Políticas de gênero nas performances de Madonna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Thiago
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Lins, Mariana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Vozes e Diálogo (Online)
Texto Completo: https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/10442
Resumo: A partir da análise de duas performances ao vivo da cantora norte-americana Madonna, Papa don’t preach (1987) e Like a virgin (2012), identificamos uma estetização do corpo da artista, capaz de situá-lo no cerne de discussões em torno das políticas de gênero relativas à juventude e ao envelhecimento. Entendendo a cultura pop como terreno profícuo para o agendamento de questões que afetam o modo de sentir e habitar o mundo contemporâneo, postula-se que Madonna aciona seu corpo como construto discursivo que constrói matrizes de feminilidade geracionais.
id UNIVALI-2_b6bcbac21ed6ff07c044fde700592b5f
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.univali.br:article/10442
network_acronym_str UNIVALI-2
network_name_str Vozes e Diálogo (Online)
repository_id_str
spelling Políticas de gênero nas performances de Madonnaperformancepolíticagêneromúsicaindústria fonográficapolíticas de gênero na indústria fonográficaA partir da análise de duas performances ao vivo da cantora norte-americana Madonna, Papa don’t preach (1987) e Like a virgin (2012), identificamos uma estetização do corpo da artista, capaz de situá-lo no cerne de discussões em torno das políticas de gênero relativas à juventude e ao envelhecimento. Entendendo a cultura pop como terreno profícuo para o agendamento de questões que afetam o modo de sentir e habitar o mundo contemporâneo, postula-se que Madonna aciona seu corpo como construto discursivo que constrói matrizes de feminilidade geracionais.Universidade do Vale do Itajaí2017-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDOSSIÊapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/1044210.14210/vd.v16n02.p%pVozes e Diálogo; v. 16 n. 02 (2017): Comunicação e Política2237-45311519-5864reponame:Vozes e Diálogo (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/10442/6255Copyright (c) 2017 Thiago Soares, Mariana Linsinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares, ThiagoLins, Mariana2021-04-01T22:43:50Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/10442Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/vdPRIhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/oaiseligman@univali.br2237-45312237-4531opendoar:2021-04-01T22:43:50Vozes e Diálogo (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas de gênero nas performances de Madonna
title Políticas de gênero nas performances de Madonna
spellingShingle Políticas de gênero nas performances de Madonna
Soares, Thiago
performance
política
gênero
música
indústria fonográfica
políticas de gênero na indústria fonográfica
title_short Políticas de gênero nas performances de Madonna
title_full Políticas de gênero nas performances de Madonna
title_fullStr Políticas de gênero nas performances de Madonna
title_full_unstemmed Políticas de gênero nas performances de Madonna
title_sort Políticas de gênero nas performances de Madonna
author Soares, Thiago
author_facet Soares, Thiago
Lins, Mariana
author_role author
author2 Lins, Mariana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Thiago
Lins, Mariana
dc.subject.por.fl_str_mv performance
política
gênero
música
indústria fonográfica
políticas de gênero na indústria fonográfica
topic performance
política
gênero
música
indústria fonográfica
políticas de gênero na indústria fonográfica
description A partir da análise de duas performances ao vivo da cantora norte-americana Madonna, Papa don’t preach (1987) e Like a virgin (2012), identificamos uma estetização do corpo da artista, capaz de situá-lo no cerne de discussões em torno das políticas de gênero relativas à juventude e ao envelhecimento. Entendendo a cultura pop como terreno profícuo para o agendamento de questões que afetam o modo de sentir e habitar o mundo contemporâneo, postula-se que Madonna aciona seu corpo como construto discursivo que constrói matrizes de feminilidade geracionais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
DOSSIÊ
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/10442
10.14210/vd.v16n02.p%p
url https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/10442
identifier_str_mv 10.14210/vd.v16n02.p%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/10442/6255
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Thiago Soares, Mariana Lins
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Thiago Soares, Mariana Lins
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí
dc.source.none.fl_str_mv Vozes e Diálogo; v. 16 n. 02 (2017): Comunicação e Política
2237-4531
1519-5864
reponame:Vozes e Diálogo (Online)
instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron:UNIVALI
instname_str Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron_str UNIVALI
institution UNIVALI
reponame_str Vozes e Diálogo (Online)
collection Vozes e Diálogo (Online)
repository.name.fl_str_mv Vozes e Diálogo (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
repository.mail.fl_str_mv seligman@univali.br
_version_ 1798329569489453056