Ressignificações de Masculinidades no Filme Boi Neon de Gabriel Mascaro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: lisboa, aline
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Vozes e Diálogo (Online)
Texto Completo: https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/11537
Resumo: O trabalho em questão analisa de que modo elementos de ordem narrativa e estética no filme pernambucano Boi neon (2015), de Gabriel Mascaro, conduzem a uma proposta de desconstrução do discurso hegemônico de masculinidades. Utilizando como base teórica o conceito revisitado de Raewyn Connel acerca de masculinidades, traçamos um paralelo entre o que é visto na tela, a partir da personagem central Iremar (Juliano Cazarré), e formulações concernentes às múltiplas masculinidades; o conceito de hegemonia e transformações identitárias trabalhadas pela autora. Para fins metodológicos utilizamos a análise fílmica, com base em Vanoye & Goliot-Lèté. 
id UNIVALI-2_6184dcccb807b9e9d3675bb45f9d9074
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.univali.br:article/11537
network_acronym_str UNIVALI-2
network_name_str Vozes e Diálogo (Online)
repository_id_str
spelling Ressignificações de Masculinidades no Filme Boi Neon de Gabriel MascaroO trabalho em questão analisa de que modo elementos de ordem narrativa e estética no filme pernambucano Boi neon (2015), de Gabriel Mascaro, conduzem a uma proposta de desconstrução do discurso hegemônico de masculinidades. Utilizando como base teórica o conceito revisitado de Raewyn Connel acerca de masculinidades, traçamos um paralelo entre o que é visto na tela, a partir da personagem central Iremar (Juliano Cazarré), e formulações concernentes às múltiplas masculinidades; o conceito de hegemonia e transformações identitárias trabalhadas pela autora. Para fins metodológicos utilizamos a análise fílmica, com base em Vanoye & Goliot-Lèté. Universidade do Vale do Itajaí2018-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDOSSIÊapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/1153710.14210/vd.v17n01.p%pVozes e Diálogo; v. 17 n. 01 (2018): Local, regional, popular – a mídia além do mainstream2237-45311519-5864reponame:Vozes e Diálogo (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/11537/7281Copyright (c) 2018 aline lisboainfo:eu-repo/semantics/openAccesslisboa, aline2021-04-01T22:43:51Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/11537Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/vdPRIhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/oaiseligman@univali.br2237-45312237-4531opendoar:2021-04-01T22:43:51Vozes e Diálogo (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false
dc.title.none.fl_str_mv Ressignificações de Masculinidades no Filme Boi Neon de Gabriel Mascaro
title Ressignificações de Masculinidades no Filme Boi Neon de Gabriel Mascaro
spellingShingle Ressignificações de Masculinidades no Filme Boi Neon de Gabriel Mascaro
lisboa, aline
title_short Ressignificações de Masculinidades no Filme Boi Neon de Gabriel Mascaro
title_full Ressignificações de Masculinidades no Filme Boi Neon de Gabriel Mascaro
title_fullStr Ressignificações de Masculinidades no Filme Boi Neon de Gabriel Mascaro
title_full_unstemmed Ressignificações de Masculinidades no Filme Boi Neon de Gabriel Mascaro
title_sort Ressignificações de Masculinidades no Filme Boi Neon de Gabriel Mascaro
author lisboa, aline
author_facet lisboa, aline
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv lisboa, aline
description O trabalho em questão analisa de que modo elementos de ordem narrativa e estética no filme pernambucano Boi neon (2015), de Gabriel Mascaro, conduzem a uma proposta de desconstrução do discurso hegemônico de masculinidades. Utilizando como base teórica o conceito revisitado de Raewyn Connel acerca de masculinidades, traçamos um paralelo entre o que é visto na tela, a partir da personagem central Iremar (Juliano Cazarré), e formulações concernentes às múltiplas masculinidades; o conceito de hegemonia e transformações identitárias trabalhadas pela autora. Para fins metodológicos utilizamos a análise fílmica, com base em Vanoye & Goliot-Lèté. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
DOSSIÊ
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/11537
10.14210/vd.v17n01.p%p
url https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/11537
identifier_str_mv 10.14210/vd.v17n01.p%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/11537/7281
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 aline lisboa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 aline lisboa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí
dc.source.none.fl_str_mv Vozes e Diálogo; v. 17 n. 01 (2018): Local, regional, popular – a mídia além do mainstream
2237-4531
1519-5864
reponame:Vozes e Diálogo (Online)
instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron:UNIVALI
instname_str Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron_str UNIVALI
institution UNIVALI
reponame_str Vozes e Diálogo (Online)
collection Vozes e Diálogo (Online)
repository.name.fl_str_mv Vozes e Diálogo (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
repository.mail.fl_str_mv seligman@univali.br
_version_ 1798329569508327424