Leitura em língua inglesa no ensino médio : cadernos do aluno (3ª Série) e do professor do Estado de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matias, Patrícia dos Santos Araújo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/829
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Maria Aparecida Garcia Lopes Rossi
id UNITAU_e90ed53e7618ef4697c57977e8fc9812
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/829
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Matias, Patrícia dos Santos AraújoPaula, Orlando deAquino, Zilda G. O. (Zilda Gaspar Oliveira de)Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaLopes-Rossi, Maria Aparecida Garcia2019-08-06T12:28:06Z2019-08-06T12:28:06Z2014http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/829Orientação: Profa. Dra. Maria Aparecida Garcia Lopes RossiDissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Departamento de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2014.Resumo: O tema desta pesquisa é a leitura em língua inglesa, especificamente a proposta de leitura do Currículo do Estado de São Paulo e as atividades do Caderno do Aluno, fornecido pela Secretaria do Estado de Educação. O objetivo geral é analisar a proposta de trabalho com leitura em inglês (língua estrangeira) do material didático distribuído pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Especificamente, os objetivos da pesquisa são: 1) fazer um levantamento das habilidades de leitura em língua estrangeira a serem desenvolvidas nos alunos do Ensino Médio, de acordo com o Currículo do Estado de São Paulo e identificar os pressupostos teóricos a partir dos quais essa proposta se constrói; 2) analisar as atividades de leitura em inglês propostas nos Cadernos do Aluno da 3ª Série do Ensino Médio e as orientações do Caderno do Professor; e 3) verificar se esse material didático corresponde às prescrições do Currículo. Esta pesquisa se justifica pela necessidade e importância de o professor de inglês da rede pública estadual conhecer profundamente o Currículo que orienta o ensino de língua estrangeira no Estado de São Paulo. Isso exige identificar os principais fundamentos teóricos desse Currículo e considerar com mais critérios o material didático recebido para o trabalho em sala de aula. A partir disso, o professor também pode propor atividades complementares que atendam às orientações do Currículo do Estado de São Paulo, bem como as necessidades e especificidades dos alunos. Esta é uma pesquisa qualitativo-interpretativista - as atividades de leitura em inglês propostas nos Cadernos do Aluno da 3ª Série do Ensino Médio e as orientações aos professores são analisadas com base nos pressupostos teóricos da concepção sociocognitiva de leitura, na teoria bakhtiniana de gêneros discursivos, no conceito de habilidades de leitura e em abordagens sobre práticas de leitura em língua estrangeira. Com o resultado da análise dos dados, observou-se que o Currículo pressupõe um trabalho com habilidades de leitura a partir de temas, por meio de textos de gêneros discursivos diversos. Alguns gêneros discursivos propostos, no entanto, parecem muito estranhos à temática. No que diz respeito às atividades do Caderno do Aluno nem todas as habilidades de leitura exigidas pelo Currículo são ali desenvolvidas. Essas poderiam ser bem mais exploradas, desde a leitura rápida até a leitura detalhada. As atividades de leitura dos textos ficam pela metade. As recomendações dadas no Caderno do Professor enfocam aspectos teóricos importantes, mas são muito longas e numa organização textual pouco prática para o professor acompanhá-las na dinâmica das aulas. Conclui-se que o Currículo segue uma orientação teórica atual e adequada, mas as atividades propostas no Caderno do Aluno e a orientações para os professores podem e precisam melhorar.Abstract: The theme of this research is the reading in English language, specifically the proposed reading of the Curriculum of the State of São Paulo and the activities of the Student's Notebook, provided by the State Department of Education. This research has as a main objective to analyze the proposed work with reading in English (foreign language) in the course material distributed by the Department of Education of the State of São Paulo. Specifically, the research objectives are: 1) to survey the reading skills in a foreign language to be developed in high school students, according to the curriculum of the State of São Paulo and identify the theoretical assumptions from which this proposal builds; 2) to analyze reading activities in English proposed in Section 3 of the Student Grade High School and the orientations to the teachers; and 3) whether such courseware meets the requirements of the curriculum. This research is justified by the need and importance of the teacher's English public schools deeply knows the curriculum that guides the teaching of foreign languages in the state of São Paulo. This also requires the identification of the main theoretical foundations of curriculum