Gestão Turística e Questões Culturais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Turismo : Visão e Ação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1057 |
Resumo: | A atividade turística expandiu-se no século XX, tornando-se um importante setor na economia mundial e, conseqüentemente, vêm despertando cada vez mais atenção do governo e de empresários, inclusive no Brasil. Sabe-se, entretanto, que para se obter benefícios desse setor torna-se necessário um adequado planejamento. O presente trabalho tem como objetivo demonstrar que o turismo pode ser planejado, viabilizado e administrado através de elementos da cultura de um povo, de modo que venha gerar fluxo turístico regular e transformar cidades em destinos turísticos. A metodologia adotada foi estudo analítico com base em uma ampla revisão bibliográfica. Os resultados apontam que através de estratégias de marketing e comunicação, a cidade de Campina Grande administra seus eventos que se consolidaram como principais recursos para o desenvolvimento da atividade turística. Palavras-chave: Turismo, gestão, marketing e indústria cultural. |
id |
UNIVALI-3_d58a5fafd18154c70bbd64f9762bad6d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.univali.br:article/1057 |
network_acronym_str |
UNIVALI-3 |
network_name_str |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Gestão Turística e Questões CulturaisA atividade turística expandiu-se no século XX, tornando-se um importante setor na economia mundial e, conseqüentemente, vêm despertando cada vez mais atenção do governo e de empresários, inclusive no Brasil. Sabe-se, entretanto, que para se obter benefícios desse setor torna-se necessário um adequado planejamento. O presente trabalho tem como objetivo demonstrar que o turismo pode ser planejado, viabilizado e administrado através de elementos da cultura de um povo, de modo que venha gerar fluxo turístico regular e transformar cidades em destinos turísticos. A metodologia adotada foi estudo analítico com base em uma ampla revisão bibliográfica. Os resultados apontam que através de estratégias de marketing e comunicação, a cidade de Campina Grande administra seus eventos que se consolidaram como principais recursos para o desenvolvimento da atividade turística. Palavras-chave: Turismo, gestão, marketing e indústria cultural.Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC2004-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/105710.14210/rtva.v6n1.p115Turismo: Visão e Ação; Vol. 6 No. 1 (2004); 115Turismo: Visão e Ação; Vol. 6 Núm. 1 (2004); 115Turismo: Visão e Ação; v. 6 n. 1 (2004); 1151983-71511415-639310.14210/rtva.v6i1reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1057/866Menezes, Paula Dutra Leão deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2009-04-30T00:07:42Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/1057Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2009-04-30T00:07:42Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão Turística e Questões Culturais |
title |
Gestão Turística e Questões Culturais |
spellingShingle |
Gestão Turística e Questões Culturais Menezes, Paula Dutra Leão de |
title_short |
Gestão Turística e Questões Culturais |
title_full |
Gestão Turística e Questões Culturais |
title_fullStr |
Gestão Turística e Questões Culturais |
title_full_unstemmed |
Gestão Turística e Questões Culturais |
title_sort |
Gestão Turística e Questões Culturais |
author |
Menezes, Paula Dutra Leão de |
author_facet |
Menezes, Paula Dutra Leão de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menezes, Paula Dutra Leão de |
description |
A atividade turística expandiu-se no século XX, tornando-se um importante setor na economia mundial e, conseqüentemente, vêm despertando cada vez mais atenção do governo e de empresários, inclusive no Brasil. Sabe-se, entretanto, que para se obter benefícios desse setor torna-se necessário um adequado planejamento. O presente trabalho tem como objetivo demonstrar que o turismo pode ser planejado, viabilizado e administrado através de elementos da cultura de um povo, de modo que venha gerar fluxo turístico regular e transformar cidades em destinos turísticos. A metodologia adotada foi estudo analítico com base em uma ampla revisão bibliográfica. Os resultados apontam que através de estratégias de marketing e comunicação, a cidade de Campina Grande administra seus eventos que se consolidaram como principais recursos para o desenvolvimento da atividade turística. Palavras-chave: Turismo, gestão, marketing e indústria cultural. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1057 10.14210/rtva.v6n1.p115 |
url |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1057 |
identifier_str_mv |
10.14210/rtva.v6n1.p115 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1057/866 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Turismo: Visão e Ação; Vol. 6 No. 1 (2004); 115 Turismo: Visão e Ação; Vol. 6 Núm. 1 (2004); 115 Turismo: Visão e Ação; v. 6 n. 1 (2004); 115 1983-7151 1415-6393 10.14210/rtva.v6i1 reponame:Turismo : Visão e Ação (Online) instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) instacron:UNIVALI |
instname_str |
Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
instacron_str |
UNIVALI |
institution |
UNIVALI |
reponame_str |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
collection |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
repository.mail.fl_str_mv |
luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br |
_version_ |
1798045018458423296 |