A militarização da escola : um debate a ser enfrentado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Jefferson Fernando Ribeiro, 1968-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5562
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Elisa Maria Andrade Brisola
id UNITAU_f22c8136dc3cf638f12849f9425b18cd
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5562
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Cabral, Jefferson Fernando Ribeiro, 1968-Ribeiro, Suzana Lopes SalgadoPimenta, Carlos Alberto Máximo, 1965-Universidade de Taubaté.Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento HumanoBrisola, Elisa Maria Andrade, 1960-2022-04-01T00:33:29Z2022-04-01T00:33:29Z2018http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5562Orientação: Profa. Dra. Elisa Maria Andrade BrisolaDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano, Taubaté, 2018.Resumo: Com a generalização da violência e a banalização da vida espraiando-se dentro e fora da escola, o que, aliás, ultrapassa em muito a recorrente indisciplina infanto-juvenil, tem-se um contexto de escolas com frequentes eventos de violência envolvendo alunos, professores, diretores, pais. A resposta a esse fenômeno proposta por governantes e gestores em muitos estados brasileiros, tem sido a implementação da militarização da escola. Assim, entende-se que a militarização é tema recorrente na sociedade brasileira contemporânea, razão pela qual é objeto desse estudo, que tem como objetivo geral conhecer a compreensão dos professores da rede pública de Taubaté sobre a violência e o processo de militarização da escola. Do ponto de vista da metodologia, a abordagem é qualitativa, com o uso da História Oral, à qual procurar captar a expressividade dos sujeitos. Para tanto, foram realizadas oito entrevistas com professores de duas escolas da Rede municipal. A análise das entrevistas se deu por meio da técnica da triangulação, a qual buscou articular o conteúdo das narrativas ao contexto no qual foram produzidas e os autores que estudam a temática da violência na escola e a militarização. Desta forma, em relação a percepção dos professores acerca da violência na sociedade e no ambiente escolar observa que não há consenso, sobretudo no que se refere ao papel da família e da escola. A violência da escola é atribuída à ausência de valores na família. Nesse sentido, percebe-se uma leitura distante da realidade vivida por muitas famílias trabalhadoras residentes nas periferias as quais sofrem processos de desemprego ou informalização/ precarização no trabalho, ao mesmo tempo em que convivem cotidianamente com a violência do tráfico de drogas e a ausência efetiva do Estado, bem como a diversidade nas formas de sua organização. No que tange às respostas à violência na escola não se obteve também igualdade de opiniões: alguns professores acreditam que Projetos Sociais que integram Escola-Família-Comunidade são soluções para a questão, sem levar em consideração a natureza desses projetos, os quais se inscrevem no escopo da contrarreforma do Estado e a consequente desresponsabilização pela questão social. Quanto ao processo de militarização de escolas no Brasil observa-se contradições nas formas de compreender o fenômeno diante da complexidade da violência e da indisciplina na escola. Para alguns professores a militarização da escola pode gerar mais disciplina; para outros, pode inibir a criatividade dos alunos e a socialização dos mesmos. Outros também acreditam que a militarização é a solução para a indisciplina. A pesquisa acerca da violência e o processo de militarização da escola revelou-se desafiadora na medida em que tratou de questões que envolvem valores e formas de ver o indivíduo, a família, a escola e a sociedade. Essas formas de ver são determinantes na compreensão e propostas de superação da violência na escola. Assim, entende-se que a escola deve cada vez mais debater o tema da violência entre professores, alunos, gestores e pais, tornando-a cada vez mais espaço democrático e participativo, visando consolidar os valores da democracia, da empatia e da alteridade nos sujeitos envolvidos nesse processo. Cabe ainda mencionar que questões estruturais da sociedade brasileira, como a distribuição da renda e da riqueza socialmente construída são elementos centrais para o combate à violência.Abstract: With the generalization of violence and the banalization of life spreading in and out of school, which, in fact, far surpasses the recurrent infantile-juvenile indiscipline, there is a context of schools with frequent events of violence involving students, teachers, directors, parents. The response to this phenomenon proposed by governments and managers in many Brazilian states has been the implementation of the militarization of the school. Thus, it is understood that militarization is a recurring theme in contemporary Brazilian society, which is why it is the object of this study, whose general objective is to understand the teachers' understanding of Taubaté's public network about violence and the militarization process of the school. From the point of view of methodology, the approach is qualitative, with the use of oral history, to try to capture the expressiveness of the subjects. For that, eight interviews were conducted