Crenças de autoeficácia de licenciandos em Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Afonsa Janaína da
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Iaochite, Roberto Tadeu, Azzi, Roberta Gurgel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1932
Resumo: Os julgamentos feitos pelos professores acerca das próprias capacidades para ensinar são importantes para a tomada de decisão e para as ações que se seguirão ao longo do processo ensino e aprendizagem na docência em Educação Física. Com objetivo de investigar as crenças de autoeficácia de licenciandos em Educação Física, 159 alunos das 3ª e 4ª séries de cursos de licenciatura em Educação Física responderam a Escala de autoeficácia de professor de Educação Física e um questionário de caracterização. Os participantes se perceberam com um nível elevado de auto-eficácia, reconhecendo a importância da experiência direta de docência durante a formação. Esses resultados fornecem orientações para o planejamento de estratégias de ensino face à construção de crenças de auto-eficácia elevadas durante o processo formativo, haja vista que as conseqüências dessa crença estão associadas com os comportamentos de engajamento e envolvimento na tarefa de ensinar.
id UNITAU_8e9f7b3966d700ab45d20206e4903139
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/1932
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Silva, Afonsa Janaína daIaochite, Roberto TadeuAzzi, Roberta GurgelIaochite, Roberto/G-1613-2012Azzi, Roberta/E-1938-20122019-09-12T16:26:13Z2019-09-12T16:26:13Z201016494294910.5016/1980-6574.2010v16n4p9421980-6574http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1932SCIELO:S1980-65742010000400014Os julgamentos feitos pelos professores acerca das próprias capacidades para ensinar são importantes para a tomada de decisão e para as ações que se seguirão ao longo do processo ensino e aprendizagem na docência em Educação Física. Com objetivo de investigar as crenças de autoeficácia de licenciandos em Educação Física, 159 alunos das 3ª e 4ª séries de cursos de licenciatura em Educação Física responderam a Escala de autoeficácia de professor de Educação Física e um questionário de caracterização. Os participantes se perceberam com um nível elevado de auto-eficácia, reconhecendo a importância da experiência direta de docência durante a formação. Esses resultados fornecem orientações para o planejamento de estratégias de ensino face à construção de crenças de auto-eficácia elevadas durante o processo formativo, haja vista que as conseqüências dessa crença estão associadas com os comportamentos de engajamento e envolvimento na tarefa de ensinar.The judgments made by teachers about their own abilities to teach are important for decision making and the actions that will follow over the teaching and learning process in teaching in Physical Education. In order to investigate self-efficacy beliefs of student teachers in Physical Education, 159 students from 3rd and 4th grades of undergraduate courses in Physical Education responded to Physical Educator‟s Self-efficacy scale and a questionnaire. Participants are realized with a high level of self-efficacy, recognizing the importance of mastery experiences of teaching during undergraduate classes. These results provide guidance for planning strategies to address the construction of high teaching self-efficacy beliefs during the preparation process, considering that the consequences of such beliefs are associated with engagement and involvement in the task of teaching.Made available in DSpace on 2019-09-12T16:26:13Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2010[Iaochite, Roberto Tadeu] Universidade de Taubaté, BrazilAzzi, Roberta Gurgel] Universidade Estadual de Campinas, BrazilSilva, Afonsa Janaína da] Universidade São Francisco, BrazilUniversidade Estadual PaulistaBrasilMotriz: Revista de Educação Físicahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessScieloreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUSelf-efficacyUndergradutatePhysical EducationAuto-eficáciaLicenciandoEducação FísicaSport SciencesSport SciencesCrenças de autoeficácia de licenciandos em Educação FísicaPhysical Education student teacher's self-efficacy beliefsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporORIGINALS1980-65742010000400014.pdfS1980-65742010000400014.pdfapplication/pdf711829http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/1932/1/S1980-65742010000400014.pdf4ee26df6b650f62b5bbd27e8fc7ba584MD5120.500.11874/19322020-07-28 19:23:38.562oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/1932Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2020-07-28T22:23:38Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.en.fl_str_mv Crenças de autoeficácia de licenciandos em Educação Física
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Physical Education student teacher's self-efficacy beliefs
title Crenças de autoeficácia de licenciandos em Educação Física
spellingShingle Crenças de autoeficácia de licenciandos em Educação Física
Silva, Afonsa Janaína da
Self-efficacy
Undergradutate
Physical Education
Auto-eficácia
Licenciando
Educação Física
Sport Sciences
Sport Sciences
title_short Crenças de autoeficácia de licenciandos em Educação Física
title_full Crenças de autoeficácia de licenciandos em Educação Física
title_fullStr Crenças de autoeficácia de licenciandos em Educação Física
title_full_unstemmed Crenças de autoeficácia de licenciandos em Educação Física
title_sort Crenças de autoeficácia de licenciandos em Educação Física
author Silva, Afonsa Janaína da
author_facet Silva, Afonsa Janaína da
Iaochite, Roberto Tadeu
Azzi, Roberta Gurgel
author_role author
author2 Iaochite, Roberto Tadeu
Azzi, Roberta Gurgel
author2_role author
author
dc.contributor.researcherid.pt_BR.fl_str_mv Iaochite, Roberto/G-1613-2012
Azzi, Roberta/E-1938-2012
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Afonsa Janaína da
Iaochite, Roberto Tadeu
Azzi, Roberta Gurgel
dc.subject.other.en.fl_str_mv Self-efficacy
Undergradutate
Physical Education
topic Self-efficacy
Undergradutate
Physical Education
Auto-eficácia
Licenciando
Educação Física
Sport Sciences
Sport Sciences
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Auto-eficácia
Licenciando
Educação Física
dc.subject.researcharea.en.fl_str_mv Sport Sciences
dc.subject.scieloarea.en.fl_str_mv Sport Sciences
description Os julgamentos feitos pelos professores acerca das próprias capacidades para ensinar são importantes para a tomada de decisão e para as ações que se seguirão ao longo do processo ensino e aprendizagem na docência em Educação Física. Com objetivo de investigar as crenças de autoeficácia de licenciandos em Educação Física, 159 alunos das 3ª e 4ª séries de cursos de licenciatura em Educação Física responderam a Escala de autoeficácia de professor de Educação Física e um questionário de caracterização. Os participantes se perceberam com um nível elevado de auto-eficácia, reconhecendo a importância da experiência direta de docência durante a formação. Esses resultados fornecem orientações para o planejamento de estratégias de ensino face à construção de crenças de auto-eficácia elevadas durante o processo formativo, haja vista que as conseqüências dessa crença estão associadas com os comportamentos de engajamento e envolvimento na tarefa de ensinar.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-12T16:26:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-09-12T16:26:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1932
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv 10.5016/1980-6574.2010v16n4p942
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 1980-6574
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv SCIELO:S1980-65742010000400014
identifier_str_mv 10.5016/1980-6574.2010v16n4p942
1980-6574
SCIELO:S1980-65742010000400014
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1932
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv Motriz: Revista de Educação Física
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista
dc.source.pt_BR.fl_str_mv Scielo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/1932/1/S1980-65742010000400014.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4ee26df6b650f62b5bbd27e8fc7ba584
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844390352650240