INOVAÇÃO DE VALOR: O CASO CITIZENM HOTELS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Turismo : Visão e Ação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/2627 |
Resumo: | A indústria hoteleira busca diferenciação ou baixo custo. Novas abordagens como a de Kim e Maubourgne desafiam essa lógica Porteriana. Esta pesquisa analisa as estratégias de criação de valor desenvolvidas pela cadeia holandesa de hotéis CitizenM em um estudo de caso único. Baseado na interpretação de que há novos consumidores, que viajam com frequência, mas que não abrem mão de valores como design, conforto, sofisticação e conectividade. É feita uma análise do rompimento do trade-off valor-custo e do alinhamento das atividades da empresa em busca da diferenciação e baixo custo. Como resultado tem-se a curva de valor para a empresa, sendo esta consequência da aplicação da ferramenta do modelo das quatro ações que permite verificar graficamente a performance dos atributos de valor em comparação aos atributos considerados pelo setor. Desse modo são verifi cados os atributos considerados indispensáveis pelo setor e que foram eliminados: check-in, check-out e estacionamento ou que foram reduzidos como espaços de alimentação ou que foram elevados como design e o acesso livre a redes wi-fi de altíssima velocidade, e, por fim, atributos não oferecidos pelo setor como a TV sob demanda gratuita e instalações de equipamentos de imagem e luz em parceria com a Philips. O estudo de caso possibilitou a verificação de uma estratégia de inovação de valor na indústria de hospitalidade que resultou em um novo modelo de negócio voltado para um novo público, o cidadão móvel. |
id |
UNIVALI-3_230d76454e1dcfa04bf13876a0247468 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.univali.br:article/2627 |
network_acronym_str |
UNIVALI-3 |
network_name_str |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
INOVAÇÃO DE VALOR: O CASO CITIZENM HOTELSHotelariaInovação de ValorEstratégiaEstratégia de Inovação de ValorA indústria hoteleira busca diferenciação ou baixo custo. Novas abordagens como a de Kim e Maubourgne desafiam essa lógica Porteriana. Esta pesquisa analisa as estratégias de criação de valor desenvolvidas pela cadeia holandesa de hotéis CitizenM em um estudo de caso único. Baseado na interpretação de que há novos consumidores, que viajam com frequência, mas que não abrem mão de valores como design, conforto, sofisticação e conectividade. É feita uma análise do rompimento do trade-off valor-custo e do alinhamento das atividades da empresa em busca da diferenciação e baixo custo. Como resultado tem-se a curva de valor para a empresa, sendo esta consequência da aplicação da ferramenta do modelo das quatro ações que permite verificar graficamente a performance dos atributos de valor em comparação aos atributos considerados pelo setor. Desse modo são verifi cados os atributos considerados indispensáveis pelo setor e que foram eliminados: check-in, check-out e estacionamento ou que foram reduzidos como espaços de alimentação ou que foram elevados como design e o acesso livre a redes wi-fi de altíssima velocidade, e, por fim, atributos não oferecidos pelo setor como a TV sob demanda gratuita e instalações de equipamentos de imagem e luz em parceria com a Philips. O estudo de caso possibilitou a verificação de uma estratégia de inovação de valor na indústria de hospitalidade que resultou em um novo modelo de negócio voltado para um novo público, o cidadão móvel.Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC2011-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/262710.14210/rtva.v13n3.p299-310Turismo: Visão e Ação; Vol. 13 No. 3 (2011); 299-310Turismo: Visão e Ação; Vol. 13 Núm. 3 (2011); 299-310Turismo: Visão e Ação; v. 13 n. 3 (2011); 299-3101983-71511415-639310.14210/rtva.v13i3reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/2627/2069João, Belmiro NascimentoClaro, José Alberto Carvalho dos SantosSarmento, Maria Bernardete Caetano de PaivaDias, Aparecida Honórioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-11-29T00:43:38Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/2627Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2011-11-29T00:43:38Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INOVAÇÃO DE VALOR: O CASO CITIZENM HOTELS |
