Mulheres negras acadêmicas: preconceito, discriminação e estratégias de enfrentamento em uma universidade pública do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Munoz, Bruna Lanzoni
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Oliveira, Gisela Lays dos Santos, dos Santos, Alessandro de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Brasil/Canadá (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/14420
Resumo: This study describes experiences of prejudice and discrimination by blackwomen in a public university and their coping strategies. A descriptive qualitative studywas conducted through interviews with 15 women between the ages of 22 to 55. The datacollected were submitted to content analysis giving rise to the categories: conceptionsabout being a black woman; experiences of prejudice and discrimination in the university;strategies for coping with prejudice and discrimination. It has been found that the conceptof being a black woman necessarily involves the challenge of constructing a positiveself-image and identity and a perspective of resistance. Prejudice and discrimination atthe university have manifested themselves through experiences that indicate hostility,rejection, and impediments. The strategies of coping with prejudice and discriminationinvolve family support, involvement with aesthetics, religiosity and ancestry of Africanmatrix and the participation in organized groups of black students within the university.
id UFPEL-3_b2ed29f2214ba8a787d446b27d2c12cc
oai_identifier_str oai:ojs.ufpel:article/14420
network_acronym_str UFPEL-3
network_name_str Interfaces Brasil/Canadá (Online)
repository_id_str
spelling Mulheres negras acadêmicas: preconceito, discriminação e estratégias de enfrentamento em uma universidade pública do BrasilBlack academic women: prejudice, discrimination and coping strategies in a public university in BrazilBlack womenPrejudiceDiscriminationHigher Education Institutions.Mulheres negrasPreconceitoDiscriminaçãoEstratégias de EnfrentamentoInstituições de Ensino Superior.This study describes experiences of prejudice and discrimination by blackwomen in a public university and their coping strategies. A descriptive qualitative studywas conducted through interviews with 15 women between the ages of 22 to 55. The datacollected were submitted to content analysis giving rise to the categories: conceptionsabout being a black woman; experiences of prejudice and discrimination in the university;strategies for coping with prejudice and discrimination. It has been found that the conceptof being a black woman necessarily involves the challenge of constructing a positiveself-image and identity and a perspective of resistance. Prejudice and discrimination atthe university have manifested themselves through experiences that indicate hostility,rejection, and impediments. The strategies of coping with prejudice and discriminationinvolve family support, involvement with aesthetics, religiosity and ancestry of Africanmatrix and the participation in organized groups of black students within the university.Este estudo descreve as experiências de preconceito e discriminação de mulheres negras em uma universidade pública e suas estratégias de enfrentamento. Foi realizado um estudo qualitativo descritivo por meio de entrevista com 15 mulheres na faixa etária de 22 até 55 anos. Os dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo dando origem as categorias: concepções sobre ser mulher negra; experiências de preconceito e discriminação na universidade; estratégias de enfrentamento do preconceito e da discriminação. Constatou-se que a concepção de ser mulher negra envolve necessariamente o desafio de construir uma auto­imagem e identidade positivas e uma perspectiva de resistência. O preconceito e discriminação na universidade manifestaram-se por meio de experiências que indicam hostilidade, rejeição e impedimentos. As estratégias de enfrentamento do preconceito e discriminação, por sua vez, envolvem o apoio da família, o envolvimento com a estética, a religiosidade e a ancestralidade de matriz africana, a participação em coletivos organizados de estudantes negros dentro da universidade. Abecan2018-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo qualitativo descritivoEstudo qualitativoapplication/pdfhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/1442010.15210/interfaces.v18i3.14420Interfaces Brasil/Canadá; v. 18 n. 3 (2018): Postcolonial and Intersectional studies. Multidimensional approaches and challenges for black women in Americas; 28 - 41Interfaces, Brazil/Canada, Brazilian Journal of Canadian Studies; Vol. 18 No. 3 (2018): Postcolonial and Intersectional studies. Multidimensional approaches and challenges for black women in Americas; 28 - 41Interfaces, Brasil/Canadá; Vol. 18 Núm. 3 (2018): Postcolonial and Intersectional studies. Multidimensional approaches and challenges for black women in Americas; 28 - 41Interfaces, Brésil/Canadá; Vol. 18 No 3 (2018): Postcolonial and Intersectional studies. Multidimensional approaches and challenges for black women in Americas; 28 - 411984-56771519-099410.15210/interfaces.v18i3reponame:Interfaces Brasil/Canadá (Online)instname:Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)instacron:UFPELporhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/14420/9164Copyright (c) 2018 Interfaces Brasil/Canadáinfo:eu-repo/semantics/openAccessMunoz, Bruna LanzoniOliveira, Gisela Lays dos Santosdos Santos, Alessandro de Oliveira2019-08-15T23:08:37Zoai:ojs.ufpel:article/14420Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/indexPUBhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/oai||interfaces.contato@outlook.com|| gunter@terra.com.br1984-56771519-0994opendoar:2019-08-15T23:08:37Interfaces Brasil/Canadá (Online) - Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)false
dc.title.none.fl_str_mv Mulheres negras acadêmicas: preconceito, discriminação e estratégias de enfrentamento em uma universidade pública do Brasil
Black academic women: prejudice, discrimination and coping strategies in a public university in Brazil
title Mulheres negras acadêmicas: preconceito, discriminação e estratégias de enfrentamento em uma universidade pública do Brasil
spellingShingle Mulheres negras acadêmicas: preconceito, discriminação e estratégias de enfrentamento em uma universidade pública do Brasil
Munoz, Bruna Lanzoni
Black women
Prejudice
Discrimination
Higher Education Institutions.
