“O ESTUDO É COM VOCÊ, A VIAGEM É COM A GENTE”1: AS AGÊNCIAS DE TURISMO ESPECIALIZADAS EM VIAGENS A CONCURSOS PÚBLICOS NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lobato, Flávio Henrique Souza
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Alberto, Diana Priscila Sá
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Turismo : Visão e Ação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/15111
Resumo: Este estudo teve como objetivo compreender como está configurado o perfil das agências de turismo de concursos no Brasil, verificando como elas estão organizadas e identificando os produtos e/ou os serviços específicos ofertados para atender concurseiros viajantes. Para tanto, os procedimentos utilizados, mediante uma abordagem quali-quantitativa e sob uma perspectiva exploratória, se estabeleceram a partir de pesquisas bibliográficas, documentais e de campo. Na extensão da ambiência cibernética da rede social Facebook, enviesadas por uma aproximação à pesquisa netnográfica, foram realizadas incursões investigativas, observações e acompanhamentos de interações, de postagens e de depoimentos entre internautas de grupos de estudo para concursos públicos. Ademais, conceberam-se conversas informais (bate-papos) e capturas de tela (Prints Screen), bem como aplicaram-se questionários com cinco empresas, das cinco regiões brasileiras, especializadas em realizar viagens para concursos públicos. Os resultados permitiram compreender que, a amostra da oferta foco desta investigação configura modelos de negócios gestados por pequenos empreendedores ou por empresas tradicionais, que viram nas necessidades de uma demanda, em notório crescimento, uma oportunidade frutífera de ganhos econômicos. São pequenas e médias empresas que planejam, se entre articulam e comercializam produtos e serviços.
id UNIVALI-3_8835149eed131bf1b0b7830dccb1ba37
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.univali.br:article/15111
network_acronym_str UNIVALI-3
network_name_str Turismo : Visão e Ação (Online)
repository_id_str
spelling “O ESTUDO É COM VOCÊ, A VIAGEM É COM A GENTE”1: AS AGÊNCIAS DE TURISMO ESPECIALIZADAS EM VIAGENS A CONCURSOS PÚBLICOS NO BRASILEste estudo teve como objetivo compreender como está configurado o perfil das agências de turismo de concursos no Brasil, verificando como elas estão organizadas e identificando os produtos e/ou os serviços específicos ofertados para atender concurseiros viajantes. Para tanto, os procedimentos utilizados, mediante uma abordagem quali-quantitativa e sob uma perspectiva exploratória, se estabeleceram a partir de pesquisas bibliográficas, documentais e de campo. Na extensão da ambiência cibernética da rede social Facebook, enviesadas por uma aproximação à pesquisa netnográfica, foram realizadas incursões investigativas, observações e acompanhamentos de interações, de postagens e de depoimentos entre internautas de grupos de estudo para concursos públicos. Ademais, conceberam-se conversas informais (bate-papos) e capturas de tela (Prints Screen), bem como aplicaram-se questionários com cinco empresas, das cinco regiões brasileiras, especializadas em realizar viagens para concursos públicos. Os resultados permitiram compreender que, a amostra da oferta foco desta investigação configura modelos de negócios gestados por pequenos empreendedores ou por empresas tradicionais, que viram nas necessidades de uma demanda, em notório crescimento, uma oportunidade frutífera de ganhos econômicos. São pequenas e médias empresas que planejam, se entre articulam e comercializam produtos e serviços.Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC2019-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1511110.14210/rtva.v21n2.p82-101Turismo: Visão e Ação; Vol. 21 No. 2 (2019): Maio-Agosto; 82-101Turismo: Visão e Ação; Vol. 21 Núm. 2 (2019): Maio-Agosto; 82-101Turismo: Visão e Ação; v. 21 n. 2 (2019): Maio-Agosto; 82-1011983-71511415-6393reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/15111/8629Copyright (c) 2019 Turismo - Visão e Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLobato, Flávio Henrique SouzaAlberto, Diana Priscila Sá2020-01-01T01:10:59Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/15111Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2020-01-01T01:10:59Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false
