INOVAÇÃO DE VALOR: O CASO CITIZENM HOTELS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: João, Belmiro Nascimento
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Claro, José Alberto Carvalho dos Santos, Sarmento, Maria Bernardete Caetano de Paiva, Dias, Aparecida Honório
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Turismo : Visão e Ação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/2627
Resumo: A indústria hoteleira busca diferenciação ou baixo custo. Novas abordagens como a de Kim e Maubourgne desafiam essa lógica Porteriana. Esta pesquisa analisa as estratégias de criação de valor desenvolvidas pela cadeia holandesa de hotéis CitizenM em um estudo de caso único. Baseado na interpretação de que há novos consumidores, que viajam com frequência, mas que não abrem mão de valores como design, conforto, sofisticação e conectividade. É feita uma análise do rompimento do trade-off valor-custo e do alinhamento das atividades da empresa em busca da diferenciação e baixo custo. Como resultado tem-se a curva de valor para a empresa, sendo esta consequência da aplicação da ferramenta do modelo das quatro ações que permite verificar graficamente a performance dos atributos de valor em comparação aos atributos considerados pelo setor. Desse modo são verifi cados os atributos considerados indispensáveis pelo setor e que foram eliminados: check-in, check-out e estacionamento ou que foram reduzidos como espaços de alimentação ou que foram elevados como design e o acesso livre a redes wi-fi de altíssima velocidade, e, por fim, atributos não oferecidos pelo setor como a TV sob demanda gratuita e instalações de equipamentos de imagem e luz em parceria com a Philips. O estudo de caso possibilitou a verificação de uma estratégia de inovação de valor na indústria de hospitalidade que resultou em um novo modelo de negócio voltado para um novo público, o cidadão móvel.
id UNIVALI-3_230d76454e1dcfa04bf13876a0247468
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.univali.br:article/2627
network_acronym_str UNIVALI-3
network_name_str Turismo : Visão e Ação (Online)
repository_id_str
spelling INOVAÇÃO DE VALOR: O CASO CITIZENM HOTELSHotelariaInovação de ValorEstratégiaEstratégia de Inovação de ValorA indústria hoteleira busca diferenciação ou baixo custo. Novas abordagens como a de Kim e Maubourgne desafiam essa lógica Porteriana. Esta pesquisa analisa as estratégias de criação de valor desenvolvidas pela cadeia holandesa de hotéis CitizenM em um estudo de caso único. Baseado na interpretação de que há novos consumidores, que viajam com frequência, mas que não abrem mão de valores como design, conforto, sofisticação e conectividade. É feita uma análise do rompimento do trade-off valor-custo e do alinhamento das atividades da empresa em busca da diferenciação e baixo custo. Como resultado tem-se a curva de valor para a empresa, sendo esta consequência da aplicação da ferramenta do modelo das quatro ações que permite verificar graficamente a performance dos atributos de valor em comparação aos atributos considerados pelo setor. Desse modo são verifi cados os atributos considerados indispensáveis pelo setor e que foram eliminados: check-in, check-out e estacionamento ou que foram reduzidos como espaços de alimentação ou que foram elevados como design e o acesso livre a redes wi-fi de altíssima velocidade, e, por fim, atributos não oferecidos pelo setor como a TV sob demanda gratuita e instalações de equipamentos de imagem e luz em parceria com a Philips. O estudo de caso possibilitou a verificação de uma estratégia de inovação de valor na indústria de hospitalidade que resultou em um novo modelo de negócio voltado para um novo público, o cidadão móvel.Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC2011-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/262710.14210/rtva.v13n3.p299-310Turismo: Visão e Ação; Vol. 13 No. 3 (2011); 299-310Turismo: Visão e Ação; Vol. 13 Núm. 3 (2011); 299-310Turismo: Visão e Ação; v. 13 n. 3 (2011); 299-3101983-71511415-639310.14210/rtva.v13i3reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/2627/2069João, Belmiro NascimentoClaro, José Alberto Carvalho dos SantosSarmento, Maria Bernardete Caetano de PaivaDias, Aparecida Honórioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-11-29T00:43:38Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/2627Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2011-11-29T00:43:38Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false
