Entre a farda e a minissaia: posições de sujeito em conflito
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Vozes e Diálogo (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/15097 |
Resumo: | O consumo cultural de Néstor García Canclini é conjugado aos capitais de Pierre Bourdieu e à análise de discurso de Michel Pêcheux para a leitura da representação de classe na telenovela Salve Jorge (Rede Globo, 2012/2013), a partir dos comentários de receptores no Twitter sobre a personagem Érica (Flávia Alessandra). Como resultados, o imaginário de classe é articulado a um padrão estético hegemônico, o qual entra em conflito na trajetória da personagem: embora seu corpo seja visto pela audiência como um modelo ao consumo, seu usos são reprimidos e ela passa a ser designada pela recepção como “periguete”. |
id |
UNIVALI-2_ec2ab3aee9f7d2ca3c920a75b3024036 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.univali.br:article/15097 |
network_acronym_str |
UNIVALI-2 |
network_name_str |
Vozes e Diálogo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Entre a farda e a minissaia: posições de sujeito em conflitoConsumo culturalClasse socialAnálise de discurso.ConsumoO consumo cultural de Néstor García Canclini é conjugado aos capitais de Pierre Bourdieu e à análise de discurso de Michel Pêcheux para a leitura da representação de classe na telenovela Salve Jorge (Rede Globo, 2012/2013), a partir dos comentários de receptores no Twitter sobre a personagem Érica (Flávia Alessandra). Como resultados, o imaginário de classe é articulado a um padrão estético hegemônico, o qual entra em conflito na trajetória da personagem: embora seu corpo seja visto pela audiência como um modelo ao consumo, seu usos são reprimidos e ela passa a ser designada pela recepção como “periguete”.Universidade do Vale do Itajaí2019-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionARTIGOSapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/1509710.14210/vd.v18n02.p41-54Vozes e Diálogo; v. 18 n. 02 (2019): Dossiê: Ética na Comunicação; 41-542237-45311519-5864reponame:Vozes e Diálogo (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/15097/pdfCopyright (c) 2019 Sandra Depexeinfo:eu-repo/semantics/openAccessDepexe, Sandra2020-07-14T23:00:26Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/15097Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/vdPRIhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/oaiseligman@univali.br2237-45312237-4531opendoar:2020-07-14T23:00:26Vozes e Diálogo (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre a farda e a minissaia: posições de sujeito em conflito |
title |
Entre a farda e a minissaia: posições de sujeito em conflito |
spellingShingle |
Entre a farda e a minissaia: posições de sujeito em conflito Depexe, Sandra Consumo cultural Classe social Análise de discurso. Consumo |
title_short |
Entre a farda e a minissaia: posições de sujeito em conflito |
title_full |
Entre a farda e a minissaia: posições de sujeito em conflito |
title_fullStr |
Entre a farda e a minissaia: posições de sujeito em conflito |
title_full_unstemmed |
Entre a farda e a minissaia: posições de sujeito em conflito |
title_sort |
Entre a farda e a minissaia: posições de sujeito em conflito |
author |
Depexe, Sandra |
author_facet |
Depexe, Sandra |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Depexe, Sandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consumo cultural Classe social Análise de discurso. Consumo |
topic |
Consumo cultural Classe social Análise de discurso. Consumo |
description |
O consumo cultural de Néstor García Canclini é conjugado aos capitais de Pierre Bourdieu e à análise de discurso de Michel Pêcheux para a leitura da representação de classe na telenovela Salve Jorge (Rede Globo, 2012/2013), a partir dos comentários de receptores no Twitter sobre a personagem Érica (Flávia Alessandra). Como resultados, o imaginário de classe é articulado a um padrão estético hegemônico, o qual entra em conflito na trajetória da personagem: embora seu corpo seja visto pela audiência como um modelo ao consumo, seu usos são reprimidos e ela passa a ser designada pela recepção como “periguete”. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion ARTIGOS |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/15097 10.14210/vd.v18n02.p41-54 |
url |
https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/15097 |
identifier_str_mv |
10.14210/vd.v18n02.p41-54 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/15097/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Sandra Depexe info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Sandra Depexe |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Vozes e Diálogo; v. 18 n. 02 (2019): Dossiê: Ética na Comunicação; 41-54 2237-4531 1519-5864 reponame:Vozes e Diálogo (Online) instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) instacron:UNIVALI |
instname_str |
Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
instacron_str |
UNIVALI |
institution |
UNIVALI |
reponame_str |
Vozes e Diálogo (Online) |
collection |
Vozes e Diálogo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Vozes e Diálogo (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
repository.mail.fl_str_mv |
seligman@univali.br |
_version_ |
1798329569545027584 |