dc.title.none.fl_str_mv “O ESTUDO É COM VOCÊ, A VIAGEM É COM A GENTE”1: AS AGÊNCIAS DE TURISMO ESPECIALIZADAS EM VIAGENS A CONCURSOS PÚBLICOS NO BRASIL
title “O ESTUDO É COM VOCÊ, A VIAGEM É COM A GENTE”1: AS AGÊNCIAS DE TURISMO ESPECIALIZADAS EM VIAGENS A CONCURSOS PÚBLICOS NO BRASIL
spellingShingle “O ESTUDO É COM VOCÊ, A VIAGEM É COM A GENTE”1: AS AGÊNCIAS DE TURISMO ESPECIALIZADAS EM VIAGENS A CONCURSOS PÚBLICOS NO BRASIL
Lobato, Flávio Henrique Souza
title_short “O ESTUDO É COM VOCÊ, A VIAGEM É COM A GENTE”1: AS AGÊNCIAS DE TURISMO ESPECIALIZADAS EM VIAGENS A CONCURSOS PÚBLICOS NO BRASIL
title_full “O ESTUDO É COM VOCÊ, A VIAGEM É COM A GENTE”1: AS AGÊNCIAS DE TURISMO ESPECIALIZADAS EM VIAGENS A CONCURSOS PÚBLICOS NO BRASIL
title_fullStr “O ESTUDO É COM VOCÊ, A VIAGEM É COM A GENTE”1: AS AGÊNCIAS DE TURISMO ESPECIALIZADAS EM VIAGENS A CONCURSOS PÚBLICOS NO BRASIL
title_full_unstemmed “O ESTUDO É COM VOCÊ, A VIAGEM É COM A GENTE”1: AS AGÊNCIAS DE TURISMO ESPECIALIZADAS EM VIAGENS A CONCURSOS PÚBLICOS NO BRASIL
title_sort “O ESTUDO É COM VOCÊ, A VIAGEM É COM A GENTE”1: AS AGÊNCIAS DE TURISMO ESPECIALIZADAS EM VIAGENS A CONCURSOS PÚBLICOS NO BRASIL
author Lobato, Flávio Henrique Souza
author_facet Lobato, Flávio Henrique Souza
Alberto, Diana Priscila Sá
author_role author
author2 Alberto, Diana Priscila Sá
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lobato, Flávio Henrique Souza
Alberto, Diana Priscila Sá
description Este estudo teve como objetivo compreender como está configurado o perfil das agências de turismo de concursos no Brasil, verificando como elas estão organizadas e identificando os produtos e/ou os serviços específicos ofertados para atender concurseiros viajantes. Para tanto, os procedimentos utilizados, mediante uma abordagem quali-quantitativa e sob uma perspectiva exploratória, se estabeleceram a partir de pesquisas bibliográficas, documentais e de campo. Na extensão da ambiência cibernética da rede social Facebook, enviesadas por uma aproximação à pesquisa netnográfica, foram realizadas incursões investigativas, observações e acompanhamentos de interações, de postagens e de depoimentos entre internautas de grupos de estudo para concursos públicos. Ademais, conceberam-se conversas informais (bate-papos) e capturas de tela (Prints Screen), bem como aplicaram-se questionários com cinco empresas, das cinco regiões brasileiras, especializadas em realizar viagens para concursos públicos. Os resultados permitiram compreender que, a amostra da oferta foco desta investigação configura modelos de negócios gestados por pequenos empreendedores ou por empresas tradicionais, que viram nas necessidades de uma demanda, em notório crescimento, uma oportunidade frutífera de ganhos econômicos. São pequenas e médias empresas que planejam, se entre articulam e comercializam produtos e serviços.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/15111
10.14210/rtva.v21n2.p82-101
url https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/15111
identifier_str_mv 10.14210/rtva.v21n2.p82-101
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/15111/8629
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Turismo - Visão e Ação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Turismo - Visão e Ação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
dc.source.none.fl_str_mv Turismo: Visão e Ação; Vol. 21 No. 2 (2019): Maio-Agosto; 82-101
Turismo: Visão e Ação; Vol. 21 Núm. 2 (2019): Maio-Agosto; 82-101
Turismo: Visão e Ação; v. 21 n. 2 (2019): Maio-Agosto; 82-101
1983-7151
1415-6393
reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)
instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron:UNIVALI
instname_str Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron_str UNIVALI
institution UNIVALI
reponame_str Turismo : Visão e Ação (Online)
collection Turismo : Visão e Ação (Online)
repository.name.fl_str_mv Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
repository.mail.fl_str_mv luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br
_version_ 1798045022413651968