Políticas de gênero nas performances de Madonna
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Vozes e Diálogo (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/10442 |
Resumo: | A partir da análise de duas performances ao vivo da cantora norte-americana Madonna, Papa don’t preach (1987) e Like a virgin (2012), identificamos uma estetização do corpo da artista, capaz de situá-lo no cerne de discussões em torno das políticas de gênero relativas à juventude e ao envelhecimento. Entendendo a cultura pop como terreno profícuo para o agendamento de questões que afetam o modo de sentir e habitar o mundo contemporâneo, postula-se que Madonna aciona seu corpo como construto discursivo que constrói matrizes de feminilidade geracionais. |
id |
UNIVALI-2_b6bcbac21ed6ff07c044fde700592b5f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.univali.br:article/10442 |
network_acronym_str |
UNIVALI-2 |
network_name_str |
Vozes e Diálogo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Políticas de gênero nas performances de Madonnaperformancepolíticagêneromúsicaindústria fonográficapolíticas de gênero na indústria fonográficaA partir da análise de duas performances ao vivo da cantora norte-americana Madonna, Papa don’t preach (1987) e Like a virgin (2012), identificamos uma estetização do corpo da artista, capaz de situá-lo no cerne de discussões em torno das políticas de gênero relativas à juventude e ao envelhecimento. Entendendo a cultura pop como terreno profícuo para o agendamento de questões que afetam o modo de sentir e habitar o mundo contemporâneo, postula-se que Madonna aciona seu corpo como construto discursivo que constrói matrizes de feminilidade geracionais.Universidade do Vale do Itajaí2017-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDOSSIÊapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/1044210.14210/vd.v16n02.p%pVozes e Diálogo; v. 16 n. 02 (2017): Comunicação e Política2237-45311519-5864reponame:Vozes e Diálogo (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/10442/6255Copyright (c) 2017 Thiago Soares, Mariana Linsinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares, ThiagoLins, Mariana2021-04-01T22:43:50Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/10442Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/vdPRIhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/oaiseligman@univali.br2237-45312237-4531opendoar:2021-04-01T22:43:50Vozes e Diálogo (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Políticas de gênero nas performances de Madonna |
title |
Políticas de gênero nas performances de Madonna |
spellingShingle |
Políticas de gênero nas performances de Madonna Soares, Thiago performance política gênero música indústria fonográfica políticas de gênero na indústria fonográfica |
title_short |
Políticas de gênero nas performances de Madonna |
title_full |
Políticas de gênero nas performances de Madonna |
title_fullStr |
Políticas de gênero nas performances de Madonna |
title_full_unstemmed |
Políticas de gênero nas performances de Madonna |
title_sort |
Políticas de gênero nas performances de Madonna |
author |
Soares, Thiago |
author_facet |
Soares, Thiago Lins, Mariana |
author_role |
author |
author2 |
Lins, Mariana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Thiago Lins, Mariana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
performance política gênero música indústria fonográfica políticas de gênero na indústria fonográfica |
topic |
performance política gênero música indústria fonográfica políticas de gênero na indústria fonográfica |
description |
A partir da análise de duas performances ao vivo da cantora norte-americana Madonna, Papa don’t preach (1987) e Like a virgin (2012), identificamos uma estetização do corpo da artista, capaz de situá-lo no cerne de discussões em torno das políticas de gênero relativas à juventude e ao envelhecimento. Entendendo a cultura pop como terreno profícuo para o agendamento de questões que afetam o modo de sentir e habitar o mundo contemporâneo, postula-se que Madonna aciona seu corpo como construto discursivo que constrói matrizes de feminilidade geracionais. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion DOSSIÊ |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/10442 10.14210/vd.v16n02.p%p |
url |
https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/10442 |
identifier_str_mv |
10.14210/vd.v16n02.p%p |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/10442/6255 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Thiago Soares, Mariana Lins info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Thiago Soares, Mariana Lins |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Vozes e Diálogo; v. 16 n. 02 (2017): Comunicação e Política 2237-4531 1519-5864 reponame:Vozes e Diálogo (Online) instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) instacron:UNIVALI |
instname_str |
Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
instacron_str |
UNIVALI |
institution |
UNIVALI |
reponame_str |
Vozes e Diálogo (Online) |
collection |
Vozes e Diálogo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Vozes e Diálogo (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
repository.mail.fl_str_mv |
seligman@univali.br |
_version_ |
1798329569489453056 |