Jornalismo Radiofónico Luso-Brasileiro: as tipificações da convergência nos modelos de ensino da FCSH/UNL e da ECA/USP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNITAU |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.14195/2183-5462_28_3 http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1987 |
Resumo: | O contexto digital leva o Jornalismo a reconfigurações não apenas no âmbito dos media, mas também nas salas de aula, onde docentes promovem ações dedicadas a promover a aderência do ensino à realidade. A existência dessas iniciativas motivou este estudo que observa a inserção do fenômeno da convergência no ensino do Jornalismo Radiofónico em Portugal e no Brasil. O modelo metodológico parte de estudos de caso envolvendo as disciplinas Atelier de Jornalismo Radiofónico, do percurso Jornalismo da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/UNL); e Radiojornalismo e Projetos em Rádio, do curso de Jornalismo do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CJE-ECA/USP). Notou-se no estudo a adoção de atividades que ressaltam a convergência tecnológica, no caso português, e de conteúdos, no recorte brasileiro, evidenciando aproximação das ações pedagógicas à prática do jornalismo radiofónico |
id |
UNITAU_98c5552b0b89f485b703772ea063c474 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/1987 |
network_acronym_str |
UNITAU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNITAU |
repository_id_str |
|
spelling |
Galvão Jr., L.C.2019-09-12T16:32:41Z2019-09-12T16:32:41Z201616285568http://dx.doi.org/10.14195/2183-5462_28_32183-5462http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1987SCIELO:S2183-54622016000100005O contexto digital leva o Jornalismo a reconfigurações não apenas no âmbito dos media, mas também nas salas de aula, onde docentes promovem ações dedicadas a promover a aderência do ensino à realidade. A existência dessas iniciativas motivou este estudo que observa a inserção do fenômeno da convergência no ensino do Jornalismo Radiofónico em Portugal e no Brasil. O modelo metodológico parte de estudos de caso envolvendo as disciplinas Atelier de Jornalismo Radiofónico, do percurso Jornalismo da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/UNL); e Radiojornalismo e Projetos em Rádio, do curso de Jornalismo do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CJE-ECA/USP). Notou-se no estudo a adoção de atividades que ressaltam a convergência tecnológica, no caso português, e de conteúdos, no recorte brasileiro, evidenciando aproximação das ações pedagógicas à prática do jornalismo radiofónicoThe digital context leads Journalism to reconfigurations not only in media context, but also in classrooms, where teachers develop actions dedicated to promoting the adherence of teaching to reality. The existence of these initiatives motivated this study that analyses the inclusion of the convergence phenomenon in Radio Journalism education in Portugal and Brazil. The methodological model of case studies is used involving the disciplines “Atelier de Jornalismo Radiofónico”, from Journalism branch of the Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/UNL), and “Radiojornalismo e Projetos em Rádio”, from Journalism course of the Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CJE-ECA / USP). It was noted in the study the adoption of activities that highlight the technological convergence, in the Portuguese case, and the content convergence, in the Brazilian case, showing approximation of pedagogical actions to the practice of Radio JournalismMade available in DSpace on 2019-09-12T16:32:41Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2016[Galvão Jr., L.C.] UnitauCentro de Investigação Media e Jornalismo; Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de LisboaMedia & Jornalismohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessScieloreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUCommunicationEducationRadio JournalismConvergenceComunicaçãoEducaçãoJornalismo RadiofónicoConvergênciaCommunicationCommunicationJornalismo Radiofónico Luso-Brasileiro: as tipificações da convergência nos modelos de ensino da FCSH/UNL e da ECA/USPLuso-Brazilian Radio Journalism: the typifications of convergence in teaching models of FCSH/UNL and ECA/USPinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporORIGINALS2183-54622016000100005.pdfS2183-54622016000100005.pdfapplication/pdf483408http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/1987/1/S2183-54622016000100005.pdf1eae248038956c02cdb41e8416a9f5c3MD5120.500.11874/19872019-09-26 21:03:00.578oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/1987Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2019-09-27T00:03Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Jornalismo Radiofónico Luso-Brasileiro: as tipificações da convergência nos modelos de ensino da FCSH/UNL e da ECA/USP |