dc.title.none.fl_str_mv INOVAÇÃO DE VALOR: O CASO CITIZENM HOTELS
title INOVAÇÃO DE VALOR: O CASO CITIZENM HOTELS
spellingShingle INOVAÇÃO DE VALOR: O CASO CITIZENM HOTELS
João, Belmiro Nascimento
Hotelaria
Inovação de Valor
Estratégia
Estratégia de Inovação de Valor
title_short INOVAÇÃO DE VALOR: O CASO CITIZENM HOTELS
title_full INOVAÇÃO DE VALOR: O CASO CITIZENM HOTELS
title_fullStr INOVAÇÃO DE VALOR: O CASO CITIZENM HOTELS
title_full_unstemmed INOVAÇÃO DE VALOR: O CASO CITIZENM HOTELS
title_sort INOVAÇÃO DE VALOR: O CASO CITIZENM HOTELS
author João, Belmiro Nascimento
author_facet João, Belmiro Nascimento
Claro, José Alberto Carvalho dos Santos
Sarmento, Maria Bernardete Caetano de Paiva
Dias, Aparecida Honório
author_role author
author2 Claro, José Alberto Carvalho dos Santos
Sarmento, Maria Bernardete Caetano de Paiva
Dias, Aparecida Honório
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv João, Belmiro Nascimento
Claro, José Alberto Carvalho dos Santos
Sarmento, Maria Bernardete Caetano de Paiva
Dias, Aparecida Honório
dc.subject.por.fl_str_mv Hotelaria
Inovação de Valor
Estratégia
Estratégia de Inovação de Valor
topic Hotelaria
Inovação de Valor
Estratégia
Estratégia de Inovação de Valor
description A indústria hoteleira busca diferenciação ou baixo custo. Novas abordagens como a de Kim e Maubourgne desafiam essa lógica Porteriana. Esta pesquisa analisa as estratégias de criação de valor desenvolvidas pela cadeia holandesa de hotéis CitizenM em um estudo de caso único. Baseado na interpretação de que há novos consumidores, que viajam com frequência, mas que não abrem mão de valores como design, conforto, sofisticação e conectividade. É feita uma análise do rompimento do trade-off valor-custo e do alinhamento das atividades da empresa em busca da diferenciação e baixo custo. Como resultado tem-se a curva de valor para a empresa, sendo esta consequência da aplicação da ferramenta do modelo das quatro ações que permite verificar graficamente a performance dos atributos de valor em comparação aos atributos considerados pelo setor. Desse modo são verifi cados os atributos considerados indispensáveis pelo setor e que foram eliminados: check-in, check-out e estacionamento ou que foram reduzidos como espaços de alimentação ou que foram elevados como design e o acesso livre a redes wi-fi de altíssima velocidade, e, por fim, atributos não oferecidos pelo setor como a TV sob demanda gratuita e instalações de equipamentos de imagem e luz em parceria com a Philips. O estudo de caso possibilitou a verificação de uma estratégia de inovação de valor na indústria de hospitalidade que resultou em um novo modelo de negócio voltado para um novo público, o cidadão móvel.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/2627
10.14210/rtva.v13n3.p299-310
url https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/2627
identifier_str_mv 10.14210/rtva.v13n3.p299-310
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/2627/2069
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
dc.source.none.fl_str_mv Turismo: Visão e Ação; Vol. 13 No. 3 (2011); 299-310
Turismo: Visão e Ação; Vol. 13 Núm. 3 (2011); 299-310
Turismo: Visão e Ação; v. 13 n. 3 (2011); 299-310
1983-7151
1415-6393
10.14210/rtva.v13i3
reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)
instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron:UNIVALI
instname_str Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron_str UNIVALI
institution UNIVALI
reponame_str Turismo : Visão e Ação (Online)
collection Turismo : Visão e Ação (Online)
repository.name.fl_str_mv Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
repository.mail.fl_str_mv luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br
_version_ 1798045019975712768