Leitura e produção de gêneros discursivos de natureza ficcional ou autobiográfica no supletivo de ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNITAU |
Texto Completo: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1635 |
Resumo: | Orientação: Profª. Drª. Maria Aparecida Garcia Lopes-Rossi |
id |
UNITAU_f6b726ae7cd6ec76af2fb85c3393a6cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/1635 |
network_acronym_str |
UNITAU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNITAU |
repository_id_str |
|
spelling |
Ferreira, Jorge IvamUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaLopes-Rossi, Maria A. G. (Aparecida Garcia)2019-09-12T14:49:37Z2019-09-12T14:49:37Z2006http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1635Orientação: Profª. Drª. Maria Aparecida Garcia Lopes-RossiDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2006.Resumo: Devido aos avanços tecnológicos e à Globalização, o mercado de trabalho, as relações sociais e o pleno exercício da cidadania exigem que a pessoa tenha concluído no mínimo o Ensino Médio, por isso há uma grande demanda por vagas nos cursos de suplência. Por outro lado, ainda não há diferenciação metodológica entre o Ensino Regular e o Ensino Supletivo, no entanto é necessário que se busquem procedimentos de ensino-aprendizagem que levem em conta as especificidades do aluno trabalhador para que a escola atenda a suas necessidades.Esta pesquisa, realizada em uma turma de Supletivo de Ensino Médio, numa escola pública, objetivou estimular a prática de leitura e produção escrita a partir de atividades com gêneros discursivos de natureza ficcional ou autobiográfica e elevar auto-estima dos alunos. Entre março e junho de 2006, os sujeitos desta pesquisa leram contos, crônicas, poemas, páginas de diários, letras de música e produziram vários textos, em sua maioria autobiográficos. Destes, 95 foram publicados em um livro, intitulado Algumas lembranças. Este projeto possibilitou aos estudantes o desenvolvimento das habilidades de leitura e de escrita, além de ter contribuído para muitos deles deixarem de ver a prática de produção de texto como uma atividade para a qual não tinham capacidade. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) propõem a adoção dos gêneros discursivos como fator de mudanças qualitativas no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados desta pesquisa, fundamentada na teoria dos gêneros discursivos, poderão contribuir para se repensar o ensino de Língua Portuguesa tanto no Ensino Supletivo quanto no Regular a fim de que essa disciplina possa cumprir seu papel no desenvolvimento do aluno (como estudante e como cidadão) e possa ser vista por ele com menos temor e desconfiança, sendo estudada com prazer.Abstract: Because the technological advances and the Globalization, the competition for jobs, the social relations and the exercise of citizenship demand that people achieve at least High School studies, which causes a considerably high demand from those people for an opportunity to attend Supplementary High School. Still, there are no methodological differences between Regular High School and Supplementary High School, however it is necessary to be developed teaching-learning procedures, which take into consideration the specific needs of those students who work during the day and study in the evening, so that the school gets prepared to supply those needs. The current research, performed in a class of Supplementary High School, at a public school, aimed at stimulating the skills of reading and writing, based on activities involving fictional and self-biographical material, as well as improving the self-esteem of the whole class. In the period from March to June 2006, the subjects of this research read tales, chronicles, poems, diary pages, song lyrics and produced several texts, mostly self-biographical. From this material produced by the students, ninety-five texts were published in a book called 'Algumas Lembranças'. That project provided the students not only with the development of their reading and writing skills but also with the knowledge of their own potential as writers, which in the past seemed to be an ability beyond their capacity. The National Curricular Parameters (BRAZIL, 1998) propose the adoption of discourse genres as a means to improve the quality in the teaching-learning process. The results of this research, based on the theory of the 'discursive language' will contribute to a further professional analysis of the teaching of Portuguese Language, not only in the Supplementary High School but also in the Regular High School, so that the teaching of that school subject is accomplished properly in order to reach the full development of the student (as a learner as well as a citizen) and so that the study of Portuguese Language can be faced by the student as a source of pleasure and enjoyment, rather than a feeling of fear and insecurity.Made available in DSpace on 2019-09-12T14:49:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JORGE IVAM FERREIRA.pdf: 784511 bytes, checksum: 1c0142a5e256debe9d2f9e61119d94b2 (MD5) Previous issue date: 20061 recurso online (185 f.) : digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéPrograma de Pós-graduação em Linguística AplicadaUNITAUBrasilDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço SocialRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessDomínio Públicoreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAULinguísticaGênero discursivoLeituraProdução escritaEnsino médioLeitura e produção de gêneros discursivos de natureza ficcional ou autobiográfica no supletivo de ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporORIGINALJORGE IVAM FERREIRA.pdfapplication/pdf784511http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/1635/1/JORGE%20IVAM%20FERREIRA.pdf1c0142a5e256debe9d2f9e61119d94b2MD5120.500.11874/16352019-09-19 20:47:20.645oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/1635Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2019-09-19T23:47:20Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Leitura e produção de gêneros discursivos de natureza ficcional ou autobiográfica no supletivo de ensino médio |
title |
Leitura e produção de gêneros discursivos de natureza ficcional ou autobiográfica no supletivo de ensino médio |
spellingShingle |
Leitura e produção de gêneros discursivos de natureza ficcional ou autobiográfica no supletivo de ensino médio Ferreira, Jorge Ivam Linguística Gênero discursivo Leitura Produção escrita Ensino médio |
title_short |
Leitura e produção de gêneros discursivos de natureza ficcional ou autobiográfica no supletivo de ensino médio |
title_full |
Leitura e produção de gêneros discursivos de natureza ficcional ou autobiográfica no supletivo de ensino médio |
title_fullStr |
Leitura e produção de gêneros discursivos de natureza ficcional ou autobiográfica no supletivo de ensino médio |
title_full_unstemmed |
Leitura e produção de gêneros discursivos de natureza ficcional ou autobiográfica no supletivo de ensino médio |
title_sort |
Leitura e produção de gêneros discursivos de natureza ficcional ou autobiográfica no supletivo de ensino médio |
author |
Ferreira, Jorge Ivam |
author_facet |
Ferreira, Jorge Ivam |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Jorge Ivam |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lopes-Rossi, Maria A. G. (Aparecida Garcia) |
contributor_str_mv |
Lopes-Rossi, Maria A. G. (Aparecida Garcia) |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguística Gênero discursivo Leitura Produção escrita Ensino médio |
topic |
Linguística Gênero discursivo Leitura Produção escrita Ensino médio |
description |
Orientação: Profª. Drª. Maria Aparecida Garcia Lopes-Rossi |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-09-12T14:49:37Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-09-12T14:49:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1635 |
url |
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1635 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv |
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online (185 f.) : digital, arquivo PDF. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Taubaté |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNITAU |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Taubaté |
dc.source.pt_BR.fl_str_mv |
Domínio Público |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNITAU instname:Universidade de Taubaté (UNITAU) instacron:UNITAU |
instname_str |
Universidade de Taubaté (UNITAU) |
instacron_str |
UNITAU |
institution |
UNITAU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNITAU |
collection |
Repositório Institucional da UNITAU |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/1635/1/JORGE%20IVAM%20FERREIRA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1c0142a5e256debe9d2f9e61119d94b2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801844389565169664 |