dc.title.alternative.none.fl_str_mv |
Luso-Brazilian Radio Journalism: the typifications of convergence in teaching models of FCSH/UNL and ECA/USP |
title |
Jornalismo Radiofónico Luso-Brasileiro: as tipificações da convergência nos modelos de ensino da FCSH/UNL e da ECA/USP |
spellingShingle |
Jornalismo Radiofónico Luso-Brasileiro: as tipificações da convergência nos modelos de ensino da FCSH/UNL e da ECA/USP Galvão Jr., L.C. Communication Education Radio Journalism Convergence Comunicação Educação Jornalismo Radiofónico Convergência Communication Communication |
title_short |
Jornalismo Radiofónico Luso-Brasileiro: as tipificações da convergência nos modelos de ensino da FCSH/UNL e da ECA/USP |
title_full |
Jornalismo Radiofónico Luso-Brasileiro: as tipificações da convergência nos modelos de ensino da FCSH/UNL e da ECA/USP |
title_fullStr |
Jornalismo Radiofónico Luso-Brasileiro: as tipificações da convergência nos modelos de ensino da FCSH/UNL e da ECA/USP |
title_full_unstemmed |
Jornalismo Radiofónico Luso-Brasileiro: as tipificações da convergência nos modelos de ensino da FCSH/UNL e da ECA/USP |
title_sort |
Jornalismo Radiofónico Luso-Brasileiro: as tipificações da convergência nos modelos de ensino da FCSH/UNL e da ECA/USP |
author |
Galvão Jr., L.C. |
author_facet |
Galvão Jr., L.C. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Galvão Jr., L.C. |
dc.subject.other.en.fl_str_mv |
Communication Education Radio Journalism Convergence |
topic |
Communication Education Radio Journalism Convergence Comunicação Educação Jornalismo Radiofónico Convergência Communication Communication |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Comunicação Educação Jornalismo Radiofónico Convergência |
dc.subject.researcharea.en.fl_str_mv |
Communication |
dc.subject.scieloarea.en.fl_str_mv |
Communication |
description |
O contexto digital leva o Jornalismo a reconfigurações não apenas no âmbito dos media, mas também nas salas de aula, onde docentes promovem ações dedicadas a promover a aderência do ensino à realidade. A existência dessas iniciativas motivou este estudo que observa a inserção do fenômeno da convergência no ensino do Jornalismo Radiofónico em Portugal e no Brasil. O modelo metodológico parte de estudos de caso envolvendo as disciplinas Atelier de Jornalismo Radiofónico, do percurso Jornalismo da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/UNL); e Radiojornalismo e Projetos em Rádio, do curso de Jornalismo do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CJE-ECA/USP). Notou-se no estudo a adoção de atividades que ressaltam a convergência tecnológica, no caso português, e de conteúdos, no recorte brasileiro, evidenciando aproximação das ações pedagógicas à prática do jornalismo radiofónico |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-09-12T16:32:41Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-09-12T16:32:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1987 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.14195/2183-5462_28_3 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
2183-5462 |
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv |
SCIELO:S2183-54622016000100005 |
url |
http://dx.doi.org/10.14195/2183-5462_28_3 http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1987 |
identifier_str_mv |
2183-5462 SCIELO:S2183-54622016000100005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv |
Media & Jornalismo |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação Media e Jornalismo; Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação Media e Jornalismo; Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa |
dc.source.pt_BR.fl_str_mv |
Scielo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNITAU instname:Universidade de Taubaté (UNITAU) instacron:UNITAU |
instname_str |
Universidade de Taubaté (UNITAU) |
instacron_str |
UNITAU |
institution |
UNITAU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNITAU |
collection |
Repositório Institucional da UNITAU |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/1987/1/S2183-54622016000100005.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1eae248038956c02cdb41e8416a9f5c3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801844390808780800 |