O Exame Nacional e Desempenho dos Estudantes – ENADE – como instrumento sinalizador para avaliação e qualificação de cursos presenciais de graduação em turismo sob a ótica de coordenadores de curso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Turismo : Visão e Ação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/14540 |
Resumo: | Este trabalho, de caráter qualitativo e exploratório, objetiva analisar processos de mudança e qualificação, conduzidos por coordenações de curso, de projetos pedagógicos e de práticas pedagógicas e avaliativas resultantes de estudo analítico-interpretativo da prova do Enade para os cursos de graduação em Turismo e do respectivo relatório. Optou-se, como recorte temporal e espacial pela prova de 2012 e por cursos presenciais oferecidos no RS por instituições de diferentes naturezas jurídicas que haviam participado das edições anteriores. Entrevistas semiestruturadas versaram sobre quatro eixos: (a) organização do processo operacional de análise, (b) concepções de turismo subjacentes às questões, (c) avaliação das questões de cunho geral e (d) concepções pedagógicas e metodológicas igualmente subjacentes às questões. As teorias que estariam na base das questões não são explicitadas, mesmo sendo apontados, prioritariamente de modo positivo, alguns elementos/aspectos conceituais e pragmáticos a elas vinculados. Associado a isso, referentemente às repercussões na avaliação e qualificação dos cursos, os resultados ainda apontam que as análises realizadas e as medidas decorrentes empreendidas não refletem a percepção da potencialidade do Enade como instrumento avaliativo complementar para identificação, compreensão e desenvolvimento de de operações cognitivas e matacognitivas, a sua vez, relevantes ao desenvolvimento das competências próprias ao processo de formação do licenciado em turismo. |
id |
UNIVALI-3_2dc5a35c37a093ac0e695dade0e614b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.univali.br:article/14540 |
network_acronym_str |
UNIVALI-3 |
network_name_str |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Exame Nacional e Desempenho dos Estudantes – ENADE – como instrumento sinalizador para avaliação e qualificação de cursos presenciais de graduação em turismo sob a ótica de coordenadores de cursoGraduação em TurismoEnadeRepercussões institucionais e pedagógicasEste trabalho, de caráter qualitativo e exploratório, objetiva analisar processos de mudança e qualificação, conduzidos por coordenações de curso, de projetos pedagógicos e de práticas pedagógicas e avaliativas resultantes de estudo analítico-interpretativo da prova do Enade para os cursos de graduação em Turismo e do respectivo relatório. Optou-se, como recorte temporal e espacial pela prova de 2012 e por cursos presenciais oferecidos no RS por instituições de diferentes naturezas jurídicas que haviam participado das edições anteriores. Entrevistas semiestruturadas versaram sobre quatro eixos: (a) organização do processo operacional de análise, (b) concepções de turismo subjacentes às questões, (c) avaliação das questões de cunho geral e (d) concepções pedagógicas e metodológicas igualmente subjacentes às questões. As teorias que estariam na base das questões não são explicitadas, mesmo sendo apontados, prioritariamente de modo positivo, alguns elementos/aspectos conceituais e pragmáticos a elas vinculados. Associado a isso, referentemente às repercussões na avaliação e qualificação dos cursos, os resultados ainda apontam que as análises realizadas e as medidas decorrentes empreendidas não refletem a percepção da potencialidade do Enade como instrumento avaliativo complementar para identificação, compreensão e desenvolvimento de de operações cognitivas e matacognitivas, a sua vez, relevantes ao desenvolvimento das competências próprias ao processo de formação do licenciado em turismo.Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC2019-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1454010.14210/rtva.v21n2.p68-81Turismo: Visão e Ação; Vol. 21 No. 2 (2019): Maio-Agosto; 68-81Turismo: Visão e Ação; Vol. 21 Núm. 2 (2019): Maio-Agosto; 68-81Turismo: Visão e Ação; v. 21 n. 2 (2019): Maio-Agosto; 68-811983-71511415-6393reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/14540/8269Copyright (c) 2019 Turismo Visão e Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarcelino, Thays de OliveiraSantos, Marcia Maria Cappellano dos2020-01-01T01:10:59Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/14540Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2020-01-01T01:10:59Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Exame Nacional e Desempenho dos Estudantes – ENADE – como instrumento sinalizador para avaliação e qualificação de cursos presenciais de graduação em turismo sob a ótica de coordenadores de curso |
