“O ESTUDO É COM VOCÊ, A VIAGEM É COM A GENTE”1: AS AGÊNCIAS DE TURISMO ESPECIALIZADAS EM VIAGENS A CONCURSOS PÚBLICOS NO BRASIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Turismo : Visão e Ação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/15111 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo compreender como está configurado o perfil das agências de turismo de concursos no Brasil, verificando como elas estão organizadas e identificando os produtos e/ou os serviços específicos ofertados para atender concurseiros viajantes. Para tanto, os procedimentos utilizados, mediante uma abordagem quali-quantitativa e sob uma perspectiva exploratória, se estabeleceram a partir de pesquisas bibliográficas, documentais e de campo. Na extensão da ambiência cibernética da rede social Facebook, enviesadas por uma aproximação à pesquisa netnográfica, foram realizadas incursões investigativas, observações e acompanhamentos de interações, de postagens e de depoimentos entre internautas de grupos de estudo para concursos públicos. Ademais, conceberam-se conversas informais (bate-papos) e capturas de tela (Prints Screen), bem como aplicaram-se questionários com cinco empresas, das cinco regiões brasileiras, especializadas em realizar viagens para concursos públicos. Os resultados permitiram compreender que, a amostra da oferta foco desta investigação configura modelos de negócios gestados por pequenos empreendedores ou por empresas tradicionais, que viram nas necessidades de uma demanda, em notório crescimento, uma oportunidade frutífera de ganhos econômicos. São pequenas e médias empresas que planejam, se entre articulam e comercializam produtos e serviços. |
id |
UNIVALI-3_8835149eed131bf1b0b7830dccb1ba37 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.univali.br:article/15111 |
network_acronym_str |
UNIVALI-3 |
network_name_str |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
“O ESTUDO É COM VOCÊ, A VIAGEM É COM A GENTE”1: AS AGÊNCIAS DE TURISMO ESPECIALIZADAS EM VIAGENS A CONCURSOS PÚBLICOS NO BRASILEste estudo teve como objetivo compreender como está configurado o perfil das agências de turismo de concursos no Brasil, verificando como elas estão organizadas e identificando os produtos e/ou os serviços específicos ofertados para atender concurseiros viajantes. Para tanto, os procedimentos utilizados, mediante uma abordagem quali-quantitativa e sob uma perspectiva exploratória, se estabeleceram a partir de pesquisas bibliográficas, documentais e de campo. Na extensão da ambiência cibernética da rede social Facebook, enviesadas por uma aproximação à pesquisa netnográfica, foram realizadas incursões investigativas, observações e acompanhamentos de interações, de postagens e de depoimentos entre internautas de grupos de estudo para concursos públicos. Ademais, conceberam-se conversas informais (bate-papos) e capturas de tela (Prints Screen), bem como aplicaram-se questionários com cinco empresas, das cinco regiões brasileiras, especializadas em realizar viagens para concursos públicos. Os resultados permitiram compreender que, a amostra da oferta foco desta investigação configura modelos de negócios gestados por pequenos empreendedores ou por empresas tradicionais, que viram nas necessidades de uma demanda, em notório crescimento, uma oportunidade frutífera de ganhos econômicos. São pequenas e médias empresas que planejam, se entre articulam e comercializam produtos e serviços.Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC2019-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1511110.14210/rtva.v21n2.p82-101Turismo: Visão e Ação; Vol. 21 No. 2 (2019): Maio-Agosto; 82-101Turismo: Visão e Ação; Vol. 21 Núm. 2 (2019): Maio-Agosto; 82-101Turismo: Visão e Ação; v. 21 n. 2 (2019): Maio-Agosto; 82-1011983-71511415-6393reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/15111/8629Copyright (c) 2019 Turismo - Visão e Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLobato, Flávio Henrique SouzaAlberto, Diana Priscila Sá2020-01-01T01:10:59Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/15111Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2020-01-01T01:10:59Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“O ESTUDO É COM VOCÊ, A VIAGEM É COM A GENTE”1: AS AGÊNCIAS DE TURISMO ESPECIALIZADAS EM VIAGENS A CONCURSOS PÚBLICOS NO BRASIL |
