Formação continuada : desafios e perspectivas de professores em uma Instituição de Ensino Militar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire Junior, João, 1976-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7028
Resumo: Orientação: Profª. Dra. Juliana Marcondes Bussolotti.
id UNITAU_f78e63d3c604975bb0352e754a48f4cb
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/7028
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Freire Junior, João, 1976-Calil, Ana Maria Gimenes Corrêa, 1969-Martins, Francine de PauloUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em EducaçãoBussolotti, Juliana Marcondes, 1960-2024-04-08T16:11:25Z2024-04-08T16:11:25Z2020http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7028Orientação: Profª. Dra. Juliana Marcondes Bussolotti.Dissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2020.Resumo: O presente trabalho tem por tema a formação continuada de professores, dando-se ênfase aos desafios e perspectivas encontradas, quanto as suas práticas, em uma Instituição de Ensino Militar. A Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), lócus da pesquisa, é uma Instituição de Ensino Superior de Extensão e Pesquisa responsável pela formação dos oficiais combatentes de carreira do Exército Brasileiro (EB). O objetivo principal da pesquisa está em analisar as perspectivas e os desafios encontrados por esses professores, na utilização de novas tecnologias e metodologias como ferramentas de apoio no processo de ensino. Essa nova política de ensino, com base no Ensino por Competências e em substituição ao Ensino por Objetivos de Aprendizagem, corroborou para uma mudança do olhar formativo no Exército. Tal ação oportunizou uma aprendizagem significativa, exigindo do docente a utilização de novas ferramentas e de novas práticas pedagógicas, até então, desconhecidas ou não utilizadas de forma eficiente. O referencial teórico apoia-se em autores como: Tardif (2002; 2013), Nóvoa (1992; 2009), Imbernón (2006), Perrenoud (2000; 2001), Gatti (2009; 2010; 2011; 2013; 2016; 2017), Marcelo García (1992; 1999; 2007), Moran (1995; 2015; 2017), Zabala (2010) entre outros, os quais discutem temáticas relativas a: saberes, formação docente, tecnologias e novas metodologias de ensino. Optou-se por uma abordagem qualitativa, tendo em vista a apreensão das significações atribuídas pelos docentes participantes. A coleta de dados foi realizada por intermédio de um questionário (survey), com perguntas abertas e fechadas. Os dados obtidos passaram por uma análise documental e de conteúdo. Os resultados esclareceram que: os docentes militares possuem formações acadêmicas diversas (Formação Inicial); buscam atualização em sua área específica, com ou sem o apoio institucional; entendem como necessárias as formações oportunizadas pela instituição; salientam que sua formação é influenciada pelo contexto em que estão inseridos; percebem a progressão na carreira e a sua continuidade formativa; contribuem para o aprendizado coletivo; entendem a necessidade da aplicabilidade de tecnologias e de novas metodologias em sala de aula; mas, parcela considerável ainda possui certa relutância e insegurança quanto ao uso dessas ferramentas, tecnológicas ou não. Propõe-se a necessidade de continuidade e melhoria nas ações formativas, tanto internas quanto externas, no sentido de amenizar tais inseguranças e incertezas; políticas públicas mais efetivas, não somente quanto a uma seleção criteriosa de seus docentes, mas no estímulo à formação continuada e a oportunidade de formação em serviço.Abstract: The theme of the work is the continuous training of teachers, with an emphasis on the challenges and perspectives found regarding their practices in a Military Education Institution. The Military Academy of Agulhas Negras (AMAN), the locus of the research, is a Higher Education Institution of Extension and Research responsible for the training of the combatant career officers of the Brazilian Army (EB). The main objective of the research is to analyze the perspectives and challenges encountered by these teachers in the use of new technologies and methodologies, as support tools in the teaching process. This new teaching policy based on Teaching by Competencies, replacing Teaching by Learning Objectives, corroborated for a change in the formative look in the Army. Such action, provided the opportunity for meaningful learning, requiring from this teacher the use of new tools and new pedagogical practices, hitherto unknown, or not used efficiently. The theoretical framework is supported by authors such as Tardif (2002; 2013), Nóvoa (1992; 2009), Imbernón (2006), Perrenoud (2000; 2001), Gatti (2009; 2010; 2011; 2013; 2016; 2017) and Marcelo García (1992; 1999; 2007), Moran (1995; 2015; 2017) and Zabala (2010) among others, who discuss topics related to knowledge, teacher training, technologies and new teaching methodologies. We opted for a qualitative approach in order to apprehend the meanings attributed by the participating teachers. Data collection was performed through a questionnaire (survey), with open and closed questions. The data obtained went through a documentary and content analysis and its results clarified that: military teachers have different academic backgrounds (initial training); seek updating in their specific area, with or without institutional support; understand the training provided by the institution as necessary; they emphasize that their formation is influenced by the context in which they are inserted; perceive career progression and its formative continuity; contribute to collective learning; understand the need for the applicability of technologies and new methodologies in the classroom; and that, a considerable portion, still has a certain reluctance and insecurity regarding the use of these tools, technological or not. It is proposed the need for continuity and improvement in training actions, both internal and external, in order to alleviate such insecurities and uncertainties; more effective public policies, not only regarding a careful selection of its professors, but in encouraging continuing education and the opportunity for in-service training.Made available in DSpace on 2024-04-08T16:11:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Joao Freire Junior.pdf: 1856590 bytes, checksum: 90d46abedbf400bd1e19b086e4cdffaf (MD5) Previous issue date: 20201 recurso online (140 f.) : il. : digital, arquivo PDF.application/pdfRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Professores - FormaçãoEnsino superiorInovações tecnológicasEnsino - MetodologiaAcademia Militar das Agulhas NegrasFormação continuada : desafios e perspectivas de professores em uma Instituição de Ensino Militarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALJoao Freire Junior.pdfapplication/pdf1856590http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/7028/1/Joao%20Freire%20Junior.pdf90d46abedbf400bd1e19b086e4cdffafMD5120.500.11874/70282024-04-08 13:11:25.465oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/7028Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2024-04-08T16:11:25Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação continuada : desafios e perspectivas de professores em uma Instituição de Ensino Militar
title Formação continuada : desafios e perspectivas de professores em uma Instituição de Ensino Militar
spellingShingle Formação continuada : desafios e perspectivas de professores em uma Instituição de Ensino Militar
Freire Junior, João, 1976-
Professores - Formação
Ensino superior
Inovações tecnológicas
Ensino - Metodologia
Academia Militar das Agulhas Negras
title_short Formação continuada : desafios e perspectivas de professores em uma Instituição de Ensino Militar
title_full Formação continuada : desafios e perspectivas de professores em uma Instituição de Ensino Militar
title_fullStr Formação continuada : desafios e perspectivas de professores em uma Instituição de Ensino Militar
title_full_unstemmed Formação continuada : desafios e perspectivas de professores em uma Instituição de Ensino Militar
title_sort Formação continuada : desafios e perspectivas de professores em uma Instituição de Ensino Militar
author Freire Junior, João, 1976-
author_facet Freire Junior, João, 1976-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Calil, Ana Maria Gimenes Corrêa, 1969-
Martins, Francine de Paulo
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Freire Junior, João, 1976-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bussolotti, Juliana Marcondes, 1960-
contributor_str_mv Bussolotti, Juliana Marcondes, 1960-
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Ensino superior
Inovações tecnológicas
Ensino - Metodologia
Academia Militar das Agulhas Negras
topic Professores - Formação
Ensino superior
Inovações tecnológicas
Ensino - Metodologia
Academia Militar das Agulhas Negras
description Orientação: Profª. Dra. Juliana Marcondes Bussolotti.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-08T16:11:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-04-08T16:11:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7028
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7028
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (140 f.) : il. : digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/7028/1/Joao%20Freire%20Junior.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 90d46abedbf400bd1e19b086e4cdffaf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844397624524800