Gestão Turística e Questões Culturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Paula Dutra Leão de
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Turismo : Visão e Ação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1057
Resumo: A atividade turística expandiu-se no século XX, tornando-se um importante setor na economia mundial e, conseqüentemente, vêm despertando cada vez mais atenção do governo e de empresários, inclusive no Brasil. Sabe-se, entretanto, que para se obter benefícios desse setor torna-se necessário um adequado planejamento. O presente trabalho tem como objetivo demonstrar que o turismo pode ser planejado, viabilizado e administrado através de elementos da cultura de um povo, de modo que venha gerar fluxo turístico regular e transformar cidades em destinos turísticos. A metodologia adotada foi estudo analítico com base em uma ampla revisão bibliográfica. Os resultados apontam que através de estratégias de marketing e comunicação, a cidade de Campina Grande administra seus eventos que se consolidaram como principais recursos para o desenvolvimento da atividade turística. Palavras-chave: Turismo, gestão, marketing e indústria cultural.
id UNIVALI-3_d58a5fafd18154c70bbd64f9762bad6d
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.univali.br:article/1057
network_acronym_str UNIVALI-3
network_name_str Turismo : Visão e Ação (Online)
repository_id_str
spelling Gestão Turística e Questões CulturaisA atividade turística expandiu-se no século XX, tornando-se um importante setor na economia mundial e, conseqüentemente, vêm despertando cada vez mais atenção do governo e de empresários, inclusive no Brasil. Sabe-se, entretanto, que para se obter benefícios desse setor torna-se necessário um adequado planejamento. O presente trabalho tem como objetivo demonstrar que o turismo pode ser planejado, viabilizado e administrado através de elementos da cultura de um povo, de modo que venha gerar fluxo turístico regular e transformar cidades em destinos turísticos. A metodologia adotada foi estudo analítico com base em uma ampla revisão bibliográfica. Os resultados apontam que através de estratégias de marketing e comunicação, a cidade de Campina Grande administra seus eventos que se consolidaram como principais recursos para o desenvolvimento da atividade turística. Palavras-chave: Turismo, gestão, marketing e indústria cultural.Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC2004-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/105710.14210/rtva.v6n1.p115Turismo: Visão e Ação; Vol. 6 No. 1 (2004); 115Turismo: Visão e Ação; Vol. 6 Núm. 1 (2004); 115Turismo: Visão e Ação; v. 6 n. 1 (2004); 1151983-71511415-639310.14210/rtva.v6i1reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1057/866Menezes, Paula Dutra Leão deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2009-04-30T00:07:42Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/1057Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2009-04-30T00:07:42Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão Turística e Questões Culturais
title Gestão Turística e Questões Culturais
spellingShingle Gestão Turística e Questões Culturais
Menezes, Paula Dutra Leão de
title_short Gestão Turística e Questões Culturais
title_full Gestão Turística e Questões Culturais
title_fullStr Gestão Turística e Questões Culturais
title_full_unstemmed Gestão Turística e Questões Culturais
title_sort Gestão Turística e Questões Culturais
author Menezes, Paula Dutra Leão de
author_facet Menezes, Paula Dutra Leão de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Paula Dutra Leão de
description A atividade turística expandiu-se no século XX, tornando-se um importante setor na economia mundial e, conseqüentemente, vêm despertando cada vez mais atenção do governo e de empresários, inclusive no Brasil. Sabe-se, entretanto, que para se obter benefícios desse setor torna-se necessário um adequado planejamento. O presente trabalho tem como objetivo demonstrar que o turismo pode ser planejado, viabilizado e administrado através de elementos da cultura de um povo, de modo que venha gerar fluxo turístico regular e transformar cidades em destinos turísticos. A metodologia adotada foi estudo analítico com base em uma ampla revisão bibliográfica. Os resultados apontam que através de estratégias de marketing e comunicação, a cidade de Campina Grande administra seus eventos que se consolidaram como principais recursos para o desenvolvimento da atividade turística. Palavras-chave: Turismo, gestão, marketing e indústria cultural.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1057
10.14210/rtva.v6n1.p115
url https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1057
identifier_str_mv 10.14210/rtva.v6n1.p115
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1057/866
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
dc.source.none.fl_str_mv Turismo: Visão e Ação; Vol. 6 No. 1 (2004); 115
Turismo: Visão e Ação; Vol. 6 Núm. 1 (2004); 115
Turismo: Visão e Ação; v. 6 n. 1 (2004); 115
1983-7151
1415-6393
10.14210/rtva.v6i1
reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)
instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron:UNIVALI
instname_str Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron_str UNIVALI
institution UNIVALI
reponame_str Turismo : Visão e Ação (Online)
collection Turismo : Visão e Ação (Online)
repository.name.fl_str_mv Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
repository.mail.fl_str_mv luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br
_version_ 1798045018458423296