O trabalho docente interpretado no dizer de um professor do/no campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Rosângela Aparecida
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/773
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Adriana Cintra de Carvalho Pinto
id UNITAU_2252e1bdc7f10c0d5500ad8fc5ca935a
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/773
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Ribeiro, Rosângela AparecidaAlmeida, Maria do Carmo Souza deAlvarez, Sonia MariaUniversidade de TaubatéPinto, Adriana Cintra de Carvalho2019-07-26T18:14:03Z2019-07-26T18:14:03Z2015http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/773Orientação: Profa. Dra. Adriana Cintra de Carvalho PintoDissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Departamento de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2015.Resumo: Esta dissertação tem como tema a linguagem, suas relações com o trabalho docente e está vinculada ao projeto "Análise do trabalho do professor de línguas expresso em textos produzidos por, para e sobre esse profissional da educação", coordenado pela professora Adriana Cintra de Carvalho Pinto, do Programa de Pós-graduação de Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté. Sendo assim a dissertação tem como objetivo geral interpretar e avaliar como o trabalho do professor de línguas é representado em textos produzidos por e sobre ele, com a finalidade de descobrir e compreender o conjunto de significações construídas sobre esse trabalho. Esta pesquisa também procura significações para o trabalho de uma professora do/no campo, por meio da avaliação das figuras interpretativas desse trabalho e foi realizada mediante a análise do relato sobre a prática docente, feito por uma professora que atende às crianças de área rural, colhida após a prévia aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa e em consentimento esclarecido da relatora. A fim de analisar a atividade dessa profissional, os dados obtidos foram estudados à luz dos pressupostos teóricos de uma abordagem interacionista sociodiscursiva, bem como de contribuições da Ergonomia e da Clínica do Trabalho. Os dados da pesquisa revelaram figuras interpretativas do agir do professor, tanto tradicionais quanto progressistas, unindo o conhecimento que tem de seu aluno e do conteúdo a ser trabalhado para driblar as dificuldades inerentes à profissão, principalmente a falta de prescrições para o professor do campo. Conhecer essas representações sobre o trabalho docente na zona rural trouxe à tona o vislumbre de possibilidades e perspectivas de transformação dessa relação da escola com a comunidade, bem como contribuições para o professor que trabalha com alunos oriundos da área rural.Abstract: The present dissertation it is about the docent's work in the fields, of how this work is expressed in the speech of the teachers at/from the fields, and the family-school as a part of this work. In the years of 2009 and 2012, there was an uprising, leaded by the rural community against the activities developed by the school professionals that attended this community, culminating in some of them dropping out to work in this location. Parents and school showed to have goals that should converge, however, at this school there were some conflicts that put an end in the dialog and the partnership between parents and school. In this dissertation, the objective is to identify and interpret the representations about the professor's work at/from the fields and the family-school relationship as partners. This research relies on theoretical assumptions of an Interactionist social-discursive approach, as well as contributions of Ergonomics and Clinicof Work, pursuing a review of the activity of the teacher from the rural area. The research that composes this work was made by analyzing texts from reports of docent practices, made by a teacher. To know better the representations about the docent work, in the context presented herein, brings to light possibilities, perspectives for transformation of the relationship between school and community.Made available in DSpace on 2019-07-26T18:14:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rosangela Aparecida Ribeiro_seg.pdf: 742545 bytes, checksum: 05f34179ee3db0b621ef24febb275860 (MD5) Previous issue date: 2015Mestrado105 p. : digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéPrograma de Pós-graduação em Linguística AplicadaUNITAUBrasilDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço SocialRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAEducação do campoProfessorComunidade ruralInteracionismo sociodiscursivoO trabalho docente interpretado no dizer de um professor do/no campoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALRosangela Aparecida Ribeiro_seg.pdfapplication/pdf742545http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/773/1/Rosangela%20Aparecida%20Ribeiro_seg.pdf05f34179ee3db0b621ef24febb275860MD5120.500.11874/7732019-09-10 17:31:07.452oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/773Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2019-09-10T20:31:07Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O trabalho docente interpretado no dizer de um professor do/no campo
title O trabalho docente interpretado no dizer de um professor do/no campo
spellingShingle O trabalho docente interpretado no dizer de um professor do/no campo
Ribeiro, Rosângela Aparecida
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Educação do campo
Professor
Comunidade rural
Interacionismo sociodiscursivo
title_short O trabalho docente interpretado no dizer de um professor do/no campo
title_full O trabalho docente interpretado no dizer de um professor do/no campo
title_fullStr O trabalho docente interpretado no dizer de um professor do/no campo
title_full_unstemmed O trabalho docente interpretado no dizer de um professor do/no campo
title_sort O trabalho docente interpretado no dizer de um professor do/no campo
author Ribeiro, Rosângela Aparecida
author_facet Ribeiro, Rosângela Aparecida
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Almeida, Maria do Carmo Souza de
Alvarez, Sonia Maria
Universidade de Taubaté
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Rosângela Aparecida
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pinto, Adriana Cintra de Carvalho
contributor_str_mv Pinto, Adriana Cintra de Carvalho
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Educação do campo
Professor
Comunidade rural
Interacionismo sociodiscursivo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do campo
Professor
Comunidade rural
Interacionismo sociodiscursivo
description Orientação: Profa. Dra. Adriana Cintra de Carvalho Pinto
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-26T18:14:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-07-26T18:14:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/773
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/773
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 105 p. : digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/773/1/Rosangela%20Aparecida%20Ribeiro_seg.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 05f34179ee3db0b621ef24febb275860
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844385276493824