and enables more criteria courseware received for work in the classroom (Student's Notebooks). From this, the teacher can also propose additional activities that meet the guidelines of the Curriculum of the State of São Paulo, as well as the needs and characteristics of students. From the methodological point of view, this is a qualitative, interpretive research - reading activities in English proposed in Section Student 3rd Series of High School and the orientations to the teachers are analyzed based on the theoretical principles of socio-cognitive conception of reading, in Bakhtin's theory of speech genres, the concept of reading skills and approaches to practice reading in a foreign language. With the result of data analysis, it was observed that the curriculum assumes a work with reading skills from themes through discursive texts of different genres. Some proposed speech genres, however, seem very strange to the theme. With regard to the activities of the Student's Notebooks not all reading skills required by the curriculum are developed there. These could well be explored further, since the quick reading to the detailed reading. The activities of reading the texts are by half. The recommendations given in Teacher's Notebook focus on important theoretical aspects, but are too long and a little practice textual organization for the teacher to accompany them in class dynamics. It is concluded that the curriculum follows a current and appropriate theoretical orientation, but the proposals in the Student's Notebooks activities and guidance for teachers can and must improve.Made available in DSpace on 2019-08-06T12:28:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Patricia dos Santos Araujo Matias.pdf: 3161298 bytes, checksum: 8a962362f831b5ba88a4c41fd529f4dd (MD5) Previous issue date: 2014Mestrado88 p. : digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéPrograma de Pós-graduação em Linguística AplicadaUNITAUBrasilDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço SocialRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADALíngua inglesaLeituraEnsino médioLeitura em língua inglesa no ensino médio : cadernos do aluno (3ª Série) e do professor do Estado de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALPatricia dos Santos Araujo Matias.pdfapplication/pdf3161298http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/829/1/Patricia%20dos%20Santos%20Araujo%20Matias.pdf8a962362f831b5ba88a4c41fd529f4ddMD5120.500.11874/8292019-09-10 17:31:01.447oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/829Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2019-09-10T20:31:01Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Leitura em língua inglesa no ensino médio : cadernos do aluno (3ª Série) e do professor do Estado de São Paulo
title Leitura em língua inglesa no ensino médio : cadernos do aluno (3ª Série) e do professor do Estado de São Paulo
spellingShingle Leitura em língua inglesa no ensino médio : cadernos do aluno (3ª Série) e do professor do Estado de São Paulo
Matias, Patrícia dos Santos Araújo
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Língua inglesa
Leitura
Ensino médio
title_short Leitura em língua inglesa no ensino médio : cadernos do aluno (3ª Série) e do professor do Estado de São Paulo
title_full Leitura em língua inglesa no ensino médio : cadernos do aluno (3ª Série) e do professor do Estado de São Paulo
title_fullStr Leitura em língua inglesa no ensino médio : cadernos do aluno (3ª Série) e do professor do Estado de São Paulo
title_full_unstemmed Leitura em língua inglesa no ensino médio : cadernos do aluno (3ª Série) e do professor do Estado de São Paulo
title_sort Leitura em língua inglesa no ensino médio : cadernos do aluno (3ª Série) e do professor do Estado de São Paulo
author Matias, Patrícia dos Santos Araújo
author_facet Matias, Patrícia dos Santos Araújo
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Paula, Orlando de
Aquino, Zilda G. O. (Zilda Gaspar Oliveira de)
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Matias, Patrícia dos Santos Araújo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lopes-Rossi, Maria Aparecida Garcia
contributor_str_mv Lopes-Rossi, Maria Aparecida Garcia
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Língua inglesa
Leitura
Ensino médio
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa
Leitura
Ensino médio
description Orientação: Profa. Dra. Maria Aparecida Garcia Lopes Rossi
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-06T12:28:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-06T12:28:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/829
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/829
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 88 p. : digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/829/1/Patricia%20dos%20Santos%20Araujo%20Matias.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a962362f831b5ba88a4c41fd529f4dd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844385417003008