A leitura em LE/Inglês e a leitura escolar: uma prática co-construída por professores e alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2547 |
Resumo: | Este estudo investiga como as aulas de leitura em inglês se relacionam com o trabalho de leitura desenvolvido numa escola da rede pública de ensino de uma cidade do interior do oeste Catarinense. A geração de dados implicou observação participante nas aulas de inglês e nas demais aulas de leitura que aconteciam na escola seguindo um esquema rotativo semanal. A triangulação dos dados foi feita a partir da análise das anotações no diário de campo, da coleta de documentos, do questionário, das entrevistas com professores e alunos, das gravações em áudio e vídeo e do conselho de classe participativo. O trabalho foi desenvolvido em uma abordagem qualitativa, cujo foco de análise recaiu sobre a relação entre as aulas de leitura em inglês e a leitura escolar. Considerando que a leitura em inglês e que a leitura na escola como um todo precisam ser significativas e co-construídas pelos participantes envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, os resultados da pesquisa indicam que há uma distância entre o discurso |
id |
USIN_a0813217752d5ac5e1f0281d7e9624a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2547 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2015-03-05T18:10:47Z2015-03-05T18:10:47Z2006-04-07Made available in DSpace on 2015-03-05T18:10:47Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 7Este estudo investiga como as aulas de leitura em inglês se relacionam com o trabalho de leitura desenvolvido numa escola da rede pública de ensino de uma cidade do interior do oeste Catarinense. A geração de dados implicou observação participante nas aulas de inglês e nas demais aulas de leitura que aconteciam na escola seguindo um esquema rotativo semanal. A triangulação dos dados foi feita a partir da análise das anotações no diário de campo, da coleta de documentos, do questionário, das entrevistas com professores e alunos, das gravações em áudio e vídeo e do conselho de classe participativo. O trabalho foi desenvolvido em uma abordagem qualitativa, cujo foco de análise recaiu sobre a relação entre as aulas de leitura em inglês e a leitura escolar. Considerando que a leitura em inglês e que a leitura na escola como um todo precisam ser significativas e co-construídas pelos participantes envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, os resultados da pesquisa indicam que há uma distância entre o discursoThis study investigates how the reading classes in English are related to the reading work developed at a public school in a city in the western region of the state of Santa Catarina. The data generation is composed of participant observation of the English classes as well as of the other reading classes, which were scheduled following a weekly rotating scheme. The data triangulation was done based on the analysis of the field notes, documents, questionnaire, interviews with teachers and students, audiovisual recordings of the school reading classes and participative class council. The investigation employed a qualitative approach, which focused on the relation between the English reading classes and the school reading classes considering that both of them should be significant and co-constructed by the participants involved in the teaching learning process. The results indicate that there is a distance between the teachers’ normative discourse and their social actions and that both, teachers and students, coNenhumaLazarotto, Carmen Ângelahttp://lattes.cnpq.br/4528710645657994http://lattes.cnpq.br/5317492380452357Simões, Luciene JulianoUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em Lingüística AplicadaUNISINOSBrasilEscola da Indústria CriativaA leitura em LE/Inglês e a leitura escolar: uma prática co-construída por professores e alunosLetras e ArtesLingüísticaalfabetizaçãoaprendizagemensinoleitura escolarlingua inglesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2547info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALA leitura em LE.pdfA leitura em LE.pdfapplication/pdf2043754http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2547/1/A+leitura+em+LE.pdff78baaa7fc331f4e37306ac6e19ec386MD51UNISINOS/25472015-03-17 14:41:55.401oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2547Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-17T17:41:55Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A leitura em LE/Inglês e a leitura escolar: uma prática co-construída por professores e alunos |
title |
A leitura em LE/Inglês e a leitura escolar: uma prática co-construída por professores e alunos |
spellingShingle |
A leitura em LE/Inglês e a leitura escolar: uma prática co-construída por professores e alunos Lazarotto, Carmen Ângela Letras e Artes Lingüística alfabetização aprendizagem ensino leitura escolar lingua inglesa |
title_short |
A leitura em LE/Inglês e a leitura escolar: uma prática co-construída por professores e alunos |
title_full |
A leitura em LE/Inglês e a leitura escolar: uma prática co-construída por professores e alunos |
title_fullStr |
A leitura em LE/Inglês e a leitura escolar: uma prática co-construída por professores e alunos |
title_full_unstemmed |
A leitura em LE/Inglês e a leitura escolar: uma prática co-construída por professores e alunos |
title_sort |
A leitura em LE/Inglês e a leitura escolar: uma prática co-construída por professores e alunos |
author |
Lazarotto, Carmen Ângela |
author_facet |
Lazarotto, Carmen Ângela |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4528710645657994 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5317492380452357 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lazarotto, Carmen Ângela |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Simões, Luciene Juliano |
contributor_str_mv |
Simões, Luciene Juliano |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Letras e Artes Lingüística |
topic |
Letras e Artes Lingüística alfabetização aprendizagem ensino leitura escolar lingua inglesa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
alfabetização aprendizagem ensino leitura escolar lingua inglesa |
description |
Este estudo investiga como as aulas de leitura em inglês se relacionam com o trabalho de leitura desenvolvido numa escola da rede pública de ensino de uma cidade do interior do oeste Catarinense. A geração de dados implicou observação participante nas aulas de inglês e nas demais aulas de leitura que aconteciam na escola seguindo um esquema rotativo semanal. A triangulação dos dados foi feita a partir da análise das anotações no diário de campo, da coleta de documentos, do questionário, das entrevistas com professores e alunos, das gravações em áudio e vídeo e do conselho de classe participativo. O trabalho foi desenvolvido em uma abordagem qualitativa, cujo foco de análise recaiu sobre a relação entre as aulas de leitura em inglês e a leitura escolar. Considerando que a leitura em inglês e que a leitura na escola como um todo precisam ser significativas e co-construídas pelos participantes envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, os resultados da pesquisa indicam que há uma distância entre o discurso |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-04-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-05T18:10:47Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-05T18:10:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2547 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2547 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNISINOS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola da Indústria Criativa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2547/1/A+leitura+em+LE.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f78baaa7fc331f4e37306ac6e19ec386 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801844945501290496 |