O desenvolvimento da autonomia em alunos dos anos finais do ensino fundamental : implicações da pandemia na Escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sudário, Giovanna Guarnieri, 1994-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6868
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Ana Maria Gimenes Corrêa Calil
id UNITAU_b627050a90d882881b5f859768506b59
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/6868
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Sudário, Giovanna Guarnieri, 1994-Magalhães, Luciana de Oliveira RochaAlmeida, Laurinda Ramalho deUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em EducaçãoCalil, Ana Maria Gimenes Corrêa, 1969-2024-02-26T19:12:39Z2024-02-26T19:12:39Z2023http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6868Orientação: Profa. Dra. Ana Maria Gimenes Corrêa CalilDissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2023.Resumo: A temática discute a promoção e construção da autonomia discente no contexto escolar tendo em vista a perspectiva psicogenética de Wallon e a importância da escola no seu desenvolvimento. Buscou-se o enfoque das práticas pedagógicas vivenciadas no período de isolamento ocasionado pela Pandemia, bem como, o momento de retorno ao presencial. A pesquisa insere-se na área de concentração da formação docente para a Educação Básica, tendo como linha de pesquisa a formação docente e o desenvolvimento profissional. Teve-se como objetivo analisar como a autonomia foi trabalhada pela escola durante o período da Pandemia e no retorno as aulas presenciais. Optou-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa realizada em uma unidade escolar da rede pública municipal de ensino de um município do Vale do Paraíba paulista. Para atingir ao objetivo proposto, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com o diretor e com o coordenador pedagógico institucionais, e também, foram realizados dois grupos de discussão um com cinco professores dos anos finais do ensino fundamental e outro grupo com nove alunos do 9º ano. Os dados obtidos foram analisados na perspectiva da análise de conteúdo proposta por Bardin (2016). A análise realizada propôs a discussão acerca das implicações da pandemia na escola, especialmente na prática pedagógica do professor. Os resultados apontam que o período de isolamento escancarou a desigualdade entre escolas públicas e particulares, questão comumente naturalizada pelos docentes. Além disso, a concepção de autonomia mostrou-se desconectada do conhecimento, e portanto, esta habilidade não está inclusa nas práticas pedagógicas de maneira intencional. Por outro lado, os resultados também salientam as necessidades dos discentes que sinalizam que práticas pedagógicas motivadoras e promotoras de autonomia são aquelas que os permitem experienciar para além da teoria. Assim, ao se sentirem mais protagonistas de seus aprendizados, vivenciando uma relação professor-aluno de construção colaborativa e afetiva, os adolescentes se veem mais responsáveis, mais autônomos e aprendem melhor. Por fim, elaborou-se um material didático teórico-prático com casos de ensino derivados da presente pesquisa, com sugestões de discussões para a formação inicial e/ou continuada dos professores e para a escola.Abstract: The theme discusses the promotion and construction of student autonomy in the school context in view of Wallon's psychogenetic perspective and the importance of the school in its development. We sought to focus on the pedagogical practices experienced in the period of isolation caused by the Pandemic, as well as the moment of returning to the classroom. The research is part of the area of concentration of teacher training for Basic Education, having teacher training and professional development as a line of research. The objective was to analyze how autonomy was worked on by the school during the Pandemic period and when returning to face-to-face classes. We opted for a research with a qualitative approach carried out in a school unit of the municipal public education network in a municipality in the Vale do Paraíba region of São Paulo. In order to reach the proposed objective, semi-structured interviews were carried out with the director and the institutional pedagogical coordinator, and also, two discussion groups were carried out, one with five teachers from the final years of elementary school and another group with nine students from the 9th grade . The data obtained were analyzed from the perspective of content analysis proposed by Bardin (2016). The analysis carried out proposed a discussion about the implications of the pandemic at school, especially in the teacher's pedagogical practice. The results indicate that the period of isolation opened up the inequality between public and private schools, an issue commonly naturalized by teachers. In addition, the concept of autonomy proved to be disconnected from knowledge, and therefore, this skill is not intentionally included in pedagogical practices. On the other hand, the results also highlight the students' needs, which indicate that motivating pedagogical practices that promote autonomy are those that allow them to experience beyond theory. Thus, when they feel more protagonists of their learning, experiencing a collaborative and affective teacher-student relationship, adolescents see themselves as more responsible, more autonomous and learn better. Finally, a theoretical-practical didactic material was elaborated with teaching cases derived from the present research, with suggestions for discussions for the initial and/or continued formation of teachers and for the school.Made available in DSpace on 2024-02-26T19:12:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DM Giovanna Guarnieri Sudario.pdf: 876408 bytes, checksum: 2e7abf8d98fb901eebb22f16ead80777 (MD5) Previous issue date: 20231 recurso online (145f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.AutonomiaAfetividadeProfessores e alunosPrática pedagógicaEnsino fundamentalO desenvolvimento da autonomia em alunos dos anos finais do ensino fundamental : implicações da pandemia na Escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALDM Giovanna Guarnieri Sudario.pdfapplication/pdf876408http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/6868/1/DM%20Giovanna%20Guarnieri%20Sudario.pdf2e7abf8d98fb901eebb22f16ead80777MD5120.500.11874/68682024-02-26 16:12:39.34oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/6868Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2024-02-26T19:12:39Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O desenvolvimento da autonomia em alunos dos anos finais do ensino fundamental : implicações da pandemia na Escola
title O desenvolvimento da autonomia em alunos dos anos finais do ensino fundamental : implicações da pandemia na Escola
spellingShingle O desenvolvimento da autonomia em alunos dos anos finais do ensino fundamental : implicações da pandemia na Escola
Sudário, Giovanna Guarnieri, 1994-
Autonomia
Afetividade
Professores e alunos
Prática pedagógica
Ensino fundamental
title_short O desenvolvimento da autonomia em alunos dos anos finais do ensino fundamental : implicações da pandemia na Escola
title_full O desenvolvimento da autonomia em alunos dos anos finais do ensino fundamental : implicações da pandemia na Escola
title_fullStr O desenvolvimento da autonomia em alunos dos anos finais do ensino fundamental : implicações da pandemia na Escola
title_full_unstemmed O desenvolvimento da autonomia em alunos dos anos finais do ensino fundamental : implicações da pandemia na Escola
title_sort O desenvolvimento da autonomia em alunos dos anos finais do ensino fundamental : implicações da pandemia na Escola
author Sudário, Giovanna Guarnieri, 1994-
author_facet Sudário, Giovanna Guarnieri, 1994-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Magalhães, Luciana de Oliveira Rocha
Almeida, Laurinda Ramalho de
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Sudário, Giovanna Guarnieri, 1994-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Calil, Ana Maria Gimenes Corrêa, 1969-
contributor_str_mv Calil, Ana Maria Gimenes Corrêa, 1969-
dc.subject.por.fl_str_mv Autonomia
Afetividade
Professores e alunos
Prática pedagógica
Ensino fundamental
topic Autonomia
Afetividade
Professores e alunos
Prática pedagógica
Ensino fundamental
description Orientação: Profa. Dra. Ana Maria Gimenes Corrêa Calil
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-26T19:12:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-02-26T19:12:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6868
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6868
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (145f.) : il. digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/6868/1/DM%20Giovanna%20Guarnieri%20Sudario.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2e7abf8d98fb901eebb22f16ead80777
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844397392789504