Fanzine e subcultura punk: produção, consumo e identidade na cena brasileira.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carlos, Giovana Santana
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Gelain, Gabriela Cleveston
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Vozes e Diálogo (Online)
Texto Completo: https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/11703
Resumo: Este artigo busca discutir a importância do fanzine punk brasileiro, enquanto mídia radical alternativa (DOWNING, 2004; OLIVEIRA, 2006), para as comunidades subculturais e identidade punk. Assim, apresentam-se as discussões e o contexto sobre o início do punk através de autores como Guerra (2013), Kemp (1996), Rodrigues (2012), O'Hara (2006) e Bivar (1982). Em seguida, a história e características dos fanzines, assim como sua especificidade na identidade da subcultura punk conforme Amaral (2006), Oliveira (2006), Milani (2013) e Quintela et. al (2014). Por fim, através de uma amostra de 67 fanzines punks brasileiros, de 1993 a 2014, analisamos recorrências em relação a formatos e conteúdos para compreender como a produção e consumo destas publicações alternativas articulam-se com a formação e a construção da subcultura e identidade punk no Brasil. 
id UNIVALI-2_419e8932d0639321d07149e2e243df31
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.univali.br:article/11703
network_acronym_str UNIVALI-2
network_name_str Vozes e Diálogo (Online)
repository_id_str
spelling Fanzine e subcultura punk: produção, consumo e identidade na cena brasileira.subculturafanzinepunkfanzine punkEste artigo busca discutir a importância do fanzine punk brasileiro, enquanto mídia radical alternativa (DOWNING, 2004; OLIVEIRA, 2006), para as comunidades subculturais e identidade punk. Assim, apresentam-se as discussões e o contexto sobre o início do punk através de autores como Guerra (2013), Kemp (1996), Rodrigues (2012), O'Hara (2006) e Bivar (1982). Em seguida, a história e características dos fanzines, assim como sua especificidade na identidade da subcultura punk conforme Amaral (2006), Oliveira (2006), Milani (2013) e Quintela et. al (2014). Por fim, através de uma amostra de 67 fanzines punks brasileiros, de 1993 a 2014, analisamos recorrências em relação a formatos e conteúdos para compreender como a produção e consumo destas publicações alternativas articulam-se com a formação e a construção da subcultura e identidade punk no Brasil. Universidade do Vale do Itajaí2018-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDOSSIÊapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/1170310.14210/vd.v17n01.p%pVozes e Diálogo; v. 17 n. 01 (2018): Local, regional, popular – a mídia além do mainstream2237-45311519-5864reponame:Vozes e Diálogo (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/11703/7279Copyright (c) 2018 Giovana Santana Carlos, Gabriela Cleveston Gelaininfo:eu-repo/semantics/openAccessCarlos, Giovana SantanaGelain, Gabriela Cleveston2019-03-27T22:43:56Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/11703Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/vdPRIhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/oaiseligman@univali.br2237-45312237-4531opendoar:2019-03-27T22:43:56Vozes e Diálogo (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false
dc.title.none.fl_str_mv Fanzine e subcultura punk: produção, consumo e identidade na cena brasileira.
title Fanzine e subcultura punk: produção, consumo e identidade na cena brasileira.
spellingShingle Fanzine e subcultura punk: produção, consumo e identidade na cena brasileira.
Carlos, Giovana Santana
subcultura
fanzine
punk
fanzine punk
title_short Fanzine e subcultura punk: produção, consumo e identidade na cena brasileira.
title_full Fanzine e subcultura punk: produção, consumo e identidade na cena brasileira.
title_fullStr Fanzine e subcultura punk: produção, consumo e identidade na cena brasileira.
title_full_unstemmed Fanzine e subcultura punk: produção, consumo e identidade na cena brasileira.
title_sort Fanzine e subcultura punk: produção, consumo e identidade na cena brasileira.
author Carlos, Giovana Santana
author_facet Carlos, Giovana Santana
Gelain, Gabriela Cleveston
author_role author
author2 Gelain, Gabriela Cleveston
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carlos, Giovana Santana
Gelain, Gabriela Cleveston
dc.subject.por.fl_str_mv subcultura
fanzine
punk
fanzine punk
topic subcultura
fanzine
punk
fanzine punk
description Este artigo busca discutir a importância do fanzine punk brasileiro, enquanto mídia radical alternativa (DOWNING, 2004; OLIVEIRA, 2006), para as comunidades subculturais e identidade punk. Assim, apresentam-se as discussões e o contexto sobre o início do punk através de autores como Guerra (2013), Kemp (1996), Rodrigues (2012), O'Hara (2006) e Bivar (1982). Em seguida, a história e características dos fanzines, assim como sua especificidade na identidade da subcultura punk conforme Amaral (2006), Oliveira (2006), Milani (2013) e Quintela et. al (2014). Por fim, através de uma amostra de 67 fanzines punks brasileiros, de 1993 a 2014, analisamos recorrências em relação a formatos e conteúdos para compreender como a produção e consumo destas publicações alternativas articulam-se com a formação e a construção da subcultura e identidade punk no Brasil. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
DOSSIÊ
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/11703
10.14210/vd.v17n01.p%p
url https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/11703
identifier_str_mv 10.14210/vd.v17n01.p%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/11703/7279
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Giovana Santana Carlos, Gabriela Cleveston Gelain
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Giovana Santana Carlos, Gabriela Cleveston Gelain
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí
dc.source.none.fl_str_mv Vozes e Diálogo; v. 17 n. 01 (2018): Local, regional, popular – a mídia além do mainstream
2237-4531
1519-5864
reponame:Vozes e Diálogo (Online)
instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron:UNIVALI
instname_str Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron_str UNIVALI
institution UNIVALI
reponame_str Vozes e Diálogo (Online)
collection Vozes e Diálogo (Online)
repository.name.fl_str_mv Vozes e Diálogo (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
repository.mail.fl_str_mv seligman@univali.br
_version_ 1798329569516716032