A leitura em LE/Inglês e a leitura escolar: uma prática co-construída por professores e alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lazarotto, Carmen Ângela
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2547
Resumo: Este estudo investiga como as aulas de leitura em inglês se relacionam com o trabalho de leitura desenvolvido numa escola da rede pública de ensino de uma cidade do interior do oeste Catarinense. A geração de dados implicou observação participante nas aulas de inglês e nas demais aulas de leitura que aconteciam na escola seguindo um esquema rotativo semanal. A triangulação dos dados foi feita a partir da análise das anotações no diário de campo, da coleta de documentos, do questionário, das entrevistas com professores e alunos, das gravações em áudio e vídeo e do conselho de classe participativo. O trabalho foi desenvolvido em uma abordagem qualitativa, cujo foco de análise recaiu sobre a relação entre as aulas de leitura em inglês e a leitura escolar. Considerando que a leitura em inglês e que a leitura na escola como um todo precisam ser significativas e co-construídas pelos participantes envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, os resultados da pesquisa indicam que há uma distância entre o discurso
id USIN_a0813217752d5ac5e1f0281d7e9624a2
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2547
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-05T18:10:47Z2015-03-05T18:10:47Z2006-04-07Made available in DSpace on 2015-03-05T18:10:47Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 7Este estudo investiga como as aulas de leitura em inglês se relacionam com o trabalho de leitura desenvolvido numa escola da rede pública de ensino de uma cidade do interior do oeste Catarinense. A geração de dados implicou observação participante nas aulas de inglês e nas demais aulas de leitura que aconteciam na escola seguindo um esquema rotativo semanal. A triangulação dos dados foi feita a partir da análise das anotações no diário de campo, da coleta de documentos, do questionário, das entrevistas com professores e alunos, das gravações em áudio e vídeo e do conselho de classe participativo. O trabalho foi desenvolvido em uma abordagem qualitativa, cujo foco de análise recaiu sobre a relação entre as aulas de leitura em inglês e a leitura escolar. Considerando que a leitura em inglês e que a leitura na escola como um todo precisam ser significativas e co-construídas pelos participantes envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, os resultados da pesquisa indicam que há uma distância entre o discursoThis study investigates how the reading classes in English are related to the reading work developed at a public school in a city in the western region of the state of Santa Catarina. The data generation is composed of participant observation of the English classes as well as of the other reading classes, which were scheduled following a weekly rotating scheme. The data triangulation was done based on the analysis of the field notes, documents, questionnaire, interviews with teachers and students, audiovisual recordings of the school reading classes and participative class council. The investigation employed a qualitative approach, which focused on the relation between the English reading classes and the school reading classes considering that both of them should be significant and co-constructed by the participants involved in the teaching learning process. The results indicate that there is a distance between the teachers’ normative discourse and their social actions and that both, teachers and students, coNenhumaLazarotto, Carmen Ângelahttp://lattes.cnpq.br/4528710645657994http://lattes.cnpq.br/5317492380452357Simões, Luciene JulianoUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em Lingüística AplicadaUNISINOSBrasilEscola da Indústria CriativaA leitura em LE/Inglês e a leitura escolar: uma prática co-construída por professores e alunosLetras e ArtesLingüísticaalfabetizaçãoaprendizagemensinoleitura escolarlingua inglesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2547info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALA leitura em LE.pdfA leitura em LE.pdfapplication/pdf2043754http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2547/1/A+leitura+em+LE.pdff78baaa7fc331f4e37306ac6e19ec386MD51UNISINOS/25472015-03-17 14:41:55.401oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2547Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-17T17:41:55Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A leitura em LE/Inglês e a leitura escolar: uma prática co-construída por professores e alunos
title A leitura em LE/Inglês e a leitura escolar: uma prática co-construída por professores e alunos
spellingShingle A leitura em LE/Inglês e a leitura escolar: uma prática co-construída por professores e alunos
Lazarotto, Carmen Ângela
Letras e Artes
Lingüística
alfabetização
aprendizagem
ensino
leitura escolar
lingua inglesa
title_short A leitura em LE/Inglês e a leitura escolar: uma prática co-construída por professores e alunos
title_full A leitura em LE/Inglês e a leitura escolar: uma prática co-construída por professores e alunos
title_fullStr A leitura em LE/Inglês e a leitura escolar: uma prática co-construída por professores e alunos
title_full_unstemmed A leitura em LE/Inglês e a leitura escolar: uma prática co-construída por professores e alunos
title_sort A leitura em LE/Inglês e a leitura escolar: uma prática co-construída por professores e alunos
author Lazarotto, Carmen Ângela
author_facet Lazarotto, Carmen Ângela
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4528710645657994
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5317492380452357
dc.contributor.author.fl_str_mv Lazarotto, Carmen Ângela
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Simões, Luciene Juliano
contributor_str_mv Simões, Luciene Juliano
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Letras e Artes
Lingüística
topic Letras e Artes
Lingüística
alfabetização
aprendizagem
ensino
leitura escolar
lingua inglesa
dc.subject.por.fl_str_mv alfabetização
aprendizagem
ensino
leitura escolar
lingua inglesa
description Este estudo investiga como as aulas de leitura em inglês se relacionam com o trabalho de leitura desenvolvido numa escola da rede pública de ensino de uma cidade do interior do oeste Catarinense. A geração de dados implicou observação participante nas aulas de inglês e nas demais aulas de leitura que aconteciam na escola seguindo um esquema rotativo semanal. A triangulação dos dados foi feita a partir da análise das anotações no diário de campo, da coleta de documentos, do questionário, das entrevistas com professores e alunos, das gravações em áudio e vídeo e do conselho de classe participativo. O trabalho foi desenvolvido em uma abordagem qualitativa, cujo foco de análise recaiu sobre a relação entre as aulas de leitura em inglês e a leitura escolar. Considerando que a leitura em inglês e que a leitura na escola como um todo precisam ser significativas e co-construídas pelos participantes envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, os resultados da pesquisa indicam que há uma distância entre o discurso
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-04-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-05T18:10:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-05T18:10:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2547
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2547
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola da Indústria Criativa
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2547/1/A+leitura+em+LE.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f78baaa7fc331f4e37306ac6e19ec386
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844945501290496