A cultura no palco da economia: história, conceitos e aplicações no setor turístico da Ilha Mém de Sá (SE)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Janaina Cardoso de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Estefanni Patricia Santos, Faxina, Fabiana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Turismo : Visão e Ação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/13163
Resumo: O artigo tem como primeiro objetivo apresentar os conceitos de “políticas públicas”, “políticas culturais”, “economia da cultura”, “indústrias culturais”, “indústrias criativas”, “economia criativa” em sua historicidade e relacionamentos existentes entre eles. O segundo momento busca analisar os números dos investimentos das políticas culturais perpassando os orçamentos do Programa Monumenta e do Prodetur. O estudo de caso do Turismo de Base Comunitária da Ilha Mem de Sá, no município sergipano de Itaporanga da Ajuda, finaliza a aplicação do corpus teórico à experiência prática de um modelo de turismo capaz de dialogar profundamente com o viés econômico da criatividade da cultura. A metodologia caracteriza-se como quali-quantitativa no levantamento bibliográfico e estatístico para análise comparativa, compreendendo ainda um trabalho de campo. A visão romântica da cultura que mantém um povo ligado à sua terra, que está solidificada nos elos de transmissão familiar sem a percepção de um retorno financeiro tem se fragmentado frente aos efeitos da globalização com ofertas sedutoras de ganho econômico. A economia, portanto, torna-se emblemática para repensar esse quadro a partir do turismo.
id UNIVALI-3_b24a7e763b3ea1fad511efc16d486c0a
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.univali.br:article/13163
network_acronym_str UNIVALI-3
network_name_str Turismo : Visão e Ação (Online)
repository_id_str
spelling A cultura no palco da economia: história, conceitos e aplicações no setor turístico da Ilha Mém de Sá (SE)economia da culturapatrimônio culturalturismo cultural.O artigo tem como primeiro objetivo apresentar os conceitos de “políticas públicas”, “políticas culturais”, “economia da cultura”, “indústrias culturais”, “indústrias criativas”, “economia criativa” em sua historicidade e relacionamentos existentes entre eles. O segundo momento busca analisar os números dos investimentos das políticas culturais perpassando os orçamentos do Programa Monumenta e do Prodetur. O estudo de caso do Turismo de Base Comunitária da Ilha Mem de Sá, no município sergipano de Itaporanga da Ajuda, finaliza a aplicação do corpus teórico à experiência prática de um modelo de turismo capaz de dialogar profundamente com o viés econômico da criatividade da cultura. A metodologia caracteriza-se como quali-quantitativa no levantamento bibliográfico e estatístico para análise comparativa, compreendendo ainda um trabalho de campo. A visão romântica da cultura que mantém um povo ligado à sua terra, que está solidificada nos elos de transmissão familiar sem a percepção de um retorno financeiro tem se fragmentado frente aos efeitos da globalização com ofertas sedutoras de ganho econômico. A economia, portanto, torna-se emblemática para repensar esse quadro a partir do turismo.Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC2018-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1316310.14210/rtva.v20n2.p279-293Turismo: Visão e Ação; Vol. 20 No. 2 (2018): Maio-Agosto; 279-293Turismo: Visão e Ação; Vol. 20 Núm. 2 (2018): Maio-Agosto; 279-293Turismo: Visão e Ação; v. 20 n. 2 (2018): Maio-Agosto; 279-2931983-71511415-6393reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/13163/7513Copyright (c) 2018 Turismo, Visão e Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMello, Janaina Cardoso deSilva, Estefanni Patricia SantosFaxina, Fabiana2018-07-11T00:13:09Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/13163Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2018-07-11T00:13:09Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false
dc.title.none.fl_str_mv A cultura no palco da economia: história, conceitos e aplicações no setor turístico da Ilha Mém de Sá (SE)
title A cultura no palco da economia: história, conceitos e aplicações no setor turístico da Ilha Mém de Sá (SE)
spellingShingle A cultura no palco da economia: história, conceitos e aplicações no setor turístico da Ilha Mém de Sá (SE)
Mello, Janaina Cardoso de
economia da cultura
patrimônio cultural
turismo cultural.
title_short A cultura no palco da economia: história, conceitos e aplicações no setor turístico da Ilha Mém de Sá (SE)
title_full A cultura no palco da economia: história, conceitos e aplicações no setor turístico da Ilha Mém de Sá (SE)
title_fullStr A cultura no palco da economia: história, conceitos e aplicações no setor turístico da Ilha Mém de Sá (SE)
title_full_unstemmed A cultura no palco da economia: história, conceitos e aplicações no setor turístico da Ilha Mém de Sá (SE)
title_sort A cultura no palco da economia: história, conceitos e aplicações no setor turístico da Ilha Mém de Sá (SE)
author Mello, Janaina Cardoso de
author_facet Mello, Janaina Cardoso de
Silva, Estefanni Patricia Santos
Faxina, Fabiana
author_role author
author2 Silva, Estefanni Patricia Santos
Faxina, Fabiana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Janaina Cardoso de
Silva, Estefanni Patricia Santos
Faxina, Fabiana
dc.subject.por.fl_str_mv economia da cultura
patrimônio cultural
turismo cultural.
topic economia da cultura
patrimônio cultural
turismo cultural.
description O artigo tem como primeiro objetivo apresentar os conceitos de “políticas públicas”, “políticas culturais”, “economia da cultura”, “indústrias culturais”, “indústrias criativas”, “economia criativa” em sua historicidade e relacionamentos existentes entre eles. O segundo momento busca analisar os números dos investimentos das políticas culturais perpassando os orçamentos do Programa Monumenta e do Prodetur. O estudo de caso do Turismo de Base Comunitária da Ilha Mem de Sá, no município sergipano de Itaporanga da Ajuda, finaliza a aplicação do corpus teórico à experiência prática de um modelo de turismo capaz de dialogar profundamente com o viés econômico da criatividade da cultura. A metodologia caracteriza-se como quali-quantitativa no levantamento bibliográfico e estatístico para análise comparativa, compreendendo ainda um trabalho de campo. A visão romântica da cultura que mantém um povo ligado à sua terra, que está solidificada nos elos de transmissão familiar sem a percepção de um retorno financeiro tem se fragmentado frente aos efeitos da globalização com ofertas sedutoras de ganho econômico. A economia, portanto, torna-se emblemática para repensar esse quadro a partir do turismo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/13163
10.14210/rtva.v20n2.p279-293
url https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/13163
identifier_str_mv 10.14210/rtva.v20n2.p279-293
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/13163/7513
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Turismo, Visão e Ação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Turismo, Visão e Ação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
dc.source.none.fl_str_mv Turismo: Visão e Ação; Vol. 20 No. 2 (2018): Maio-Agosto; 279-293
Turismo: Visão e Ação; Vol. 20 Núm. 2 (2018): Maio-Agosto; 279-293
Turismo: Visão e Ação; v. 20 n. 2 (2018): Maio-Agosto; 279-293
1983-7151
1415-6393
reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)
instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron:UNIVALI
instname_str Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron_str UNIVALI
institution UNIVALI
reponame_str Turismo : Visão e Ação (Online)
collection Turismo : Visão e Ação (Online)
repository.name.fl_str_mv Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
repository.mail.fl_str_mv luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br
_version_ 1798045021613588480