title |
“O ESTUDO É COM VOCÊ, A VIAGEM É COM A GENTE”1: AS AGÊNCIAS DE TURISMO ESPECIALIZADAS EM VIAGENS A CONCURSOS PÚBLICOS NO BRASIL |
spellingShingle |
“O ESTUDO É COM VOCÊ, A VIAGEM É COM A GENTE”1: AS AGÊNCIAS DE TURISMO ESPECIALIZADAS EM VIAGENS A CONCURSOS PÚBLICOS NO BRASIL Lobato, Flávio Henrique Souza |
title_short |
“O ESTUDO É COM VOCÊ, A VIAGEM É COM A GENTE”1: AS AGÊNCIAS DE TURISMO ESPECIALIZADAS EM VIAGENS A CONCURSOS PÚBLICOS NO BRASIL |
title_full |
“O ESTUDO É COM VOCÊ, A VIAGEM É COM A GENTE”1: AS AGÊNCIAS DE TURISMO ESPECIALIZADAS EM VIAGENS A CONCURSOS PÚBLICOS NO BRASIL |
title_fullStr |
“O ESTUDO É COM VOCÊ, A VIAGEM É COM A GENTE”1: AS AGÊNCIAS DE TURISMO ESPECIALIZADAS EM VIAGENS A CONCURSOS PÚBLICOS NO BRASIL |
title_full_unstemmed |
“O ESTUDO É COM VOCÊ, A VIAGEM É COM A GENTE”1: AS AGÊNCIAS DE TURISMO ESPECIALIZADAS EM VIAGENS A CONCURSOS PÚBLICOS NO BRASIL |
title_sort |
“O ESTUDO É COM VOCÊ, A VIAGEM É COM A GENTE”1: AS AGÊNCIAS DE TURISMO ESPECIALIZADAS EM VIAGENS A CONCURSOS PÚBLICOS NO BRASIL |
author |
Lobato, Flávio Henrique Souza |
author_facet |
Lobato, Flávio Henrique Souza Alberto, Diana Priscila Sá |
author_role |
author |
author2 |
Alberto, Diana Priscila Sá |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lobato, Flávio Henrique Souza Alberto, Diana Priscila Sá |
description |
Este estudo teve como objetivo compreender como está configurado o perfil das agências de turismo de concursos no Brasil, verificando como elas estão organizadas e identificando os produtos e/ou os serviços específicos ofertados para atender concurseiros viajantes. Para tanto, os procedimentos utilizados, mediante uma abordagem quali-quantitativa e sob uma perspectiva exploratória, se estabeleceram a partir de pesquisas bibliográficas, documentais e de campo. Na extensão da ambiência cibernética da rede social Facebook, enviesadas por uma aproximação à pesquisa netnográfica, foram realizadas incursões investigativas, observações e acompanhamentos de interações, de postagens e de depoimentos entre internautas de grupos de estudo para concursos públicos. Ademais, conceberam-se conversas informais (bate-papos) e capturas de tela (Prints Screen), bem como aplicaram-se questionários com cinco empresas, das cinco regiões brasileiras, especializadas em realizar viagens para concursos públicos. Os resultados permitiram compreender que, a amostra da oferta foco desta investigação configura modelos de negócios gestados por pequenos empreendedores ou por empresas tradicionais, que viram nas necessidades de uma demanda, em notório crescimento, uma oportunidade frutífera de ganhos econômicos. São pequenas e médias empresas que planejam, se entre articulam e comercializam produtos e serviços. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/15111 10.14210/rtva.v21n2.p82-101 |
url |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/15111 |
identifier_str_mv |
10.14210/rtva.v21n2.p82-101 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/15111/8629 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Turismo - Visão e Ação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Turismo - Visão e Ação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Turismo: Visão e Ação; Vol. 21 No. 2 (2019): Maio-Agosto; 82-101 Turismo: Visão e Ação; Vol. 21 Núm. 2 (2019): Maio-Agosto; 82-101 Turismo: Visão e Ação; v. 21 n. 2 (2019): Maio-Agosto; 82-101 1983-7151 1415-6393 reponame:Turismo : Visão e Ação (Online) instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) instacron:UNIVALI |
instname_str |
Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
instacron_str |
UNIVALI |
institution |
UNIVALI |
reponame_str |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
collection |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
repository.mail.fl_str_mv |
luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br |
_version_ |
1798045022413651968 |