Mulheres negras
Preconceito
Discriminação
Estratégias de Enfrentamento
Instituições de Ensino Superior.
title_short Mulheres negras acadêmicas: preconceito, discriminação e estratégias de enfrentamento em uma universidade pública do Brasil
title_full Mulheres negras acadêmicas: preconceito, discriminação e estratégias de enfrentamento em uma universidade pública do Brasil
title_fullStr Mulheres negras acadêmicas: preconceito, discriminação e estratégias de enfrentamento em uma universidade pública do Brasil
title_full_unstemmed Mulheres negras acadêmicas: preconceito, discriminação e estratégias de enfrentamento em uma universidade pública do Brasil
title_sort Mulheres negras acadêmicas: preconceito, discriminação e estratégias de enfrentamento em uma universidade pública do Brasil
author Munoz, Bruna Lanzoni
author_facet Munoz, Bruna Lanzoni
Oliveira, Gisela Lays dos Santos
dos Santos, Alessandro de Oliveira
author_role author
author2 Oliveira, Gisela Lays dos Santos
dos Santos, Alessandro de Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Munoz, Bruna Lanzoni
Oliveira, Gisela Lays dos Santos
dos Santos, Alessandro de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Black women
Prejudice
Discrimination
Higher Education Institutions.
Mulheres negras
Preconceito
Discriminação
Estratégias de Enfrentamento
Instituições de Ensino Superior.
topic Black women
Prejudice
Discrimination
Higher Education Institutions.
Mulheres negras
Preconceito
Discriminação
Estratégias de Enfrentamento
Instituições de Ensino Superior.
description This study describes experiences of prejudice and discrimination by blackwomen in a public university and their coping strategies. A descriptive qualitative studywas conducted through interviews with 15 women between the ages of 22 to 55. The datacollected were submitted to content analysis giving rise to the categories: conceptionsabout being a black woman; experiences of prejudice and discrimination in the university;strategies for coping with prejudice and discrimination. It has been found that the conceptof being a black woman necessarily involves the challenge of constructing a positiveself-image and identity and a perspective of resistance. Prejudice and discrimination atthe university have manifested themselves through experiences that indicate hostility,rejection, and impediments. The strategies of coping with prejudice and discriminationinvolve family support, involvement with aesthetics, religiosity and ancestry of Africanmatrix and the participation in organized groups of black students within the university.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Estudo qualitativo descritivo
Estudo qualitativo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/14420
10.15210/interfaces.v18i3.14420
url https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/14420
identifier_str_mv 10.15210/interfaces.v18i3.14420
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/14420/9164
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Interfaces Brasil/Canadá
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Interfaces Brasil/Canadá
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Abecan
publisher.none.fl_str_mv Abecan
dc.source.none.fl_str_mv Interfaces Brasil/Canadá; v. 18 n. 3 (2018): Postcolonial and Intersectional studies. Multidimensional approaches and challenges for black women in Americas; 28 - 41
Interfaces, Brazil/Canada, Brazilian Journal of Canadian Studies; Vol. 18 No. 3 (2018): Postcolonial and Intersectional studies. Multidimensional approaches and challenges for black women in Americas; 28 - 41
Interfaces, Brasil/Canadá; Vol. 18 Núm. 3 (2018): Postcolonial and Intersectional studies. Multidimensional approaches and challenges for black women in Americas; 28 - 41
Interfaces, Brésil/Canadá; Vol. 18 No 3 (2018): Postcolonial and Intersectional studies. Multidimensional approaches and challenges for black women in Americas; 28 - 41
1984-5677
1519-0994
10.15210/interfaces.v18i3
reponame:Interfaces Brasil/Canadá (Online)
instname:Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)
instacron:UFPEL
instname_str Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Interfaces Brasil/Canadá (Online)
collection Interfaces Brasil/Canadá (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Brasil/Canadá (Online) - Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)
repository.mail.fl_str_mv ||interfaces.contato@outlook.com|| gunter@terra.com.br
_version_ 1799756085416951808