Jornalismo político no Facebook? As fanpages dos jornais O Estado do Maranhão(MA) e A Tarde (BA) como “distribuidoras” de informação sobre as eleições 2016
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Vozes e Diálogo (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/10460 |
Resumo: | Este artigo analisa como as eleições de 2016 ganharam visibilidade na cobertura jornalística feita pelos jornais O Estado do Maranhão(MA) e A Tarde (BA), nas páginas do Facebook. Trata-se de um estudo comparado para compreender similaridades e diferenças no espaço destinado ao tema político-eleitoral em cada um dos jornais de diferentes localidades do Nordeste. A análise está amparada na importância da informação jornalística nos processos eleitorais, assim como no papel das redes sociais digitais no processo de circulação e recirculação de conteúdos informativos. A técnica de pesquisa empregada é a análise de conteúdo, a partir de uma abordagem quantitativa. O período de observação compreende toda a disputa eleitoral de 2016, na qual os dois veículos fizeram 1.871 postagens no Facebook. |
id |
UNIVALI-2_6260436a2e0e6b941c4531ff21f2c507 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.univali.br:article/10460 |
network_acronym_str |
UNIVALI-2 |
network_name_str |
Vozes e Diálogo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Jornalismo político no Facebook? As fanpages dos jornais O Estado do Maranhão(MA) e A Tarde (BA) como “distribuidoras” de informação sobre as eleições 2016Este artigo analisa como as eleições de 2016 ganharam visibilidade na cobertura jornalística feita pelos jornais O Estado do Maranhão(MA) e A Tarde (BA), nas páginas do Facebook. Trata-se de um estudo comparado para compreender similaridades e diferenças no espaço destinado ao tema político-eleitoral em cada um dos jornais de diferentes localidades do Nordeste. A análise está amparada na importância da informação jornalística nos processos eleitorais, assim como no papel das redes sociais digitais no processo de circulação e recirculação de conteúdos informativos. A técnica de pesquisa empregada é a análise de conteúdo, a partir de uma abordagem quantitativa. O período de observação compreende toda a disputa eleitoral de 2016, na qual os dois veículos fizeram 1.871 postagens no Facebook.Universidade do Vale do Itajaí2017-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDOSSIÊapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/1046010.14210/vd.v16n02.p%pVozes e Diálogo; v. 16 n. 02 (2017): Comunicação e Política2237-45311519-5864reponame:Vozes e Diálogo (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/10460/6252Copyright (c) 2017 Michele Goulart Massuchin, Regilson Furtado Borgesinfo:eu-repo/semantics/openAccessMassuchin, Michele GoulartBorges, Regilson Furtado2021-04-01T22:43:50Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/10460Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/vdPRIhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/oaiseligman@univali.br2237-45312237-4531opendoar:2021-04-01T22:43:50Vozes e Diálogo (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jornalismo político no Facebook? As fanpages dos jornais O Estado do Maranhão(MA) e A Tarde (BA) como “distribuidoras” de informação sobre as eleições 2016 |
title |
Jornalismo político no Facebook? As fanpages dos jornais O Estado do Maranhão(MA) e A Tarde (BA) como “distribuidoras” de informação sobre as eleições 2016 |
spellingShingle |
Jornalismo político no Facebook? As fanpages dos jornais O Estado do Maranhão(MA) e A Tarde (BA) como “distribuidoras” de informação sobre as eleições 2016 Massuchin, Michele Goulart |
title_short |
Jornalismo político no Facebook? As fanpages dos jornais O Estado do Maranhão(MA) e A Tarde (BA) como “distribuidoras” de informação sobre as eleições 2016 |
title_full |
Jornalismo político no Facebook? As fanpages dos jornais O Estado do Maranhão(MA) e A Tarde (BA) como “distribuidoras” de informação sobre as eleições 2016 |
title_fullStr |
Jornalismo político no Facebook? As fanpages dos jornais O Estado do Maranhão(MA) e A Tarde (BA) como “distribuidoras” de informação sobre as eleições 2016 |
title_full_unstemmed |
Jornalismo político no Facebook? As fanpages dos jornais O Estado do Maranhão(MA) e A Tarde (BA) como “distribuidoras” de informação sobre as eleições 2016 |
title_sort |
Jornalismo político no Facebook? As fanpages dos jornais O Estado do Maranhão(MA) e A Tarde (BA) como “distribuidoras” de informação sobre as eleições 2016 |
author |
Massuchin, Michele Goulart |
author_facet |
Massuchin, Michele Goulart Borges, Regilson Furtado |
author_role |
author |
author2 |
Borges, Regilson Furtado |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Massuchin, Michele Goulart Borges, Regilson Furtado |
description |
Este artigo analisa como as eleições de 2016 ganharam visibilidade na cobertura jornalística feita pelos jornais O Estado do Maranhão(MA) e A Tarde (BA), nas páginas do Facebook. Trata-se de um estudo comparado para compreender similaridades e diferenças no espaço destinado ao tema político-eleitoral em cada um dos jornais de diferentes localidades do Nordeste. A análise está amparada na importância da informação jornalística nos processos eleitorais, assim como no papel das redes sociais digitais no processo de circulação e recirculação de conteúdos informativos. A técnica de pesquisa empregada é a análise de conteúdo, a partir de uma abordagem quantitativa. O período de observação compreende toda a disputa eleitoral de 2016, na qual os dois veículos fizeram 1.871 postagens no Facebook. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion DOSSIÊ |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/10460 10.14210/vd.v16n02.p%p |
url |
https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/10460 |
identifier_str_mv |
10.14210/vd.v16n02.p%p |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/10460/6252 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Michele Goulart Massuchin, Regilson Furtado Borges info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Michele Goulart Massuchin, Regilson Furtado Borges |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Vozes e Diálogo; v. 16 n. 02 (2017): Comunicação e Política 2237-4531 1519-5864 reponame:Vozes e Diálogo (Online) instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) instacron:UNIVALI |
instname_str |
Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
instacron_str |
UNIVALI |
institution |
UNIVALI |
reponame_str |
Vozes e Diálogo (Online) |
collection |
Vozes e Diálogo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Vozes e Diálogo (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
repository.mail.fl_str_mv |
seligman@univali.br |
_version_ |
1798329569493647360 |