Um estudo sobre temas transversais e o uso de tecnologias no ensino médio integrado ao ensino técnico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Criado, Nelson Luzetti
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Kamensky, Andrea Paula dos Santos Oliveira
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5645
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Mariana Aranha de Souza.
id UNITAU_de79377e67bec0faa3978da2911bd9e5
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5645
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Criado, Nelson LuzettiKamensky, Andrea Paula dos Santos OliveiraCalil, Ana Maria Gimenes Corrêa, 1969-Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em EducaçãoSouza, Mariana Aranha de, 1980-2022-05-05T23:47:30Z2022-05-05T23:47:30Z2018http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5645Orientação: Profa. Dra. Mariana Aranha de Souza.Dissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2018.Resumo: Esta pesquisa ancora-se no referencial teórico que concerne os estudos sobre o Currículo e a Interdisciplinaridade, a partir de uma perspectiva crítica da construção do conhecimento e da seleção dos conteúdos curriculares. Compreende que o exercício da docência ampara-se em processos de aprendizagens colaborativas e constantes que precisam considerar o contexto tecnológico vivenciado, bem como o que dizem e anseiam os estudantes. Realizada em uma Instituição de Ensino Privada, pertencente a um município da região metropolitana de São Paulo, essa pesquisa teve como objetivo compreender quais Temas Transversais alunos e professores do Ensino Médio Integrado ao Ensino Técnico diagnosticam como carentes de um trabalho mais intencional na escola, bem como permitir que os próprios alunos, voluntários na investigação, construam um ambiente virtual em que os temas possam ser trabalhados. Participaram como sujeitos dessa pesquisa, inicialmente, duzentos e quarenta alunos e treze professores, e, em um segundo momento, seis alunos voluntários que durante a coleta de dados estavam cursando o 2º e/ou 3º ano do Curso Técnico em Informática e já tinham participado da disciplina Tecnologia Web. Divididos em dois grupos planejaram, construíram e executaram um site sobre dois dos Temas Transversais mais votados, a saber: educação sexual e bullying. Após a implantação, os alunos que o construíram o site, participaram de um encontro de Grupo Focal, relatando a experiência de ter participado desse processo e a percepção sobre a realização do trabalho, considerando a dimensão curricular dos Temas Transversais, o uso de tecnologias nos processos de aprendizagem e a importância do trabalho em equipe, a partir de uma perspectiva colaborativa. Os resultados demonstraram que o corpo discente considera como necessárias, porém não trabalhados na escola, as temáticas da orientação sexual e bullying. O material produzido apontou que possuem conhecimento conceitual sobre o que dizem e os reproduzem nos materiais elaborados. Ao relatarem a experiência, apontaram que os temas trabalhados fazem parte do cotidiano e, por isso, precisam ser trabalhados no currículo.Abstract: This study is anchored in the theoretical reference that studies the Curriculum and Interdisciplinarity, from a critical perspective of the construction of the knowledge and selection of curricular contents. It understands that the exercise of teaching relies on processes of collaborative and constant learning that need to consider the technological context experienced, as well as what students say and yearn for. This research was carried out in a Private Education Institution, belonging to a municipality in the metropolitan region of São Paulo. The objective of this research was to understand which cross-curricular themes students and teachers of the High School Integrated to Technical Education diagnose as lacking a more intentional work in the school, as well as such as enabling students, volunteers in research, to build a virtual environment in which, these themes can be worked on. Participating as subjects of this research initially were two hundred and forty students and thirteen teachers, and in a second moment six volunteer students who, during the data collection, were attending the 2nd and / or 3rd year of the Technical Course in Computer Science and who had already participated of course Web Technology. Divided into two working groups, the six students planned, built and run a website on two of the Cross-Cutting Themes most voted by all teachers and students in High School Integrated Technical Education, namely: sex education and bullying. After the implementation of the site, the students who built it participated in a meeting of Focal Group, reporting the experience of having participated in this process and the perception about the accomplishment of the work, considering the curricular dimension of the Transversal Themes, the use of technologies in the processes of learning and the importance of teamwork, from a collaborative perspective. The results showed that the students take into consideration sexual orientation and bullying as necessary, but not worked at school. The material produced indicated that the students have conceptual knowledge about what they say and reproduce them in the materials whose they told for. In reporting the experience of the site, the students point out that the themes that they work are part of their daily life and therefore need to be worked in the curriculum.Made available in DSpace on 2022-05-05T23:47:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Nelson Luzetti Criado.pdf: 2757201 bytes, checksum: 3a899f055f0f6ff8ebcf76195c423387 (MD5) Previous issue date: 20181 recurso online (150 f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéUNITAUBrasilRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.CurrículosInterdisciplinaridadeTemas transversaisTecnologia da Informação e Comunicação (TIC)Um estudo sobre temas transversais e o uso de tecnologias no ensino médio integrado ao ensino técnicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALNelson Luzetti Criado.pdfapplication/pdf2757201http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5645/1/Nelson%20Luzetti%20Criado.pdf3a899f055f0f6ff8ebcf76195c423387MD5120.500.11874/56452022-05-19 15:26:18.729oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5645Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2022-05-19T18:26:18Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um estudo sobre temas transversais e o uso de tecnologias no ensino médio integrado ao ensino técnico
title Um estudo sobre temas transversais e o uso de tecnologias no ensino médio integrado ao ensino técnico
spellingShingle Um estudo sobre temas transversais e o uso de tecnologias no ensino médio integrado ao ensino técnico
Criado, Nelson Luzetti
Currículos
Interdisciplinaridade
Temas transversais
Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)
title_short Um estudo sobre temas transversais e o uso de tecnologias no ensino médio integrado ao ensino técnico
title_full Um estudo sobre temas transversais e o uso de tecnologias no ensino médio integrado ao ensino técnico
title_fullStr Um estudo sobre temas transversais e o uso de tecnologias no ensino médio integrado ao ensino técnico
title_full_unstemmed Um estudo sobre temas transversais e o uso de tecnologias no ensino médio integrado ao ensino técnico
title_sort Um estudo sobre temas transversais e o uso de tecnologias no ensino médio integrado ao ensino técnico
author Criado, Nelson Luzetti
author_facet Criado, Nelson Luzetti
Kamensky, Andrea Paula dos Santos Oliveira
author_role author
author2 Kamensky, Andrea Paula dos Santos Oliveira
author2_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Calil, Ana Maria Gimenes Corrêa, 1969-
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Criado, Nelson Luzetti
Kamensky, Andrea Paula dos Santos Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Mariana Aranha de, 1980-
contributor_str_mv Souza, Mariana Aranha de, 1980-
dc.subject.por.fl_str_mv Currículos
Interdisciplinaridade
Temas transversais
Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)
topic Currículos
Interdisciplinaridade
Temas transversais
Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)
description Orientação: Profa. Dra. Mariana Aranha de Souza.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-05T23:47:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-05T23:47:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5645
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5645
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (150 f.) : il. digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5645/1/Nelson%20Luzetti%20Criado.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3a899f055f0f6ff8ebcf76195c423387
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844394040492032