Ressignificações de Masculinidades no Filme Boi Neon de Gabriel Mascaro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Vozes e Diálogo (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/11537 |
Resumo: | O trabalho em questão analisa de que modo elementos de ordem narrativa e estética no filme pernambucano Boi neon (2015), de Gabriel Mascaro, conduzem a uma proposta de desconstrução do discurso hegemônico de masculinidades. Utilizando como base teórica o conceito revisitado de Raewyn Connel acerca de masculinidades, traçamos um paralelo entre o que é visto na tela, a partir da personagem central Iremar (Juliano Cazarré), e formulações concernentes às múltiplas masculinidades; o conceito de hegemonia e transformações identitárias trabalhadas pela autora. Para fins metodológicos utilizamos a análise fílmica, com base em Vanoye & Goliot-Lèté. |
id |
UNIVALI-2_6184dcccb807b9e9d3675bb45f9d9074 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.univali.br:article/11537 |
network_acronym_str |
UNIVALI-2 |
network_name_str |
Vozes e Diálogo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ressignificações de Masculinidades no Filme Boi Neon de Gabriel MascaroO trabalho em questão analisa de que modo elementos de ordem narrativa e estética no filme pernambucano Boi neon (2015), de Gabriel Mascaro, conduzem a uma proposta de desconstrução do discurso hegemônico de masculinidades. Utilizando como base teórica o conceito revisitado de Raewyn Connel acerca de masculinidades, traçamos um paralelo entre o que é visto na tela, a partir da personagem central Iremar (Juliano Cazarré), e formulações concernentes às múltiplas masculinidades; o conceito de hegemonia e transformações identitárias trabalhadas pela autora. Para fins metodológicos utilizamos a análise fílmica, com base em Vanoye & Goliot-Lèté. Universidade do Vale do Itajaí2018-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDOSSIÊapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/1153710.14210/vd.v17n01.p%pVozes e Diálogo; v. 17 n. 01 (2018): Local, regional, popular – a mídia além do mainstream2237-45311519-5864reponame:Vozes e Diálogo (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/11537/7281Copyright (c) 2018 aline lisboainfo:eu-repo/semantics/openAccesslisboa, aline2021-04-01T22:43:51Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/11537Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/vdPRIhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/oaiseligman@univali.br2237-45312237-4531opendoar:2021-04-01T22:43:51Vozes e Diálogo (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ressignificações de Masculinidades no Filme Boi Neon de Gabriel Mascaro |
title |
Ressignificações de Masculinidades no Filme Boi Neon de Gabriel Mascaro |
spellingShingle |
Ressignificações de Masculinidades no Filme Boi Neon de Gabriel Mascaro lisboa, aline |
title_short |
Ressignificações de Masculinidades no Filme Boi Neon de Gabriel Mascaro |
title_full |
Ressignificações de Masculinidades no Filme Boi Neon de Gabriel Mascaro |
title_fullStr |
Ressignificações de Masculinidades no Filme Boi Neon de Gabriel Mascaro |
title_full_unstemmed |
Ressignificações de Masculinidades no Filme Boi Neon de Gabriel Mascaro |
title_sort |
Ressignificações de Masculinidades no Filme Boi Neon de Gabriel Mascaro |
author |
lisboa, aline |
author_facet |
lisboa, aline |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
lisboa, aline |
description |
O trabalho em questão analisa de que modo elementos de ordem narrativa e estética no filme pernambucano Boi neon (2015), de Gabriel Mascaro, conduzem a uma proposta de desconstrução do discurso hegemônico de masculinidades. Utilizando como base teórica o conceito revisitado de Raewyn Connel acerca de masculinidades, traçamos um paralelo entre o que é visto na tela, a partir da personagem central Iremar (Juliano Cazarré), e formulações concernentes às múltiplas masculinidades; o conceito de hegemonia e transformações identitárias trabalhadas pela autora. Para fins metodológicos utilizamos a análise fílmica, com base em Vanoye & Goliot-Lèté. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion DOSSIÊ |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/11537 10.14210/vd.v17n01.p%p |
url |
https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/11537 |
identifier_str_mv |
10.14210/vd.v17n01.p%p |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/11537/7281 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 aline lisboa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 aline lisboa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Vozes e Diálogo; v. 17 n. 01 (2018): Local, regional, popular – a mídia além do mainstream 2237-4531 1519-5864 reponame:Vozes e Diálogo (Online) instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) instacron:UNIVALI |
instname_str |
Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
instacron_str |
UNIVALI |
institution |
UNIVALI |
reponame_str |
Vozes e Diálogo (Online) |
collection |
Vozes e Diálogo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Vozes e Diálogo (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
repository.mail.fl_str_mv |
seligman@univali.br |
_version_ |
1798329569508327424 |