title |
O Exame Nacional e Desempenho dos Estudantes – ENADE – como instrumento sinalizador para avaliação e qualificação de cursos presenciais de graduação em turismo sob a ótica de coordenadores de curso |
spellingShingle |
O Exame Nacional e Desempenho dos Estudantes – ENADE – como instrumento sinalizador para avaliação e qualificação de cursos presenciais de graduação em turismo sob a ótica de coordenadores de curso Marcelino, Thays de Oliveira Graduação em Turismo Enade Repercussões institucionais e pedagógicas |
title_short |
O Exame Nacional e Desempenho dos Estudantes – ENADE – como instrumento sinalizador para avaliação e qualificação de cursos presenciais de graduação em turismo sob a ótica de coordenadores de curso |
title_full |
O Exame Nacional e Desempenho dos Estudantes – ENADE – como instrumento sinalizador para avaliação e qualificação de cursos presenciais de graduação em turismo sob a ótica de coordenadores de curso |
title_fullStr |
O Exame Nacional e Desempenho dos Estudantes – ENADE – como instrumento sinalizador para avaliação e qualificação de cursos presenciais de graduação em turismo sob a ótica de coordenadores de curso |
title_full_unstemmed |
O Exame Nacional e Desempenho dos Estudantes – ENADE – como instrumento sinalizador para avaliação e qualificação de cursos presenciais de graduação em turismo sob a ótica de coordenadores de curso |
title_sort |
O Exame Nacional e Desempenho dos Estudantes – ENADE – como instrumento sinalizador para avaliação e qualificação de cursos presenciais de graduação em turismo sob a ótica de coordenadores de curso |
author |
Marcelino, Thays de Oliveira |
author_facet |
Marcelino, Thays de Oliveira Santos, Marcia Maria Cappellano dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Marcia Maria Cappellano dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcelino, Thays de Oliveira Santos, Marcia Maria Cappellano dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Graduação em Turismo Enade Repercussões institucionais e pedagógicas |
topic |
Graduação em Turismo Enade Repercussões institucionais e pedagógicas |
description |
Este trabalho, de caráter qualitativo e exploratório, objetiva analisar processos de mudança e qualificação, conduzidos por coordenações de curso, de projetos pedagógicos e de práticas pedagógicas e avaliativas resultantes de estudo analítico-interpretativo da prova do Enade para os cursos de graduação em Turismo e do respectivo relatório. Optou-se, como recorte temporal e espacial pela prova de 2012 e por cursos presenciais oferecidos no RS por instituições de diferentes naturezas jurídicas que haviam participado das edições anteriores. Entrevistas semiestruturadas versaram sobre quatro eixos: (a) organização do processo operacional de análise, (b) concepções de turismo subjacentes às questões, (c) avaliação das questões de cunho geral e (d) concepções pedagógicas e metodológicas igualmente subjacentes às questões. As teorias que estariam na base das questões não são explicitadas, mesmo sendo apontados, prioritariamente de modo positivo, alguns elementos/aspectos conceituais e pragmáticos a elas vinculados. Associado a isso, referentemente às repercussões na avaliação e qualificação dos cursos, os resultados ainda apontam que as análises realizadas e as medidas decorrentes empreendidas não refletem a percepção da potencialidade do Enade como instrumento avaliativo complementar para identificação, compreensão e desenvolvimento de de operações cognitivas e matacognitivas, a sua vez, relevantes ao desenvolvimento das competências próprias ao processo de formação do licenciado em turismo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/14540 10.14210/rtva.v21n2.p68-81 |
url |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/14540 |
identifier_str_mv |
10.14210/rtva.v21n2.p68-81 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/14540/8269 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Turismo Visão e Ação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Turismo Visão e Ação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Turismo: Visão e Ação; Vol. 21 No. 2 (2019): Maio-Agosto; 68-81 Turismo: Visão e Ação; Vol. 21 Núm. 2 (2019): Maio-Agosto; 68-81 Turismo: Visão e Ação; v. 21 n. 2 (2019): Maio-Agosto; 68-81 1983-7151 1415-6393 reponame:Turismo : Visão e Ação (Online) instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) instacron:UNIVALI |
instname_str |
Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
instacron_str |
UNIVALI |
institution |
UNIVALI |
reponame_str |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
collection |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
repository.mail.fl_str_mv |
luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br |
_version_ |
1798045022400020480 |