Entre a farda e a minissaia: posições de sujeito em conflito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Depexe, Sandra
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Vozes e Diálogo (Online)
Texto Completo: https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/15097
Resumo: O consumo cultural de Néstor García Canclini é conjugado aos capitais de Pierre Bourdieu e à análise de discurso de Michel Pêcheux para a leitura da representação de classe na telenovela Salve Jorge (Rede Globo, 2012/2013), a partir dos comentários de receptores no Twitter sobre a personagem Érica (Flávia Alessandra). Como resultados, o imaginário de classe é articulado a um padrão estético hegemônico, o qual entra em conflito na trajetória da personagem: embora seu corpo seja visto pela audiência como um modelo ao consumo, seu usos são reprimidos e ela passa a ser designada pela recepção como “periguete”.
id UNIVALI-2_ec2ab3aee9f7d2ca3c920a75b3024036
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.univali.br:article/15097
network_acronym_str UNIVALI-2
network_name_str Vozes e Diálogo (Online)
repository_id_str
spelling Entre a farda e a minissaia: posições de sujeito em conflitoConsumo culturalClasse socialAnálise de discurso.ConsumoO consumo cultural de Néstor García Canclini é conjugado aos capitais de Pierre Bourdieu e à análise de discurso de Michel Pêcheux para a leitura da representação de classe na telenovela Salve Jorge (Rede Globo, 2012/2013), a partir dos comentários de receptores no Twitter sobre a personagem Érica (Flávia Alessandra). Como resultados, o imaginário de classe é articulado a um padrão estético hegemônico, o qual entra em conflito na trajetória da personagem: embora seu corpo seja visto pela audiência como um modelo ao consumo, seu usos são reprimidos e ela passa a ser designada pela recepção como “periguete”.Universidade do Vale do Itajaí2019-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionARTIGOSapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/1509710.14210/vd.v18n02.p41-54Vozes e Diálogo; v. 18 n. 02 (2019): Dossiê: Ética na Comunicação; 41-542237-45311519-5864reponame:Vozes e Diálogo (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/15097/pdfCopyright (c) 2019 Sandra Depexeinfo:eu-repo/semantics/openAccessDepexe, Sandra2020-07-14T23:00:26Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/15097Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/vdPRIhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/oaiseligman@univali.br2237-45312237-4531opendoar:2020-07-14T23:00:26Vozes e Diálogo (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre a farda e a minissaia: posições de sujeito em conflito
title Entre a farda e a minissaia: posições de sujeito em conflito
spellingShingle Entre a farda e a minissaia: posições de sujeito em conflito
Depexe, Sandra
Consumo cultural
Classe social
Análise de discurso.
Consumo
title_short Entre a farda e a minissaia: posições de sujeito em conflito
title_full Entre a farda e a minissaia: posições de sujeito em conflito
title_fullStr Entre a farda e a minissaia: posições de sujeito em conflito
title_full_unstemmed Entre a farda e a minissaia: posições de sujeito em conflito
title_sort Entre a farda e a minissaia: posições de sujeito em conflito
author Depexe, Sandra
author_facet Depexe, Sandra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Depexe, Sandra
dc.subject.por.fl_str_mv Consumo cultural
Classe social
Análise de discurso.
Consumo
topic Consumo cultural
Classe social
Análise de discurso.
Consumo
description O consumo cultural de Néstor García Canclini é conjugado aos capitais de Pierre Bourdieu e à análise de discurso de Michel Pêcheux para a leitura da representação de classe na telenovela Salve Jorge (Rede Globo, 2012/2013), a partir dos comentários de receptores no Twitter sobre a personagem Érica (Flávia Alessandra). Como resultados, o imaginário de classe é articulado a um padrão estético hegemônico, o qual entra em conflito na trajetória da personagem: embora seu corpo seja visto pela audiência como um modelo ao consumo, seu usos são reprimidos e ela passa a ser designada pela recepção como “periguete”.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
ARTIGOS
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/15097
10.14210/vd.v18n02.p41-54
url https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/15097
identifier_str_mv 10.14210/vd.v18n02.p41-54
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/15097/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Sandra Depexe
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Sandra Depexe
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí
dc.source.none.fl_str_mv Vozes e Diálogo; v. 18 n. 02 (2019): Dossiê: Ética na Comunicação; 41-54
2237-4531
1519-5864
reponame:Vozes e Diálogo (Online)
instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron:UNIVALI
instname_str Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron_str UNIVALI
institution UNIVALI
reponame_str Vozes e Diálogo (Online)
collection Vozes e Diálogo (Online)
repository.name.fl_str_mv Vozes e Diálogo (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
repository.mail.fl_str_mv seligman@univali.br
_version_ 1798329569545027584