Leitura e produção de gêneros discursivos de natureza ficcional ou autobiográfica no supletivo de ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Jorge Ivam
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1635
Resumo: Orientação: Profª. Drª. Maria Aparecida Garcia Lopes-Rossi
id UNITAU_f6b726ae7cd6ec76af2fb85c3393a6cc
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/1635
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Ferreira, Jorge IvamUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaLopes-Rossi, Maria A. G. (Aparecida Garcia)2019-09-12T14:49:37Z2019-09-12T14:49:37Z2006http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1635Orientação: Profª. Drª. Maria Aparecida Garcia Lopes-RossiDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2006.Resumo: Devido aos avanços tecnológicos e à Globalização, o mercado de trabalho, as relações sociais e o pleno exercício da cidadania exigem que a pessoa tenha concluído no mínimo o Ensino Médio, por isso há uma grande demanda por vagas nos cursos de suplência. Por outro lado, ainda não há diferenciação metodológica entre o Ensino Regular e o Ensino Supletivo, no entanto é necessário que se busquem procedimentos de ensino-aprendizagem que levem em conta as especificidades do aluno trabalhador para que a escola atenda a suas necessidades.Esta pesquisa, realizada em uma turma de Supletivo de Ensino Médio, numa escola pública, objetivou estimular a prática de leitura e produção escrita a partir de atividades com gêneros discursivos de natureza ficcional ou autobiográfica e elevar auto-estima dos alunos. Entre março e junho de 2006, os sujeitos desta pesquisa leram contos, crônicas, poemas, páginas de diários, letras de música e produziram vários textos, em sua maioria autobiográficos. Destes, 95 foram publicados em um livro, intitulado Algumas lembranças. Este projeto possibilitou aos estudantes o desenvolvimento das habilidades de leitura e de escrita, além de ter contribuído para muitos deles deixarem de ver a prática de produção de texto como uma atividade para a qual não tinham capacidade. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) propõem a adoção dos gêneros discursivos como fator de mudanças qualitativas no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados desta pesquisa, fundamentada na teoria dos gêneros discursivos, poderão contribuir para se repensar o ensino de Língua Portuguesa tanto no Ensino Supletivo quanto no Regular a fim de que essa disciplina possa cumprir seu papel no desenvolvimento do aluno (como estudante e como cidadão) e possa ser vista por ele com menos temor e desconfiança, sendo estudada com prazer.Abstract: Because the technological advances and the Globalization, the competition for jobs, the social relations and the exercise of citizenship demand that people achieve at least High School studies, which causes a considerably high demand from those people for an opportunity to attend Supplementary High School. Still, there are no methodological differences between Regular High School and Supplementary High School, however it is necessary to be developed teaching-learning procedures, which take into consideration the specific needs of those students who work during the day and study in the evening, so that the school gets prepared to supply those needs. The current research, performed in a class of Supplementary High School, at a public school, aimed at stimulating the skills of reading and writing, based on activities involving fictional and self-biographical material, as well as improving the self-esteem of the whole class. In the period from March to June 2006, the subjects of this research read tales, chronicles, poems, diary pages, song lyrics and produced several texts, mostly self-biographical. From this material produced by the students, ninety-five texts were published in a book called 'Algumas Lembranças'. That project provided the students not only with the development of their reading and writing skills but also with the knowledge of their own potential as writers, which in the past seemed to be an ability beyond their capacity. The National Curricular Parameters (BRAZIL, 1998) propose the adoption of discourse genres as a means to improve the quality in the teaching-learning process. The results of this research, based on the theory of the 'discursive language' will contribute to a further professional analysis of the teaching of Portuguese Language, not only in the Supplementary High School but also in the Regular High School, so that the teaching of that school subject is accomplished properly in order to reach the full development of the student (as a learner as well as a citizen) and so that the study of Portuguese Language can be faced by the student as a source of pleasure and enjoyment, rather than a feeling of fear and insecurity.Made available in DSpace on 2019-09-12T14:49:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JORGE IVAM FERREIRA.pdf: 784511 bytes, checksum: 1c0142a5e256debe9d2f9e61119d94b2 (MD5) Previous issue date: 20061 recurso online (185 f.) : digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéPrograma de Pós-graduação em Linguística AplicadaUNITAUBrasilDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço SocialRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessDomínio Públicoreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAULinguísticaGênero discursivoLeituraProdução escritaEnsino médioLeitura e produção de gêneros discursivos de natureza ficcional ou autobiográfica no supletivo de ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporORIGINALJORGE IVAM FERREIRA.pdfapplication/pdf784511http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/1635/1/JORGE%20IVAM%20FERREIRA.pdf1c0142a5e256debe9d2f9e61119d94b2MD5120.500.11874/16352019-09-19 20:47:20.645oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/1635Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2019-09-19T23:47:20Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Leitura e produção de gêneros discursivos de natureza ficcional ou autobiográfica no supletivo de ensino médio
title Leitura e produção de gêneros discursivos de natureza ficcional ou autobiográfica no supletivo de ensino médio
spellingShingle Leitura e produção de gêneros discursivos de natureza ficcional ou autobiográfica no supletivo de ensino médio
Ferreira, Jorge Ivam
Linguística
Gênero discursivo
Leitura
Produção escrita
Ensino médio
title_short Leitura e produção de gêneros discursivos de natureza ficcional ou autobiográfica no supletivo de ensino médio
title_full Leitura e produção de gêneros discursivos de natureza ficcional ou autobiográfica no supletivo de ensino médio
title_fullStr Leitura e produção de gêneros discursivos de natureza ficcional ou autobiográfica no supletivo de ensino médio
title_full_unstemmed Leitura e produção de gêneros discursivos de natureza ficcional ou autobiográfica no supletivo de ensino médio
title_sort Leitura e produção de gêneros discursivos de natureza ficcional ou autobiográfica no supletivo de ensino médio
author Ferreira, Jorge Ivam
author_facet Ferreira, Jorge Ivam
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Jorge Ivam
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lopes-Rossi, Maria A. G. (Aparecida Garcia)
contributor_str_mv Lopes-Rossi, Maria A. G. (Aparecida Garcia)
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística
Gênero discursivo
Leitura
Produção escrita
Ensino médio
topic Linguística
Gênero discursivo
Leitura
Produção escrita
Ensino médio
description Orientação: Profª. Drª. Maria Aparecida Garcia Lopes-Rossi
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-12T14:49:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-09-12T14:49:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1635
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1635
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (185 f.) : digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.pt_BR.fl_str_mv Domínio Público
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/1635/1/JORGE%20IVAM%20FERREIRA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1c0142a5e256debe9d2f9e61119d94b2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844389565169664