Resiliência em docentes : sentido e significado na prática profissional no contexto da educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salles, Rosana Raymundo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/932
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Marluce Auxiliadora Borges Glaus Leão
id UNITAU_eb137a27ccd80697a7ac8563b29ca113
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/932
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Salles, Rosana RaymundoCastro, Maria Aparecida Campos Diniz deGoing, Luana CarramilloUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento HumanoLeão, Marluce Auxiliadora Borges Glaus2019-08-05T20:08:38Z2019-08-05T20:08:38Z2014http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/932Orientação: Profa. Dra. Marluce Auxiliadora Borges Glaus LeãoDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento Humano, Taubaté, 2014.Resumo: A escola pública brasileira de educação básica apresenta-se como uma realidade desafiadora aos docentes na atualidade, haja vista as adversidades que esses profissionais enfrentam no cotidiano da escola. Superar os obstáculos do trabalho pedagógico e perseverar na profissão docente requer habilidades pessoais e profissionais que favoreçam ações positivas diante dos problemas encontrados no ambiente educativo; habilidades que sugerem o desenvolvimento de aspectos que caracterizam a resiliência humana. Para compreender esse fenômeno, este estudo buscou, a partir de narrativas da trajetória profissional, investigar como se constitui o processo de resiliência em docentes de escolas públicas e quais seus efeitos na prática docente. Propôs-se a identificar os fatores de risco e de proteção na docência; analisar as formas de superação dos problemas enfrentados pelos docentes no percurso profissional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que envolveu a participação de treze docentes de uma Escola Pública Municipal da periferia de um Município do Vale do Paraíba Paulista. Utilizou-se o método fenomenológico proposto por Amedeo Giorgi para a análise das narrativas autobiográficas dos docentes, discutidas à luz da teoria bioecológica de Urie Bronfenbrenner, de teóricos da área educacional e estudiosos da resiliência. Os resultados demonstraram um perfil docente essencialmente feminino (100%), com idade entre 31 e 40 anos (54%) e com filhos (77%). A sistematização de análise das narrativas demonstrou que o conjunto de fatores protetivos, suporte da família e dos colegas de trabalho, os laços afetivos no ambiente escolar e fora dele, possibilitaram a adaptação positiva no contexto da docência, revelando a importância da resiliência na prática profissional docente, visto que as análises evidenciaram que o contexto escolar tornou-se mais saudável quando os aspectos resilientes se manifestaram. Considera-se a importância da resiliência na área educacional para potencializar a qualidade de vida e bem estar profissional.Abstract: The elementary education in Brazil shows itself as a challenging reality for teachers nowadays, since they have to face several adversities every day in the schools. Overcome obstacles of the pedagogical work and persevere in the professor career requires personal and professional competences which favor positive actions against problems found on the educational environment; competences that suggest the developoment of aspects which characterize the human resilience. Aiming the comprehension of this phenomenon, this study tried, via narratives of professional career, to investigate how the resilience process is composed in public school teachers and which are its effects for human development in the school context. It was purposed to identify the risk and protection factors in teaching; analyze the overcoming of problems faced by teachers trough the professional course. It is a qualitative research that involved the participation of 13 (thirteen) teachers from a Municipal Public School located in the suburbs of a city in Vale do Paraíba, in the state of São Paulo. The phenomenological method proposed by Amedeo Giorgi was used to analyze the teachers' autobiographic narratives, these were discussed in light of Urie Bronfenbrenner's bioecological theory, educational academics and resilience scholars as well. The results demonstrated a profile essentially feminine (100%), between the ages of 31 and 40 years (54%) and with children (77%). Systematic analysis of the narratives demonstrated that a set of protective factors, support from family and coworkers, emotional ties inside and out of the school environment, enabled a great adaptation in teaching context showing the importance of resilience during professional teaching practice, since the analysis showed that school context became healthier when resilient aspects were manifested. This study regards the importance of resilience in the educational area to potentialize life quality and professional welfare.Made available in DSpace on 2019-08-05T20:08:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rosana Salles Raymundo_seg.pdf: 2303229 bytes, checksum: fb6062a41fdb2e5b9cc9dcbe79a56414 (MD5) Previous issue date: 2014141 f. : digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéPrograma de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento HumanoUNITAUBrasilDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço SocialRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessINTERDISCIPLINAR::SOCIAIS E HUMANIDADESResiliência psicológicaEducação básicaProfissão docentePrática profissionalResiliência em docentes : sentido e significado na prática profissional no contexto da educação básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALRosana Salles Raymundo_seg.pdfapplication/pdf2303229http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/932/1/Rosana%20Salles%20Raymundo_seg.pdffb6062a41fdb2e5b9cc9dcbe79a56414MD5120.500.11874/9322019-09-10 17:30:36.914oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/932Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2019-09-10T20:30:36Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Resiliência em docentes : sentido e significado na prática profissional no contexto da educação básica
title Resiliência em docentes : sentido e significado na prática profissional no contexto da educação básica
spellingShingle Resiliência em docentes : sentido e significado na prática profissional no contexto da educação básica
Salles, Rosana Raymundo
INTERDISCIPLINAR::SOCIAIS E HUMANIDADES
Resiliência psicológica
Educação básica
Profissão docente
Prática profissional
title_short Resiliência em docentes : sentido e significado na prática profissional no contexto da educação básica
title_full Resiliência em docentes : sentido e significado na prática profissional no contexto da educação básica
title_fullStr Resiliência em docentes : sentido e significado na prática profissional no contexto da educação básica
title_full_unstemmed Resiliência em docentes : sentido e significado na prática profissional no contexto da educação básica
title_sort Resiliência em docentes : sentido e significado na prática profissional no contexto da educação básica
author Salles, Rosana Raymundo
author_facet Salles, Rosana Raymundo
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Castro, Maria Aparecida Campos Diniz de
Going, Luana Carramillo
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento Humano
dc.contributor.author.fl_str_mv Salles, Rosana Raymundo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Leão, Marluce Auxiliadora Borges Glaus
contributor_str_mv Leão, Marluce Auxiliadora Borges Glaus
dc.subject.cnpq.fl_str_mv INTERDISCIPLINAR::SOCIAIS E HUMANIDADES
topic INTERDISCIPLINAR::SOCIAIS E HUMANIDADES
Resiliência psicológica
Educação básica
Profissão docente
Prática profissional
dc.subject.por.fl_str_mv Resiliência psicológica
Educação básica
Profissão docente
Prática profissional
description Orientação: Profa. Dra. Marluce Auxiliadora Borges Glaus Leão
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-05T20:08:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-05T20:08:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/932
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/932
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 141 f. : digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento Humano
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/932/1/Rosana%20Salles%20Raymundo_seg.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fb6062a41fdb2e5b9cc9dcbe79a56414
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813263150137475072