Profissional Empreendedor: Um Pré-requisito para o Mercado Turístico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Turismo : Visão e Ação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1081 |
Resumo: | Em todos os setores da economia, mais especificamente no Turismo, os efeitos da globalização influenciaram organizações e clientes, exigindo assim que os profissionais egressos da universidade tenham um perfil que atenda as exigências mutáveis do mercado, impulsionando aqueles que já estão atuando a se especializarem dentro desse novo contexto. De acordo com essa necessidade, o empreendedorismo surge para traçar um diferencial nesses profissionais, trabalhando a partir de características psicológicas de comportamentos e atitudes, estimulando a criatividade, a flexibilidade e a inovação para adquirir, assim, o perfil esperado e ingressar no mercado turístico. Contudo, esse trabalho aponta os pré-requisitos para a atuação desse profissional nos diversos setores do trade turístico. A estrutura do trabalho contribui academicamente para o egresso profissional, pois possibilita identificar as características da cultura empreendedora determinantes para sua inclusão no mercado de trabalho. Palavras-chave: Formação profissional, Turismo – estudo e ensino, Entrepreneurship |
id |
UNIVALI-3_356b6e52929077f6323f1b5b540b892c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.univali.br:article/1081 |
network_acronym_str |
UNIVALI-3 |
network_name_str |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Profissional Empreendedor: Um Pré-requisito para o Mercado TurísticoEm todos os setores da economia, mais especificamente no Turismo, os efeitos da globalização influenciaram organizações e clientes, exigindo assim que os profissionais egressos da universidade tenham um perfil que atenda as exigências mutáveis do mercado, impulsionando aqueles que já estão atuando a se especializarem dentro desse novo contexto. De acordo com essa necessidade, o empreendedorismo surge para traçar um diferencial nesses profissionais, trabalhando a partir de características psicológicas de comportamentos e atitudes, estimulando a criatividade, a flexibilidade e a inovação para adquirir, assim, o perfil esperado e ingressar no mercado turístico. Contudo, esse trabalho aponta os pré-requisitos para a atuação desse profissional nos diversos setores do trade turístico. A estrutura do trabalho contribui academicamente para o egresso profissional, pois possibilita identificar as características da cultura empreendedora determinantes para sua inclusão no mercado de trabalho. Palavras-chave: Formação profissional, Turismo – estudo e ensino, EntrepreneurshipUniversidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC2003-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/108110.14210/rtva.v5n3.p271Turismo: Visão e Ação; Vol. 5 No. 3 (2003); 271Turismo: Visão e Ação; Vol. 5 Núm. 3 (2003); 271Turismo: Visão e Ação; v. 5 n. 3 (2003); 2711983-71511415-639310.14210/rtva.v5i3reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1081/888Goulart, Débora FariaBalderramas, Helerson de AlmeidaHeubel, Maricê T. C. DominguesXavier, Paulo Robertoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2009-05-13T22:17:48Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/1081Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2009-05-13T22:17:48Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Profissional Empreendedor: Um Pré-requisito para o Mercado Turístico |
title |
Profissional Empreendedor: Um Pré-requisito para o Mercado Turístico |
spellingShingle |
Profissional Empreendedor: Um Pré-requisito para o Mercado Turístico Goulart, Débora Faria |
title_short |
Profissional Empreendedor: Um Pré-requisito para o Mercado Turístico |
title_full |
Profissional Empreendedor: Um Pré-requisito para o Mercado Turístico |
title_fullStr |
Profissional Empreendedor: Um Pré-requisito para o Mercado Turístico |
title_full_unstemmed |
Profissional Empreendedor: Um Pré-requisito para o Mercado Turístico |
title_sort |
Profissional Empreendedor: Um Pré-requisito para o Mercado Turístico |
author |
Goulart, Débora Faria |
author_facet |
Goulart, Débora Faria Balderramas, Helerson de Almeida Heubel, Maricê T. C. Domingues Xavier, Paulo Roberto |
author_role |
author |
author2 |
Balderramas, Helerson de Almeida Heubel, Maricê T. C. Domingues Xavier, Paulo Roberto |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Goulart, Débora Faria Balderramas, Helerson de Almeida Heubel, Maricê T. C. Domingues Xavier, Paulo Roberto |
description |
Em todos os setores da economia, mais especificamente no Turismo, os efeitos da globalização influenciaram organizações e clientes, exigindo assim que os profissionais egressos da universidade tenham um perfil que atenda as exigências mutáveis do mercado, impulsionando aqueles que já estão atuando a se especializarem dentro desse novo contexto. De acordo com essa necessidade, o empreendedorismo surge para traçar um diferencial nesses profissionais, trabalhando a partir de características psicológicas de comportamentos e atitudes, estimulando a criatividade, a flexibilidade e a inovação para adquirir, assim, o perfil esperado e ingressar no mercado turístico. Contudo, esse trabalho aponta os pré-requisitos para a atuação desse profissional nos diversos setores do trade turístico. A estrutura do trabalho contribui academicamente para o egresso profissional, pois possibilita identificar as características da cultura empreendedora determinantes para sua inclusão no mercado de trabalho. Palavras-chave: Formação profissional, Turismo – estudo e ensino, Entrepreneurship |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1081 10.14210/rtva.v5n3.p271 |
url |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1081 |
identifier_str_mv |
10.14210/rtva.v5n3.p271 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1081/888 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Turismo: Visão e Ação; Vol. 5 No. 3 (2003); 271 Turismo: Visão e Ação; Vol. 5 Núm. 3 (2003); 271 Turismo: Visão e Ação; v. 5 n. 3 (2003); 271 1983-7151 1415-6393 10.14210/rtva.v5i3 reponame:Turismo : Visão e Ação (Online) instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) instacron:UNIVALI |
instname_str |
Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
instacron_str |
UNIVALI |
institution |
UNIVALI |
reponame_str |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
collection |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
repository.mail.fl_str_mv |
luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br |
_version_ |
1798045018490929152 |