1dac4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/1622 |
network_acronym_str |
UNITAU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNITAU |
repository_id_str |
|
spelling |
Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira2019-09-11T20:58:49Z2019-09-11T20:58:49Z20060448910910.1590/S0102-469820060002000051982-6621http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1622SCIELO:S0102-46982006000200005Tendo em vista a importância e atualidade dos trabalhos sobre formação continuada de professores, realizou-se uma pesquisa junto a 189 professores da rede estadual de ensino do estado de São Paulo para avaliar uma formação que eles cursavam. O quadro teórico que apoiou a análise baseou-se nas características conceituais, psicológicas e profissionais que orientam o desenho de uma formação. A pesquisa mostrou que a formação proposta apresentou componentes dos três pólos do modelo teórico, com dominância variável entre eles. Em particular, o trabalho de pesquisa de conclusão de curso, representado pela monografia que os professores desenvolveram sobre tema educacional, foi um dos principais elementos aglutinadores desses três pólos. Foi possível, também, observar a adequação do modelo para a análise de uma formação continuada.Considering the relevance of works about continuing teacher education, we have conducted a research with 189 teachers enrolled in an education program to evaluate it. The theoretical framework supporting our analysis is based on the conceptual, psychological, and professional characteristics that guide the education design. The research showed the presence of these three components with variable levels of domination. Particularly, the research work represented by the thesis developed by the students during the education program was one of the main aggregation points of these components. It was possible to observe the model adequacy to a continuing education analysis.Made available in DSpace on 2019-09-11T20:58:49Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2006[Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira] Universidade de Taubaté, BrazilFaculdade de Educação da Universidade Federal de Minas GeraisBrasilEducação em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessScieloreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUContinuing Teacher EducationEducation ModelTeaching ProfessionFormação ContinuadaModelo de FormaçãoProfissão DocenteEducation & Educational ResearchEducation & Educational ResearchUm modelo de formação e sua aplicação em educação continuadaAn education model and its application for continuing educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporORIGINALS0102-46982006000200005.pdfS0102-46982006000200005.pdfapplication/pdf923380http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/1622/1/S0102-46982006000200005.pdf00eb8e6c44321de409fce4a8bcaafed6MD5120.500.11874/16222020-09-08 14:24:05.087oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/1622Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2020-09-08T17:24:05Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Um modelo de formação e sua aplicação em educação continuada |
dc.title.alternative.none.fl_str_mv |
An education model and its application for continuing education |
title |
Um modelo de formação e sua aplicação em educação continuada |
spellingShingle |
Um modelo de formação e sua aplicação em educação continuada Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira Continuing Teacher Education Education Model Teaching Profession Formação Continuada Modelo de Formação Profissão Docente Education & Educational Research Education & Educational Research |
title_short |
Um modelo de formação e sua aplicação em educação continuada |
title_full |
Um modelo de formação e sua aplicação em educação continuada |
title_fullStr |
Um modelo de formação e sua aplicação em educação continuada |
title_full_unstemmed |
Um modelo de formação e sua aplicação em educação continuada |
title_sort |
Um modelo de formação e sua aplicação em educação continuada |
author |
Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira |
author_facet |
Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira |
dc.subject.other.en.fl_str_mv |
Continuing Teacher Education Education Model Teaching Profession |
topic |
Continuing Teacher Education Education Model Teaching Profession Formação Continuada Modelo de Formação Profissão Docente Education & Educational Research Education & Educational Research |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Formação Continuada Modelo de Formação Profissão Docente |
dc.subject.researcharea.en.fl_str_mv |
Education & Educational Research |
dc.subject.scieloarea.en.fl_str_mv |
Education & Educational Research |
description |
Tendo em vista a importância e atualidade dos trabalhos sobre formação continuada de professores, realizou-se uma pesquisa junto a 189 professores da rede estadual de ensino do estado de São Paulo para avaliar uma formação que eles cursavam. O quadro teórico que apoiou a análise baseou-se nas características conceituais, psicológicas e profissionais que orientam o desenho de uma formação. A pesquisa mostrou que a formação proposta apresentou componentes dos três pólos do modelo teórico, com dominância variável entre eles. Em particular, o trabalho de pesquisa de conclusão de curso, representado pela monografia que os professores desenvolveram sobre tema educacional, foi um dos principais elementos aglutinadores desses três pólos. Foi possível, também, observar a adequação do modelo para a análise de uma formação continuada. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-09-11T20:58:49Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-09-11T20:58:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1622 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
10.1590/S0102-46982006000200005 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
1982-6621 |
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv |
SCIELO:S0102-46982006000200005 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0102-46982006000200005 1982-6621 SCIELO:S0102-46982006000200005 |
url |
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1622 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.pt_BR.fl_str_mv |
Scielo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNITAU instname:Universidade de Taubaté (UNITAU) instacron:UNITAU |
instname_str |
Universidade de Taubaté (UNITAU) |
instacron_str |
UNITAU |
institution |
UNITAU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNITAU |
collection |
Repositório Institucional da UNITAU |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/1622/1/S0102-46982006000200005.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
00eb8e6c44321de409fce4a8bcaafed6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813263154325487616 |