Formação inicial e identidade docente de licenciandos em Educação do campo : um estudo no vale do paraíba paulista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Audi, Walquíria Fernandes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/906
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Alexandra Magna Rodrigues
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Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva com abordagem múltipla, associando instrumentos e técnicas quantitativas e qualitativas. Um grupo de 46 sujeitos participou do estudo. Utilizou-se como instrumentos de coleta de dados um questionário e um conjunto de desenhos preparados pelos licenciandos para investigação da formação PROCAMPO. Os dados do questionário foram tratados por meio de um programa estatístico, e os resultados foram apresentados na forma de tabelas e gráficos de proporção e frequência. Os desenhos foram interpretados de forma simbólica, associando os signos concretos a aspectos identitários. Os resultados sociodemográficos permitiram observar a predominância feminina entre os licenciandos pesquisados (76%), o que corrobora outras pesquisas desenvolvidas no país. Quanto à faixa etária, a maioria encontrava-se entre 18 e 25 anos de idade. No que tange ao estado civil do grupo, destacou-se maior percentual de solteiros (54%) e, no que se refere às características étnico-raciais dos licenciandos, houve predominância de indivíduos da raça branca (67,4%). Também se observou que a principal motivação profissional está ancorada em fatores vinculados a aspectos afetivos e sociais, como poder ensinar alguém e melhorar o ensino. Os resultados das análises mostraram que os licenciandos orientam fortemente sua construção identitária para um Ideal: tornarem-se profissionais com perfil de comprometimento social, com a profissão e com a melhoria das condições de ensino. Trata-se de uma identidade profissional associada ao estereótipo do profissional devoto e altruísta. Os licenciandos também associam o comprometimento às especificidades da Educação do Campo, equilibrando a valorização dos saberes do campo com o conhecimento científico já desenvolvido pela humanidade.Abstract: This research aims to describe the construction of the teaching professional identity of undergraduates during the initial formation of the Bachelor's Degree in Rural Education at the University of Taubaté, located in the region of Vale do Paraíba Paulista, SP. This training is materialized through the Program to Support Higher Education Degree in Rural Education - PROCAMPO. This is an exploratory and descriptive research, combining quantitative and qualitative tools and techniques. A group of 46 individuals participated in the study. Data were gathered by means of a questionnaire and a set of drawings prepared by undergraduates about the PROCAMPO formation. The questionnaire data were treated by means of a statistical program and the results presented in tables and graphs of proportion and frequency. The drawings were interpreted symbolically associating concrete signs to identity aspects. Sociodemographic results showed a female predominance among undergraduates surveyed (76%), which corroborates other studies developed in the country. The majority of the group was between 18-25 years old. Results showed also a high percentage of singles (54%), and the undergraduates were predominantly white (67.4%). It was also observed that the main professional motivation is anchored on factors linked to emotional and social aspects as to teach someone and to improve education. The results showed that undergraduates strongly orient their identity construction to a Professional Ideal based on the idea of social utility, of commitment to the profession, and of improvement of teaching conditions. It is a professional identity associated with the stereotype of devoted and selfless professional. The undergraduates also associate commitment to the specificities of Rural Education, balancing the value of the traditional/rural knowledge with scientific knowledge already developed by humanity.Made available in DSpace on 2019-08-05T16:59:44Z (GMT). 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