Resolução de problemas não convencionais na educação infantil : a criança como protagonista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Raissa Alexandra Lopes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7059
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Maria Teresa de Moura Ribeiro
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spelling Duarte, Raissa Alexandra LopesCalil, Ana Maria Gimenes Corrêa, 1969-Ciríaco, Klinger TeodoroUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em EducaçãoRibeiro, Maria Teresa de Moura, 1968-2024-04-09T22:53:46Z2024-04-09T22:53:46Z2021http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7059Orientação: Profa. Dra. Maria Teresa de Moura RibeiroDissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2021.Resumo: Diante das especificidades e necessidades da Educação Infantil e dos modos próprios de desenvolvimento e aprendizagem da faixa etária atendida por esta etapa educacional, esta pesquisa analisou as contribuições da utilização de propostas de resolução de problemas não convencionais como forma de desenvolver o protagonismo, autonomia e a percepção matemática nas crianças. Além de identificar a forma como as crianças raciocinam diante da resolução de problemas não convencionais na Educação Infantil, buscou-se compreender limites e possibilidades da pesquisa sobre a própria prática em Educação Matemática na infância e como esta contribui para o protagonismo infantil em situações de interação e brincadeiras. Com o aporte teórico de Stanic e Kilpatrick (1989), D'Ambrosio (1993), Lorenzato (2008), Smole, Diniz e Cândido (2000), entre outros, o trabalho foi realizado a partir de registros de observação in loco, da prática realizada pela própria pesquisadora em sua turma com 17 crianças de 4 e 5 anos e 11 meses da Educação Infantil, de uma escola pública da rede municipal de ensino de uma cidade da região do Vale do Paraíba paulista. Foram utilizados como instrumentos de produção de dados um diário de campo, no qual foram descritos os detalhes observados e vivenciados durante o desenvolvimento das atividades, registradas as falas das crianças sobre as hipóteses por elas levantadas durante o processo de resolução de problemas e os encaminhamentos e mediações realizadas; os registros fotográficos das propostas desenvolvidas e pictóricos realizados pelas crianças e as reflexões da pesquisadora. Os resultados evidenciam que a resolução de problemas e discussões em grupo se mostraram uma excelente estratégia para as crianças avançarem em suas hipóteses matemáticas, sendo confrontadas por ideias diferentes dos colegas. Assim, à medida que resolviam as problemáticas construíam e consolidavam seu senso matemático. Além disso, utilizavam estratégias de resolução dos problemas em outros momentos de sua rotina, demonstrando interesse neste tipo de proposta. Também se destaca o papel da pesquisa na formação e desenvolvimento pessoal e profissional da pesquisadora, como investigadora de sua própria prática na perspectiva da aprendizagem da docência. Como produto, organizamos um guia com sugestões de propostas utilizadas com crianças da Educação Infantil. Esperamos que os resultados da pesquisa e seu respectivo produto possam contribuir para apoiar os profissionais da educação, especificamente referente à Educação Matemática na Educação Infantil.Abstract: Given the specificities and needs of Early Childhood Education and the specific ways of development and learning of the age group served by this educational stage, this research analyzed the contributions of the use of non-conventional problem-solving proposals as a way to develop protagonism, autonomy and perception math in children. In addition to identifying the way in which children reason in the face of unconventional problem solving in Early Childhood Education, we sought to understand the limits and possibilities of research on the practice in Mathematics Education in childhood and how it contributes to the role of children in childhood situations. interaction and play. With the theoretical contribution of Stanic and Kilpatrick (1989), D'Ambrosio (1993), Lorenzato (2008), Smole, Diniz and Cândido (2000), among others, the work was carried out from in loco observation records, from the practice carried out by the researcher herself in her class with 17 children aged 4 and 5 years and 11 months of kindergarten, from a public school in the municipal education network in a city in the Vale do Paraíba region of São Paulo. A field diary was used as data production instruments, none of which required the details observed and experienced during the development of activities, provided as children's speeches about hypotheses raised by them during the process of problem solving and referrals and mediations performed; the photographic records of the developed and pictorial proposals carried out by the children and as reflections of the researcher. The results show that problem solving and group success is an excellent strategy for children to advance their mathematical hypotheses, being confronted by different ideas from their peers. Thus, as they solved the problems, they built and consolidated their mathematical sense. Furthermore, they use the problem solving approach at other times in their routine, demonstrating the interest in this type of proposal. The role of research in the training and personal-professional development of the researcher is also highlighted, as an investigator of her own practice from the perspective of teaching learning. As a product, we have organized a guide with suggestions for proposals with children from Early Childhood Education. We hope that the results of the research and its respective product can contribute to support education professionals, specifically related to Mathematics Education in Early Childhood Education.Made available in DSpace on 2024-04-09T22:53:46Z (GMT). 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