title |
INOVAÇÃO DE VALOR: O CASO CITIZENM HOTELS |
spellingShingle |
INOVAÇÃO DE VALOR: O CASO CITIZENM HOTELS João, Belmiro Nascimento Hotelaria Inovação de Valor Estratégia Estratégia de Inovação de Valor |
title_short |
INOVAÇÃO DE VALOR: O CASO CITIZENM HOTELS |
title_full |
INOVAÇÃO DE VALOR: O CASO CITIZENM HOTELS |
title_fullStr |
INOVAÇÃO DE VALOR: O CASO CITIZENM HOTELS |
title_full_unstemmed |
INOVAÇÃO DE VALOR: O CASO CITIZENM HOTELS |
title_sort |
INOVAÇÃO DE VALOR: O CASO CITIZENM HOTELS |
author |
João, Belmiro Nascimento |
author_facet |
João, Belmiro Nascimento Claro, José Alberto Carvalho dos Santos Sarmento, Maria Bernardete Caetano de Paiva Dias, Aparecida Honório |
author_role |
author |
author2 |
Claro, José Alberto Carvalho dos Santos Sarmento, Maria Bernardete Caetano de Paiva Dias, Aparecida Honório |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
João, Belmiro Nascimento Claro, José Alberto Carvalho dos Santos Sarmento, Maria Bernardete Caetano de Paiva Dias, Aparecida Honório |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hotelaria Inovação de Valor Estratégia Estratégia de Inovação de Valor |
topic |
Hotelaria Inovação de Valor Estratégia Estratégia de Inovação de Valor |
description |
A indústria hoteleira busca diferenciação ou baixo custo. Novas abordagens como a de Kim e Maubourgne desafiam essa lógica Porteriana. Esta pesquisa analisa as estratégias de criação de valor desenvolvidas pela cadeia holandesa de hotéis CitizenM em um estudo de caso único. Baseado na interpretação de que há novos consumidores, que viajam com frequência, mas que não abrem mão de valores como design, conforto, sofisticação e conectividade. É feita uma análise do rompimento do trade-off valor-custo e do alinhamento das atividades da empresa em busca da diferenciação e baixo custo. Como resultado tem-se a curva de valor para a empresa, sendo esta consequência da aplicação da ferramenta do modelo das quatro ações que permite verificar graficamente a performance dos atributos de valor em comparação aos atributos considerados pelo setor. Desse modo são verifi cados os atributos considerados indispensáveis pelo setor e que foram eliminados: check-in, check-out e estacionamento ou que foram reduzidos como espaços de alimentação ou que foram elevados como design e o acesso livre a redes wi-fi de altíssima velocidade, e, por fim, atributos não oferecidos pelo setor como a TV sob demanda gratuita e instalações de equipamentos de imagem e luz em parceria com a Philips. O estudo de caso possibilitou a verificação de uma estratégia de inovação de valor na indústria de hospitalidade que resultou em um novo modelo de negócio voltado para um novo público, o cidadão móvel. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-11-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/2627 10.14210/rtva.v13n3.p299-310 |
url |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/2627 |
identifier_str_mv |
10.14210/rtva.v13n3.p299-310 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/2627/2069 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Turismo: Visão e Ação; Vol. 13 No. 3 (2011); 299-310 Turismo: Visão e Ação; Vol. 13 Núm. 3 (2011); 299-310 Turismo: Visão e Ação; v. 13 n. 3 (2011); 299-310 1983-7151 1415-6393 10.14210/rtva.v13i3 reponame:Turismo : Visão e Ação (Online) instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) instacron:UNIVALI |
instname_str |
Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
instacron_str |
UNIVALI |
institution |
UNIVALI |
reponame_str |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
collection |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
repository.mail.fl_str_mv |
luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br |
_version_ |
1798045019975712768 |