with teachers from two schools of the municipal network. The analysis of the interviews took place through the technique of triangulation, which sought to articulate the content of the narratives to the context in which they were produced and the authors who study the theme of violence in the school and the militarization. Thus, in relation to the teachers' perception of violence in society and the school environment, there is no consensus, especially regarding the role of the family and school. School violence is attributed to the absence of values in the family. In this sense, one can see a distant reading of the reality lived by many working families living in the peripheries who suffer from processes of unemployment or informalization / precarization at work, while they coexist daily with the violence of drug trafficking and the effective absence of the state, as well as the diversity in the forms of its organization. Regarding responses to violence at school, there was also no equality of opinion: some teachers believe that Social Projects that integrate School-Family-Community are solutions to the issue, without considering the nature of these projects, which are part of the scope of the counter-reform of the State and the consequent disregard for the social question. As for the process of militarization of schools in Brazil, there are contradictions in the way of understanding the phenomenon in the face of the complexity of violence and indiscipline in school. For some teachers the militarization of the school can generate more discipline; for others, may inhibit students' creativity and socialization. Others also believe that militarization is the solution to indiscipline. Research on violence and the school's militarization process proved challenging as it addressed issues involving values and ways of seeing the individual, family, school, and society. These ways of seeing are decisive in understanding and proposals for overcoming violence in school. Thus, it is understood that the school must increasingly debate the theme of violence among teachers, students, managers and parents, making it increasingly democratic and participatory, aiming to consolidate the values of democracy, empathy and otherness in the involved in this process. It should also be mentioned that structural issues in Brazilian society, such as the distribution of income and socially constructed wealth, are central elements in the fight against violence.Made available in DSpace on 2022-04-01T00:33:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jefferson Fernando Ribeiro Cabral.pdf: 5409508 bytes, checksum: a43701d253c3ddb7e75554c9abe2e3f7 (MD5) Previous issue date: 20181 recurso online (144 f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéUNITAUBrasilRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.ViolênciaEducação militarDesenvolvimento humanoA militarização da escola : um debate a ser enfrentadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALJefferson Fernando Ribeiro Cabral.pdfapplication/pdf5409508http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5562/1/Jefferson%20Fernando%20Ribeiro%20Cabral.pdfa43701d253c3ddb7e75554c9abe2e3f7MD5120.500.11874/55622022-05-19 15:26:17.509oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5562Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2022-05-19T18:26:17Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A militarização da escola : um debate a ser enfrentado
title A militarização da escola : um debate a ser enfrentado
spellingShingle A militarização da escola : um debate a ser enfrentado
Cabral, Jefferson Fernando Ribeiro, 1968-
Violência
Educação militar
Desenvolvimento humano
title_short A militarização da escola : um debate a ser enfrentado
title_full A militarização da escola : um debate a ser enfrentado
title_fullStr A militarização da escola : um debate a ser enfrentado
title_full_unstemmed A militarização da escola : um debate a ser enfrentado
title_sort A militarização da escola : um debate a ser enfrentado
author Cabral, Jefferson Fernando Ribeiro, 1968-
author_facet Cabral, Jefferson Fernando Ribeiro, 1968-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Ribeiro, Suzana Lopes Salgado
Pimenta, Carlos Alberto Máximo, 1965-
Universidade de Taubaté.Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral, Jefferson Fernando Ribeiro, 1968-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Brisola, Elisa Maria Andrade, 1960-
contributor_str_mv Brisola, Elisa Maria Andrade, 1960-
dc.subject.por.fl_str_mv Violência
Educação militar
Desenvolvimento humano
topic Violência
Educação militar
Desenvolvimento humano
description Orientação: Profa. Dra. Elisa Maria Andrade Brisola
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-01T00:33:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-01T00:33:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5562
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5562
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (144 f.) : il. digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5562/1/Jefferson%20Fernando%20Ribeiro%20Cabral.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a43701d253c3ddb7e75554c9abe2e3f7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844393892642816