A cultura no palco da economia: história, conceitos e aplicações no setor turístico da Ilha Mém de Sá (SE)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Turismo : Visão e Ação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/13163 |
Resumo: | O artigo tem como primeiro objetivo apresentar os conceitos de “políticas públicas”, “políticas culturais”, “economia da cultura”, “indústrias culturais”, “indústrias criativas”, “economia criativa” em sua historicidade e relacionamentos existentes entre eles. O segundo momento busca analisar os números dos investimentos das políticas culturais perpassando os orçamentos do Programa Monumenta e do Prodetur. O estudo de caso do Turismo de Base Comunitária da Ilha Mem de Sá, no município sergipano de Itaporanga da Ajuda, finaliza a aplicação do corpus teórico à experiência prática de um modelo de turismo capaz de dialogar profundamente com o viés econômico da criatividade da cultura. A metodologia caracteriza-se como quali-quantitativa no levantamento bibliográfico e estatístico para análise comparativa, compreendendo ainda um trabalho de campo. A visão romântica da cultura que mantém um povo ligado à sua terra, que está solidificada nos elos de transmissão familiar sem a percepção de um retorno financeiro tem se fragmentado frente aos efeitos da globalização com ofertas sedutoras de ganho econômico. A economia, portanto, torna-se emblemática para repensar esse quadro a partir do turismo. |
id |
UNIVALI-3_b24a7e763b3ea1fad511efc16d486c0a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.univali.br:article/13163 |
network_acronym_str |
UNIVALI-3 |
network_name_str |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A cultura no palco da economia: história, conceitos e aplicações no setor turístico da Ilha Mém de Sá (SE)economia da culturapatrimônio culturalturismo cultural.O artigo tem como primeiro objetivo apresentar os conceitos de “políticas públicas”, “políticas culturais”, “economia da cultura”, “indústrias culturais”, “indústrias criativas”, “economia criativa” em sua historicidade e relacionamentos existentes entre eles. O segundo momento busca analisar os números dos investimentos das políticas culturais perpassando os orçamentos do Programa Monumenta e do Prodetur. O estudo de caso do Turismo de Base Comunitária da Ilha Mem de Sá, no município sergipano de Itaporanga da Ajuda, finaliza a aplicação do corpus teórico à experiência prática de um modelo de turismo capaz de dialogar profundamente com o viés econômico da criatividade da cultura. A metodologia caracteriza-se como quali-quantitativa no levantamento bibliográfico e estatístico para análise comparativa, compreendendo ainda um trabalho de campo. A visão romântica da cultura que mantém um povo ligado à sua terra, que está solidificada nos elos de transmissão familiar sem a percepção de um retorno financeiro tem se fragmentado frente aos efeitos da globalização com ofertas sedutoras de ganho econômico. A economia, portanto, torna-se emblemática para repensar esse quadro a partir do turismo.Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC2018-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1316310.14210/rtva.v20n2.p279-293Turismo: Visão e Ação; Vol. 20 No. 2 (2018): Maio-Agosto; 279-293Turismo: Visão e Ação; Vol. 20 Núm. 2 (2018): Maio-Agosto; 279-293Turismo: Visão e Ação; v. 20 n. 2 (2018): Maio-Agosto; 279-2931983-71511415-6393reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/13163/7513Copyright (c) 2018 Turismo, Visão e Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMello, Janaina Cardoso deSilva, Estefanni Patricia SantosFaxina, Fabiana2018-07-11T00:13:09Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/13163Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2018-07-11T00:13:09Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A cultura no palco da economia: história, conceitos e aplicações no setor turístico da Ilha Mém de Sá (SE) |
title |
A cultura no palco da economia: história, conceitos e aplicações no setor turístico da Ilha Mém de Sá (SE) |
spellingShingle |
A cultura no palco da economia: história, conceitos e aplicações no setor turístico da Ilha Mém de Sá (SE) Mello, Janaina Cardoso de economia da cultura patrimônio cultural turismo cultural. |
title_short |
A cultura no palco da economia: história, conceitos e aplicações no setor turístico da Ilha Mém de Sá (SE) |
title_full |
A cultura no palco da economia: história, conceitos e aplicações no setor turístico da Ilha Mém de Sá (SE) |
title_fullStr |
A cultura no palco da economia: história, conceitos e aplicações no setor turístico da Ilha Mém de Sá (SE) |
title_full_unstemmed |
A cultura no palco da economia: história, conceitos e aplicações no setor turístico da Ilha Mém de Sá (SE) |
title_sort |
A cultura no palco da economia: história, conceitos e aplicações no setor turístico da Ilha Mém de Sá (SE) |
author |
Mello, Janaina Cardoso de |
author_facet |
Mello, Janaina Cardoso de Silva, Estefanni Patricia Santos Faxina, Fabiana |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Estefanni Patricia Santos Faxina, Fabiana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mello, Janaina Cardoso de Silva, Estefanni Patricia Santos Faxina, Fabiana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
economia da cultura patrimônio cultural turismo cultural. |
topic |
economia da cultura patrimônio cultural turismo cultural. |
description |
O artigo tem como primeiro objetivo apresentar os conceitos de “políticas públicas”, “políticas culturais”, “economia da cultura”, “indústrias culturais”, “indústrias criativas”, “economia criativa” em sua historicidade e relacionamentos existentes entre eles. O segundo momento busca analisar os números dos investimentos das políticas culturais perpassando os orçamentos do Programa Monumenta e do Prodetur. O estudo de caso do Turismo de Base Comunitária da Ilha Mem de Sá, no município sergipano de Itaporanga da Ajuda, finaliza a aplicação do corpus teórico à experiência prática de um modelo de turismo capaz de dialogar profundamente com o viés econômico da criatividade da cultura. A metodologia caracteriza-se como quali-quantitativa no levantamento bibliográfico e estatístico para análise comparativa, compreendendo ainda um trabalho de campo. A visão romântica da cultura que mantém um povo ligado à sua terra, que está solidificada nos elos de transmissão familiar sem a percepção de um retorno financeiro tem se fragmentado frente aos efeitos da globalização com ofertas sedutoras de ganho econômico. A economia, portanto, torna-se emblemática para repensar esse quadro a partir do turismo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/13163 10.14210/rtva.v20n2.p279-293 |
url |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/13163 |
identifier_str_mv |
10.14210/rtva.v20n2.p279-293 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/13163/7513 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Turismo, Visão e Ação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Turismo, Visão e Ação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Turismo: Visão e Ação; Vol. 20 No. 2 (2018): Maio-Agosto; 279-293 Turismo: Visão e Ação; Vol. 20 Núm. 2 (2018): Maio-Agosto; 279-293 Turismo: Visão e Ação; v. 20 n. 2 (2018): Maio-Agosto; 279-293 1983-7151 1415-6393 reponame:Turismo : Visão e Ação (Online) instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) instacron:UNIVALI |
instname_str |
Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
instacron_str |
UNIVALI |
institution |
UNIVALI |
reponame_str |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
collection |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
repository.mail.fl_str_mv |
luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br |
_version_ |
1798045021613588480 |