Crenças de autoeficácia de licenciandos em Educação Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNITAU |
Texto Completo: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1932 |
Resumo: | Os julgamentos feitos pelos professores acerca das próprias capacidades para ensinar são importantes para a tomada de decisão e para as ações que se seguirão ao longo do processo ensino e aprendizagem na docência em Educação Física. Com objetivo de investigar as crenças de autoeficácia de licenciandos em Educação Física, 159 alunos das 3ª e 4ª séries de cursos de licenciatura em Educação Física responderam a Escala de autoeficácia de professor de Educação Física e um questionário de caracterização. Os participantes se perceberam com um nível elevado de auto-eficácia, reconhecendo a importância da experiência direta de docência durante a formação. Esses resultados fornecem orientações para o planejamento de estratégias de ensino face à construção de crenças de auto-eficácia elevadas durante o processo formativo, haja vista que as conseqüências dessa crença estão associadas com os comportamentos de engajamento e envolvimento na tarefa de ensinar. |
id |
UNITAU_8e9f7b3966d700ab45d20206e4903139 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/1932 |
network_acronym_str |
UNITAU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNITAU |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Afonsa Janaína daIaochite, Roberto TadeuAzzi, Roberta GurgelIaochite, Roberto/G-1613-2012Azzi, Roberta/E-1938-20122019-09-12T16:26:13Z2019-09-12T16:26:13Z201016494294910.5016/1980-6574.2010v16n4p9421980-6574http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1932SCIELO:S1980-65742010000400014Os julgamentos feitos pelos professores acerca das próprias capacidades para ensinar são importantes para a tomada de decisão e para as ações que se seguirão ao longo do processo ensino e aprendizagem na docência em Educação Física. Com objetivo de investigar as crenças de autoeficácia de licenciandos em Educação Física, 159 alunos das 3ª e 4ª séries de cursos de licenciatura em Educação Física responderam a Escala de autoeficácia de professor de Educação Física e um questionário de caracterização. Os participantes se perceberam com um nível elevado de auto-eficácia, reconhecendo a importância da experiência direta de docência durante a formação. Esses resultados fornecem orientações para o planejamento de estratégias de ensino face à construção de crenças de auto-eficácia elevadas durante o processo formativo, haja vista que as conseqüências dessa crença estão associadas com os comportamentos de engajamento e envolvimento na tarefa de ensinar.The judgments made by teachers about their own abilities to teach are important for decision making and the actions that will follow over the teaching and learning process in teaching in Physical Education. In order to investigate self-efficacy beliefs of student teachers in Physical Education, 159 students from 3rd and 4th grades of undergraduate courses in Physical Education responded to Physical Educator‟s Self-efficacy scale and a questionnaire. Participants are realized with a high level of self-efficacy, recognizing the importance of mastery experiences of teaching during undergraduate classes. These results provide guidance for planning strategies to address the construction of high teaching self-efficacy beliefs during the preparation process, considering that the consequences of such beliefs are associated with engagement and involvement in the task of teaching.Made available in DSpace on 2019-09-12T16:26:13Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2010[Iaochite, Roberto Tadeu] Universidade de Taubaté, BrazilAzzi, Roberta Gurgel] Universidade Estadual de Campinas, BrazilSilva, Afonsa Janaína da] Universidade São Francisco, BrazilUniversidade Estadual PaulistaBrasilMotriz: Revista de Educação Físicahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessScieloreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUSelf-efficacyUndergradutatePhysical EducationAuto-eficáciaLicenciandoEducação FísicaSport SciencesSport SciencesCrenças de autoeficácia de licenciandos em Educação FísicaPhysical Education student teacher's self-efficacy beliefsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporORIGINALS1980-65742010000400014.pdfS1980-65742010000400014.pdfapplication/pdf711829http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/1932/1/S1980-65742010000400014.pdf4ee26df6b650f62b5bbd27e8fc7ba584MD5120.500.11874/19322020-07-28 19:23:38.562oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/1932Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2020-07-28T22:23:38Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Crenças de autoeficácia de licenciandos em Educação Física |
dc.title.alternative.none.fl_str_mv |
Physical Education student teacher's self-efficacy beliefs |
title |
Crenças de autoeficácia de licenciandos em Educação Física |
spellingShingle |
Crenças de autoeficácia de licenciandos em Educação Física Silva, Afonsa Janaína da Self-efficacy Undergradutate Physical Education Auto-eficácia Licenciando Educação Física Sport Sciences Sport Sciences |
title_short |
Crenças de autoeficácia de licenciandos em Educação Física |
title_full |
Crenças de autoeficácia de licenciandos em Educação Física |
title_fullStr |
Crenças de autoeficácia de licenciandos em Educação Física |
title_full_unstemmed |
Crenças de autoeficácia de licenciandos em Educação Física |
title_sort |
Crenças de autoeficácia de licenciandos em Educação Física |
author |
Silva, Afonsa Janaína da |
author_facet |
Silva, Afonsa Janaína da Iaochite, Roberto Tadeu Azzi, Roberta Gurgel |
author_role |
author |
author2 |
Iaochite, Roberto Tadeu Azzi, Roberta Gurgel |
author2_role |
author author |
dc.contributor.researcherid.pt_BR.fl_str_mv |
Iaochite, Roberto/G-1613-2012 Azzi, Roberta/E-1938-2012 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Afonsa Janaína da Iaochite, Roberto Tadeu Azzi, Roberta Gurgel |
dc.subject.other.en.fl_str_mv |
Self-efficacy Undergradutate Physical Education |
topic |
Self-efficacy Undergradutate Physical Education Auto-eficácia Licenciando Educação Física Sport Sciences Sport Sciences |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Auto-eficácia Licenciando Educação Física |
dc.subject.researcharea.en.fl_str_mv |
Sport Sciences |
dc.subject.scieloarea.en.fl_str_mv |
Sport Sciences |
description |
Os julgamentos feitos pelos professores acerca das próprias capacidades para ensinar são importantes para a tomada de decisão e para as ações que se seguirão ao longo do processo ensino e aprendizagem na docência em Educação Física. Com objetivo de investigar as crenças de autoeficácia de licenciandos em Educação Física, 159 alunos das 3ª e 4ª séries de cursos de licenciatura em Educação Física responderam a Escala de autoeficácia de professor de Educação Física e um questionário de caracterização. Os participantes se perceberam com um nível elevado de auto-eficácia, reconhecendo a importância da experiência direta de docência durante a formação. Esses resultados fornecem orientações para o planejamento de estratégias de ensino face à construção de crenças de auto-eficácia elevadas durante o processo formativo, haja vista que as conseqüências dessa crença estão associadas com os comportamentos de engajamento e envolvimento na tarefa de ensinar. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-09-12T16:26:13Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-09-12T16:26:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1932 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
10.5016/1980-6574.2010v16n4p942 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
1980-6574 |
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv |
SCIELO:S1980-65742010000400014 |
identifier_str_mv |
10.5016/1980-6574.2010v16n4p942 1980-6574 SCIELO:S1980-65742010000400014 |
url |
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1932 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv |
Motriz: Revista de Educação Física |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista |
dc.source.pt_BR.fl_str_mv |
Scielo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNITAU instname:Universidade de Taubaté (UNITAU) instacron:UNITAU |
instname_str |
Universidade de Taubaté (UNITAU) |
instacron_str |
UNITAU |
institution |
UNITAU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNITAU |
collection |
Repositório Institucional da UNITAU |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/1932/1/S1980-65742010000400014.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4ee26df6b650f62b5bbd27e8fc7ba584 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801844390352650240 |