Profissional Empreendedor: Um Pré-requisito para o Mercado Turístico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goulart, Débora Faria
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Balderramas, Helerson de Almeida, Heubel, Maricê T. C. Domingues, Xavier, Paulo Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Turismo : Visão e Ação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1081
Resumo: Em todos os setores da economia, mais especificamente no Turismo, os efeitos da globalização influenciaram organizações e clientes, exigindo assim que os profissionais egressos da universidade tenham um perfil que atenda as exigências mutáveis do mercado, impulsionando aqueles que já estão atuando a se especializarem dentro desse novo contexto. De acordo com essa necessidade, o empreendedorismo surge para traçar um diferencial nesses profissionais, trabalhando a partir de características psicológicas de comportamentos e atitudes, estimulando a criatividade, a flexibilidade e a inovação para adquirir, assim, o perfil esperado e ingressar no mercado turístico. Contudo, esse trabalho aponta os pré-requisitos para a atuação desse profissional nos diversos setores do trade turístico. A estrutura do trabalho contribui academicamente para o egresso profissional, pois possibilita identificar as características da cultura empreendedora determinantes para sua inclusão no mercado de trabalho. Palavras-chave: Formação profissional, Turismo – estudo e ensino, Entrepreneurship
id UNIVALI-3_356b6e52929077f6323f1b5b540b892c
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.univali.br:article/1081
network_acronym_str UNIVALI-3
network_name_str Turismo : Visão e Ação (Online)
repository_id_str
spelling Profissional Empreendedor: Um Pré-requisito para o Mercado TurísticoEm todos os setores da economia, mais especificamente no Turismo, os efeitos da globalização influenciaram organizações e clientes, exigindo assim que os profissionais egressos da universidade tenham um perfil que atenda as exigências mutáveis do mercado, impulsionando aqueles que já estão atuando a se especializarem dentro desse novo contexto. De acordo com essa necessidade, o empreendedorismo surge para traçar um diferencial nesses profissionais, trabalhando a partir de características psicológicas de comportamentos e atitudes, estimulando a criatividade, a flexibilidade e a inovação para adquirir, assim, o perfil esperado e ingressar no mercado turístico. Contudo, esse trabalho aponta os pré-requisitos para a atuação desse profissional nos diversos setores do trade turístico. A estrutura do trabalho contribui academicamente para o egresso profissional, pois possibilita identificar as características da cultura empreendedora determinantes para sua inclusão no mercado de trabalho. Palavras-chave: Formação profissional, Turismo – estudo e ensino, EntrepreneurshipUniversidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC2003-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/108110.14210/rtva.v5n3.p271Turismo: Visão e Ação; Vol. 5 No. 3 (2003); 271Turismo: Visão e Ação; Vol. 5 Núm. 3 (2003); 271Turismo: Visão e Ação; v. 5 n. 3 (2003); 2711983-71511415-639310.14210/rtva.v5i3reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1081/888Goulart, Débora FariaBalderramas, Helerson de AlmeidaHeubel, Maricê T. C. DominguesXavier, Paulo Robertoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2009-05-13T22:17:48Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/1081Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2009-05-13T22:17:48Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false
dc.title.none.fl_str_mv Profissional Empreendedor: Um Pré-requisito para o Mercado Turístico
title Profissional Empreendedor: Um Pré-requisito para o Mercado Turístico
spellingShingle Profissional Empreendedor: Um Pré-requisito para o Mercado Turístico
Goulart, Débora Faria
title_short Profissional Empreendedor: Um Pré-requisito para o Mercado Turístico
title_full Profissional Empreendedor: Um Pré-requisito para o Mercado Turístico
title_fullStr Profissional Empreendedor: Um Pré-requisito para o Mercado Turístico
title_full_unstemmed Profissional Empreendedor: Um Pré-requisito para o Mercado Turístico
title_sort Profissional Empreendedor: Um Pré-requisito para o Mercado Turístico
author Goulart, Débora Faria
author_facet Goulart, Débora Faria
Balderramas, Helerson de Almeida
Heubel, Maricê T. C. Domingues
Xavier, Paulo Roberto
author_role author
author2 Balderramas, Helerson de Almeida
Heubel, Maricê T. C. Domingues
Xavier, Paulo Roberto
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Goulart, Débora Faria
Balderramas, Helerson de Almeida
Heubel, Maricê T. C. Domingues
Xavier, Paulo Roberto
description Em todos os setores da economia, mais especificamente no Turismo, os efeitos da globalização influenciaram organizações e clientes, exigindo assim que os profissionais egressos da universidade tenham um perfil que atenda as exigências mutáveis do mercado, impulsionando aqueles que já estão atuando a se especializarem dentro desse novo contexto. De acordo com essa necessidade, o empreendedorismo surge para traçar um diferencial nesses profissionais, trabalhando a partir de características psicológicas de comportamentos e atitudes, estimulando a criatividade, a flexibilidade e a inovação para adquirir, assim, o perfil esperado e ingressar no mercado turístico. Contudo, esse trabalho aponta os pré-requisitos para a atuação desse profissional nos diversos setores do trade turístico. A estrutura do trabalho contribui academicamente para o egresso profissional, pois possibilita identificar as características da cultura empreendedora determinantes para sua inclusão no mercado de trabalho. Palavras-chave: Formação profissional, Turismo – estudo e ensino, Entrepreneurship
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1081
10.14210/rtva.v5n3.p271
url https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1081
identifier_str_mv 10.14210/rtva.v5n3.p271
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1081/888
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
dc.source.none.fl_str_mv Turismo: Visão e Ação; Vol. 5 No. 3 (2003); 271
Turismo: Visão e Ação; Vol. 5 Núm. 3 (2003); 271
Turismo: Visão e Ação; v. 5 n. 3 (2003); 271
1983-7151
1415-6393
10.14210/rtva.v5i3
reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)
instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron:UNIVALI
instname_str Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron_str UNIVALI
institution UNIVALI
reponame_str Turismo : Visão e Ação (Online)
collection Turismo : Visão e Ação (Online)
repository.name.fl_str_mv Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
repository.mail.fl_str_mv luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br
_version_ 1798045018490929152