O trabalho docente interpretado em um manual de instrução ao professor sobre a educação digital.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Maria Lúcia Florenzano Vidal
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/775
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Adriana Cintra de Carvalho Pinto
id UNITAU_993a7aaaaea96648f604e90ca1c85de3
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/775
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Gonçalves, Maria Lúcia Florenzano VidalGhiraldelo, Claudete MorenoCristovão, Vera Lúcia Lopes, 1966-Universidade de TaubatéPinto, Adriana Cintra de Carvalho2019-07-26T18:36:21Z2019-07-26T18:36:21Z2015http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/775Orientação: Profa. Dra. Adriana Cintra de Carvalho PintoDissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Departamento de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2015.Resumo: Compreender a natureza dos programas e projetos que têm a finalidade de inclusão digital no espaço escolar torna-se primordial para que o docente reflita sobre a abrangência de sua atuação, a expectativa em relação a ela e a possibilidade ou não de realização plena. É necessário também refletir sobre a estreita relação entre a linguagem e o trabalho do professor, compreendendo que os textos que precedem a sua atividade, os chamados prescritivos, trazem consigo uma concepção do que seja a atividade desse profissional. Diante desse contexto, o objetivo da pesquisa foi analisar o manual de instrução "Material Prático para Professores", utilizado na implementação da educação digital de uma rede municipal do Vale do Paraíba paulista. Para tanto, foram utilizados os procedimentos desenvolvidos pelos pesquisadores do grupo LAEL (Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem), que por sua vez, comunga das teses centrais do grupo Linguagem, ação e formação (LAF). Esses procedimentos podem ser divididos em dois grupos: o que parte da análise dos aspectos linguístico-discursivos, com foco no contexto mais amplo para se chegar a análise do texto à frase e aos morfemas; e outro mais interpretativo, construído com base em categorias de uma semântica do agir, para identificar o agir do professor no texto oficial. Para embasamento teórico foram utilizados os princípios e fundamentos desenvolvidos pelo Interacionismo Sociodiscursivo, para o qual todo texto é veículo da reconfiguração do agir humano. Além disso, foram utilizados fundamentos das ciências do trabalho, particularmente da Ergonomia da Atividade e da Psicologia do Trabalho, tal como desenvolvida pelos pesquisadores da Clínica da Atividade, assim como de autores que versavam sobre as Tecnologias digitais. Os resultados demonstraram que a tecnologia é apresentada como a figura central do manual, a protagonista das ações observadas e o trabalho docente é compreendido como uma aplicação de conteúdos e procedimentos prescritos por uma instância superior. Ao professor, é subtraída a capacidade reflexiva do processo de ensino, já que é apresentado como secundário, à margem da tecnologia e de seus aplicativos. A análise permitiu concluir que as pesquisas sobre os textos que antecedem a prática educacional são de suma importância para que se compreenda as representações nele veiculadas, em contraponto à complexidade exigida para a realização desta profissão.Abstract: Understanding the nature of the programs and projects that are pro digital inclusion at school becomes primordial for the teacher to understand the scope of his praxis, the expectancy in relation of the praxis and how much can be done. It is also necessary to reflect about the close relation between the language and the role of the teacher, understanding that the texts that comes before their job, the prescriptive texts, bring a conception about these professional activity. For that, this research aims to analyze the 'Practical Manual for Teachers', utilized on its implementation on the Education System. To do so, some procedures were utilized, such as the ones developed by the LAEL (Applied Linguistics and Language Studies) group, which takes their core theses from the LAF (Formation Language and Action) Group. Such procedures can be divided in two groups: analysis of lingual-discursive aspects, focusing on a broader context; and the other group follows a more interpretative approach, built around semantics, to identify the praxis of the teacher. For the theoretical foundation we have been used the principles and basis developed by the Social-discursive Interacionism. Besides that, we also have taken theories from Ergonomics and Labor Psychology, such as the ones developed by researchers in the Activity Clinic and authors that talked about Digital Technology. Results show that technology is seen as protagonist of the manual, and the work of a teacher is understood as the application of contents and procedures enlisted by a higher instance. The teacher seens removed from himself the reflexive capacity of the teaching process, since it is seen as secondary, marginalized by technology and its applications. The analysis also allowed us to conclude that research about the texts about educacional praxis are of the utmost importance for the understanding of the representations expressed in it, offsetting the complexity demanded for the completion of this job.Made available in DSpace on 2019-07-26T18:36:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maria Lucia Florenzano Vidal Goncalves_seg.pdf: 1125059 bytes, checksum: 026dd1b117c31a51a8cddc1b7e90e8b7 (MD5) Previous issue date: 2015Mestrado122 p. : digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéPrograma de Pós-graduação em Linguística AplicadaUNITAUBrasilDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço SocialRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADATrabalho docenteInclusão digitalProfessorEducaçãoInteracionismo sociodiscursivoO trabalho docente interpretado em um manual de instrução ao professor sobre a educação digital.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALMaria Lucia Florenzano Vidal Goncalves_seg.pdfapplication/pdf1125059http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/775/1/Maria%20Lucia%20Florenzano%20Vidal%20Goncalves_seg.pdf026dd1b117c31a51a8cddc1b7e90e8b7MD5120.500.11874/7752019-09-10 17:31:19.613oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/775Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2019-09-10T20:31:19Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O trabalho docente interpretado em um manual de instrução ao professor sobre a educação digital.
title O trabalho docente interpretado em um manual de instrução ao professor sobre a educação digital.
spellingShingle O trabalho docente interpretado em um manual de instrução ao professor sobre a educação digital.
Gonçalves, Maria Lúcia Florenzano Vidal
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Trabalho docente
Inclusão digital
Professor
Educação
Interacionismo sociodiscursivo
title_short O trabalho docente interpretado em um manual de instrução ao professor sobre a educação digital.
title_full O trabalho docente interpretado em um manual de instrução ao professor sobre a educação digital.
title_fullStr O trabalho docente interpretado em um manual de instrução ao professor sobre a educação digital.
title_full_unstemmed O trabalho docente interpretado em um manual de instrução ao professor sobre a educação digital.
title_sort O trabalho docente interpretado em um manual de instrução ao professor sobre a educação digital.
author Gonçalves, Maria Lúcia Florenzano Vidal
author_facet Gonçalves, Maria Lúcia Florenzano Vidal
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Ghiraldelo, Claudete Moreno
Cristovão, Vera Lúcia Lopes, 1966-
Universidade de Taubaté
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Maria Lúcia Florenzano Vidal
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pinto, Adriana Cintra de Carvalho
contributor_str_mv Pinto, Adriana Cintra de Carvalho
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Trabalho docente
Inclusão digital
Professor
Educação
Interacionismo sociodiscursivo
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho docente
Inclusão digital
Professor
Educação
Interacionismo sociodiscursivo
description Orientação: Profa. Dra. Adriana Cintra de Carvalho Pinto
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-26T18:36:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-07-26T18:36:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/775
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/775
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 122 p. : digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/775/1/Maria%20Lucia%20Florenzano%20Vidal%20Goncalves_seg.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 026dd1b117c31a51a8cddc1b7e90e8b7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844385281736704