Representações sociais da escolha profissional pelos alunos do ensino médio do campo/cidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Leonor M., 1968-
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5569
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Edna Maria Querido de Oliveira Chamon
id UNITAU_c36f199c5ecf674c5e0382c1c7f2c469
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5569
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Santana, Leonor M., 1968-Dutra, Joel SouzaLeão, Marluce Auxiliadora Borges GlausUniversidade de Taubaté.Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento HumanoChamon, Edna Maria Querido de Oliveira, 1961-2022-04-01T17:53:42Z2022-04-01T17:53:42Z2017http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5569Orientação: Profa. Dra. Edna Maria Querido de Oliveira ChamonDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano, Taubaté, 2017.Resumo: Trata-se de uma pesquisa cujo objetivo foi investigar as representações sociais da escolha profissional dos estudantes do ensino médio de escolas públicas da cidade e do campo, em dois municípios da Região Metropolitana do Vale do Paraíba Paulista. Foi realizada pesquisa de campo, descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa. A partir da população, composta de 1616 estudantes dos dois municípios, foi selecionada a amostra, de 471 participantes. Os dados foram coletados por meio de questionários, entrevistas semiestruturadas e aplicação do Jogo "Critérios para a escolha profissional". Os dados obtidos por meio do questionário foram tabulados no software Sphinx®. Para realização das entrevistas foi utilizado o critério de saturação, somando-se 21 entrevistas, que foram tabuladas pelo software ALCESTE. O Jogo foi aplicado juntamente com as entrevistas e analisado de acordo com os critérios já definidos no instrumento. As questões do questionário foram agrupadas em quatro categorias: 1) Caracterização sociodemográfica; 2) Escolha Profissional; 3) Significado da profissão/trabalho 4) Relação trabalho X estudo. Os resultados obtidos por meio das entrevistas revelaram cinco classes de discursos: 1) Profissões; 2) Experiências de trabalho; 3) Lazer; 4) Estudo/escola; 5) Escolha profissional. Os resultados obtidos por meio do Jogo foram analisados a partir dos critérios abordados pelo instrumento: 1) Ambiente de Trabalho; 2) Objetos/conteúdos de trabalho; 3) Atividades de trabalho; 4) Rotina de trabalho; e, 5) Retornos do trabalho. Após analise dos resultados de cada instrumento, realizou-se triangulação de métodos, obtendo-se três blocos de análise: Escolha Profissional; Significado da profissão/trabalho; e, Relação Escola X Trabalho. Os resultados revelaram que as representações sociais das escolhas profissionais desses jovens estão relacionadas para identificar uma profissão em que desenvolvam atividades de que gostem, que lhes possibilitem ascensão social, além de desenvolver suas habilidades. Como elemento importante, identificou-se também o desejo de atuar em atividades relacionadas ao desenvolvimento e melhoria de vida de outras pessoas e da própria comunidade. Para tanto, o estudo e a capacitação têm lugar de destaque, uma vez que constituem condição fundamental para uma profissão que permita ganhos sociais e materiais. Esses elementos estão associados com aspectos geracionais, na medida em que as características da juventude atual apontam para essas demandas, somando-se aos conceitos de empregabilidade, em que conhecimento e habilidades técnicas e comportamentais são essenciais.Abstract: This research aims to investigate the social representation of professional choice of high school students enrolled in rural and urban public schools, in two municipalities of Vale do Paraíba Paulista region, in Brazil. Both, qualitative and quantitative approaches were employed in the research. From a population of 1616 students, a sample of 471 participants was selected, and data were collected by questionnaires, interviews and the game "Criteria for professional choice". Software SPHINX was applied to prepare the questionnaire and collect and analyze the answers. Software ALCESTE was applied to 21 interviews selected from the participants? group. The questionnaire was composed of four groups of questions: 1) Personal data; 2) Professional Choice; 3) Meaning of the profession/work 4) work X study relations. The interviews? analyses revealed five classes of discourse: 1) Professions; 2) Work experiences; 3) Leisure; 4) Study/school; 5) Professional choice. The results for the game "Criteria for professional choice" were analyzed through five criteria proposed by the instrument: 1) Work Environment; 2) Work objects contents; 3) Work activities; 4) Work routine and 5) Work returns. Combining the results from all instruments, three groups emerge: Professional Choice; Meaning of the profession/work; Work X School relation. The results revealed social representations of the professional choices organized around professions allowing pleasure, social ascent and possibilities to develop abilities and talents. Also, it was identified a desire to work in activities related to improve the lives of other people and the community. Study and capacity building are considered instrumental for a profession that allows for social and material gains. These elements are associated to demands of youth in general, and include the idea of employability, for which technical and behavioral competencies are essential.Made available in DSpace on 2022-04-01T17:53:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Leonor M Santana.pdf: 3129294 bytes, checksum: a990f2de22308e6a98adb2b3241d8a16 (MD5) Previous issue date: 20171 recurso online (131 f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéUNITAUBrasilRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Desenvolvimento humanoEscolha profissionalRepresentações sociaisEducação do campoRepresentações sociais da escolha profissional pelos alunos do ensino médio do campo/cidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALLeonor M Santana.pdfapplication/pdf3129294http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5569/1/Leonor%20M%20Santana.pdfa990f2de22308e6a98adb2b3241d8a16MD5120.500.11874/55692022-05-19 15:26:17.605oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5569Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2022-05-19T18:26:17Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Representações sociais da escolha profissional pelos alunos do ensino médio do campo/cidade
title Representações sociais da escolha profissional pelos alunos do ensino médio do campo/cidade
spellingShingle Representações sociais da escolha profissional pelos alunos do ensino médio do campo/cidade
Santana, Leonor M., 1968-
Desenvolvimento humano
Escolha profissional
Representações sociais
Educação do campo
title_short Representações sociais da escolha profissional pelos alunos do ensino médio do campo/cidade
title_full Representações sociais da escolha profissional pelos alunos do ensino médio do campo/cidade
title_fullStr Representações sociais da escolha profissional pelos alunos do ensino médio do campo/cidade
title_full_unstemmed Representações sociais da escolha profissional pelos alunos do ensino médio do campo/cidade
title_sort Representações sociais da escolha profissional pelos alunos do ensino médio do campo/cidade
author Santana, Leonor M., 1968-
author_facet Santana, Leonor M., 1968-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Dutra, Joel Souza
Leão, Marluce Auxiliadora Borges Glaus
Universidade de Taubaté.Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Leonor M., 1968-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira, 1961-
contributor_str_mv Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira, 1961-
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento humano
Escolha profissional
Representações sociais
Educação do campo
topic Desenvolvimento humano
Escolha profissional
Representações sociais
Educação do campo
description Orientação: Profa. Dra. Edna Maria Querido de Oliveira Chamon
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-01T17:53:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-01T17:53:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5569
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5569
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (131 f.) : il. digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5569/1/Leonor%20M%20Santana.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a990f2de22308e6a98adb2b3241d8a16
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813263158745235456