UNIVERSIDADE E TDAH, ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista científica FACS (Revista científica Faculdade de Ciências da Saúde) |
Texto Completo: | https://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/312 |
Resumo: | Este trabalho identificou estratégias que tem sido adotadas por Instituições de Ensino Superior – IES, docentes e discentes para enfrentamento das dificuldades decorrentes do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade/ TDAH no processo de ensino e aprendizagem. Para consecução dos objetivos foi realizada uma revisão sistemática nos indexadores Scientific Electronic Library Online – Scielo, no portal de Periódicos Eletrônicos de Psicologia – PePSIC e no Portal de Periódicos da Capes, utilizando os descritores TDAH e ensino superior; TDAH e educação inclusiva e TDAH e universitários no período de 2009 a 2019. O TDAH caracteriza-se por manifestação constante de desatenção e/ou hiperatividade que acarreta consequências no funcionamento pessoal e social. Apesar destas consequências, indivíduo com o transtorno não está incluído como público alvo da educação inclusiva segundo a Lei de Diretrizes Básicas da Educação – LDB, neste caso, “como proceder” foi a pergunta norteadora. Observa-se, nas bases pesquisadas, uma escassez de trabalhos publicados que abordem a temática investigada o que aponta para a necessidade de pesquisas que apontem práticas, metodologias, técnicas que auxiliem discentes com TDAH. Uso de medicação, ampliação de tempo para realizar tarefas, ações que propiciem o desenvolvimento de habilidades sociais estão entre as estratégias apontadas nos estudos. |
id |
UNIVALI-4_a04a75a5a005aeb843ccba9739c2175a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/312 |
network_acronym_str |
UNIVALI-4 |
network_name_str |
Revista científica FACS (Revista científica Faculdade de Ciências da Saúde) |
repository_id_str |
|
spelling |
UNIVERSIDADE E TDAH, ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICATDAHInstituições de Ensino SuperiorEstratégias de EnfrentamentoEste trabalho identificou estratégias que tem sido adotadas por Instituições de Ensino Superior – IES, docentes e discentes para enfrentamento das dificuldades decorrentes do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade/ TDAH no processo de ensino e aprendizagem. Para consecução dos objetivos foi realizada uma revisão sistemática nos indexadores Scientific Electronic Library Online – Scielo, no portal de Periódicos Eletrônicos de Psicologia – PePSIC e no Portal de Periódicos da Capes, utilizando os descritores TDAH e ensino superior; TDAH e educação inclusiva e TDAH e universitários no período de 2009 a 2019. O TDAH caracteriza-se por manifestação constante de desatenção e/ou hiperatividade que acarreta consequências no funcionamento pessoal e social. Apesar destas consequências, indivíduo com o transtorno não está incluído como público alvo da educação inclusiva segundo a Lei de Diretrizes Básicas da Educação – LDB, neste caso, “como proceder” foi a pergunta norteadora. Observa-se, nas bases pesquisadas, uma escassez de trabalhos publicados que abordem a temática investigada o que aponta para a necessidade de pesquisas que apontem práticas, metodologias, técnicas que auxiliem discentes com TDAH. Uso de medicação, ampliação de tempo para realizar tarefas, ações que propiciem o desenvolvimento de habilidades sociais estão entre as estratégias apontadas nos estudos.UNIVALE2022-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos pares.application/pdfhttps://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/312Revista Científica FACS; v. 20 n. 25 (2020): Revista Científica Facs; 93 - 982594-42821676-3734reponame:Revista científica FACS (Revista científica Faculdade de Ciências da Saúde)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/312/266Copyright (c) 2022 Revista Científica FACSinfo:eu-repo/semantics/openAccessMara Pimentel Maia Portugal, AdrianaGreco de Oliveira, Renata2024-07-05T13:34:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/312Revistahttps://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacsPUBhttps://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/oairevistafacs@univale.br2594-42821676-3734opendoar:2024-07-05T13:34:48Revista científica FACS (Revista científica Faculdade de Ciências da Saúde) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE E TDAH, ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA |
title |
UNIVERSIDADE E TDAH, ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA |
spellingShingle |
UNIVERSIDADE E TDAH, ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA Mara Pimentel Maia Portugal, Adriana TDAH Instituições de Ensino Superior Estratégias de Enfrentamento |
title_short |
UNIVERSIDADE E TDAH, ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA |
title_full |
UNIVERSIDADE E TDAH, ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA |
title_fullStr |
UNIVERSIDADE E TDAH, ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA |
title_full_unstemmed |
UNIVERSIDADE E TDAH, ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA |
title_sort |
UNIVERSIDADE E TDAH, ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA |
author |
Mara Pimentel Maia Portugal, Adriana |
author_facet |
Mara Pimentel Maia Portugal, Adriana Greco de Oliveira, Renata |
author_role |
author |
author2 |
Greco de Oliveira, Renata |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mara Pimentel Maia Portugal, Adriana Greco de Oliveira, Renata |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TDAH Instituições de Ensino Superior Estratégias de Enfrentamento |
topic |
TDAH Instituições de Ensino Superior Estratégias de Enfrentamento |
description |
Este trabalho identificou estratégias que tem sido adotadas por Instituições de Ensino Superior – IES, docentes e discentes para enfrentamento das dificuldades decorrentes do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade/ TDAH no processo de ensino e aprendizagem. Para consecução dos objetivos foi realizada uma revisão sistemática nos indexadores Scientific Electronic Library Online – Scielo, no portal de Periódicos Eletrônicos de Psicologia – PePSIC e no Portal de Periódicos da Capes, utilizando os descritores TDAH e ensino superior; TDAH e educação inclusiva e TDAH e universitários no período de 2009 a 2019. O TDAH caracteriza-se por manifestação constante de desatenção e/ou hiperatividade que acarreta consequências no funcionamento pessoal e social. Apesar destas consequências, indivíduo com o transtorno não está incluído como público alvo da educação inclusiva segundo a Lei de Diretrizes Básicas da Educação – LDB, neste caso, “como proceder” foi a pergunta norteadora. Observa-se, nas bases pesquisadas, uma escassez de trabalhos publicados que abordem a temática investigada o que aponta para a necessidade de pesquisas que apontem práticas, metodologias, técnicas que auxiliem discentes com TDAH. Uso de medicação, ampliação de tempo para realizar tarefas, ações que propiciem o desenvolvimento de habilidades sociais estão entre as estratégias apontadas nos estudos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/312 |
url |
https://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/312 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/312/266 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Científica FACS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Científica FACS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVALE |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVALE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Científica FACS; v. 20 n. 25 (2020): Revista Científica Facs; 93 - 98 2594-4282 1676-3734 reponame:Revista científica FACS (Revista científica Faculdade de Ciências da Saúde) instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) instacron:UNIVALI |
instname_str |
Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
instacron_str |
UNIVALI |
institution |
UNIVALI |
reponame_str |
Revista científica FACS (Revista científica Faculdade de Ciências da Saúde) |
collection |
Revista científica FACS (Revista científica Faculdade de Ciências da Saúde) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista científica FACS (Revista científica Faculdade de Ciências da Saúde) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafacs@univale.br |
_version_ |
1814985295218606080 |