UNIVERSIDADE E TDAH, ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mara Pimentel Maia Portugal, Adriana
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Greco de Oliveira, Renata
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista científica FACS (Revista científica Faculdade de Ciências da Saúde)
Texto Completo: https://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/312
Resumo: Este trabalho identificou estratégias que tem sido adotadas por Instituições de Ensino Superior – IES, docentes e discentes para enfrentamento das dificuldades decorrentes do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade/ TDAH no processo de ensino e aprendizagem. Para consecução dos objetivos foi realizada uma revisão sistemática nos indexadores Scientific Electronic Library Online – Scielo, no portal de Periódicos Eletrônicos de Psicologia – PePSIC e no Portal de Periódicos da Capes, utilizando os descritores TDAH e ensino superior; TDAH e educação inclusiva e TDAH e universitários no período de 2009 a 2019. O TDAH caracteriza-se por manifestação constante de desatenção e/ou hiperatividade que acarreta consequências no funcionamento pessoal e social. Apesar destas consequências, indivíduo com o transtorno não está incluído como público alvo da educação inclusiva segundo a Lei de Diretrizes Básicas da Educação – LDB, neste caso, “como proceder” foi a pergunta norteadora. Observa-se, nas bases pesquisadas, uma escassez de trabalhos publicados que abordem a temática investigada o que aponta para a necessidade de pesquisas que apontem práticas, metodologias, técnicas que auxiliem discentes com TDAH. Uso de medicação, ampliação de tempo para realizar tarefas, ações que propiciem o desenvolvimento de habilidades sociais estão entre as estratégias apontadas nos estudos.
id UNIVALI-4_a04a75a5a005aeb843ccba9739c2175a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/312
network_acronym_str UNIVALI-4
network_name_str Revista científica FACS (Revista científica Faculdade de Ciências da Saúde)
repository_id_str
spelling UNIVERSIDADE E TDAH, ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICATDAHInstituições de Ensino SuperiorEstratégias de EnfrentamentoEste trabalho identificou estratégias que tem sido adotadas por Instituições de Ensino Superior – IES, docentes e discentes para enfrentamento das dificuldades decorrentes do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade/ TDAH no processo de ensino e aprendizagem. Para consecução dos objetivos foi realizada uma revisão sistemática nos indexadores Scientific Electronic Library Online – Scielo, no portal de Periódicos Eletrônicos de Psicologia – PePSIC e no Portal de Periódicos da Capes, utilizando os descritores TDAH e ensino superior; TDAH e educação inclusiva e TDAH e universitários no período de 2009 a 2019. O TDAH caracteriza-se por manifestação constante de desatenção e/ou hiperatividade que acarreta consequências no funcionamento pessoal e social. Apesar destas consequências, indivíduo com o transtorno não está incluído como público alvo da educação inclusiva segundo a Lei de Diretrizes Básicas da Educação – LDB, neste caso, “como proceder” foi a pergunta norteadora. Observa-se, nas bases pesquisadas, uma escassez de trabalhos publicados que abordem a temática investigada o que aponta para a necessidade de pesquisas que apontem práticas, metodologias, técnicas que auxiliem discentes com TDAH. Uso de medicação, ampliação de tempo para realizar tarefas, ações que propiciem o desenvolvimento de habilidades sociais estão entre as estratégias apontadas nos estudos.UNIVALE2022-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos pares.application/pdfhttps://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/312Revista Científica FACS; v. 20 n. 25 (2020): Revista Científica Facs; 93 - 982594-42821676-3734reponame:Revista científica FACS (Revista científica Faculdade de Ciências da Saúde)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/312/266Copyright (c) 2022 Revista Científica FACSinfo:eu-repo/semantics/openAccessMara Pimentel Maia Portugal, AdrianaGreco de Oliveira, Renata2024-07-05T13:34:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/312Revistahttps://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacsPUBhttps://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/oairevistafacs@univale.br2594-42821676-3734opendoar:2024-07-05T13:34:48Revista científica FACS (Revista científica Faculdade de Ciências da Saúde) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false
dc.title.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE E TDAH, ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
title UNIVERSIDADE E TDAH, ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
spellingShingle UNIVERSIDADE E TDAH, ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Mara Pimentel Maia Portugal, Adriana
TDAH
Instituições de Ensino Superior
Estratégias de Enfrentamento
title_short UNIVERSIDADE E TDAH, ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
title_full UNIVERSIDADE E TDAH, ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
title_fullStr UNIVERSIDADE E TDAH, ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
title_full_unstemmed UNIVERSIDADE E TDAH, ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
title_sort UNIVERSIDADE E TDAH, ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
author Mara Pimentel Maia Portugal, Adriana
author_facet Mara Pimentel Maia Portugal, Adriana
Greco de Oliveira, Renata
author_role author
author2 Greco de Oliveira, Renata
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mara Pimentel Maia Portugal, Adriana
Greco de Oliveira, Renata
dc.subject.por.fl_str_mv TDAH
Instituições de Ensino Superior
Estratégias de Enfrentamento
topic TDAH
Instituições de Ensino Superior
Estratégias de Enfrentamento
description Este trabalho identificou estratégias que tem sido adotadas por Instituições de Ensino Superior – IES, docentes e discentes para enfrentamento das dificuldades decorrentes do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade/ TDAH no processo de ensino e aprendizagem. Para consecução dos objetivos foi realizada uma revisão sistemática nos indexadores Scientific Electronic Library Online – Scielo, no portal de Periódicos Eletrônicos de Psicologia – PePSIC e no Portal de Periódicos da Capes, utilizando os descritores TDAH e ensino superior; TDAH e educação inclusiva e TDAH e universitários no período de 2009 a 2019. O TDAH caracteriza-se por manifestação constante de desatenção e/ou hiperatividade que acarreta consequências no funcionamento pessoal e social. Apesar destas consequências, indivíduo com o transtorno não está incluído como público alvo da educação inclusiva segundo a Lei de Diretrizes Básicas da Educação – LDB, neste caso, “como proceder” foi a pergunta norteadora. Observa-se, nas bases pesquisadas, uma escassez de trabalhos publicados que abordem a temática investigada o que aponta para a necessidade de pesquisas que apontem práticas, metodologias, técnicas que auxiliem discentes com TDAH. Uso de medicação, ampliação de tempo para realizar tarefas, ações que propiciem o desenvolvimento de habilidades sociais estão entre as estratégias apontadas nos estudos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/312
url https://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/312
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/312/266
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Científica FACS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Científica FACS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVALE
publisher.none.fl_str_mv UNIVALE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Científica FACS; v. 20 n. 25 (2020): Revista Científica Facs; 93 - 98
2594-4282
1676-3734
reponame:Revista científica FACS (Revista científica Faculdade de Ciências da Saúde)
instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron:UNIVALI
instname_str Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron_str UNIVALI
institution UNIVALI
reponame_str Revista científica FACS (Revista científica Faculdade de Ciências da Saúde)
collection Revista científica FACS (Revista científica Faculdade de Ciências da Saúde)
repository.name.fl_str_mv Revista científica FACS (Revista científica Faculdade de Ciências da Saúde) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
repository.mail.fl_str_mv revistafacs@univale.br
_version_ 1814985295218606080