O JULGAMENTO SIMULADO E A PRODUÇÃO DE ARTIGOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO INTERDISCIPLINAR E CONTEXTUALIZAÇÃO SOCIAL DO DIREITO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Mauricio Martins
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Aquino, Luiz Carlos Andrade de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UniVap (online)
Texto Completo: https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/2028
Resumo: O presente artigo analisa as disciplinas Direito e Sociedade I e II, ministradas no primeiro e segundo semestres letivos do curso de Direito de uma Universidade Comunitária, em São José dos Campos/SP. A partir da análise das avaliações feitas pelos discentes em relação às disciplinas (desempenho das bancadas durante o júri simulado, autoavaliação e realização dos objetivos da disciplina), tanto por estatística descritiva quanto coeficiente de Pearson, busca mostrar a relevância dessas disciplinas, no formato de b-learning, como estratégia de ensino interdisciplinar pelo uso de metodologias ativas de ensino (julgamento simulado e construção de artigos científicos). Como resultado, indica uma forte correlação positiva entre a avaliação das bancadas e o voto proferido, e que os discentes reconhecem a relevância da disciplina para sua formação humanística e jurídica.
id UNIVAP-1_0354b86db27c0075d345e73d149b73b9
oai_identifier_str oai:ojs.biblioteca.univap.br:article/2028
network_acronym_str UNIVAP-1
network_name_str Revista UniVap (online)
repository_id_str
spelling O JULGAMENTO SIMULADO E A PRODUÇÃO DE ARTIGOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO INTERDISCIPLINAR E CONTEXTUALIZAÇÃO SOCIAL DO DIREITOEnsino jurídicointerdisciplinaridadedireito e sociedade.Ensino jurídicoO presente artigo analisa as disciplinas Direito e Sociedade I e II, ministradas no primeiro e segundo semestres letivos do curso de Direito de uma Universidade Comunitária, em São José dos Campos/SP. A partir da análise das avaliações feitas pelos discentes em relação às disciplinas (desempenho das bancadas durante o júri simulado, autoavaliação e realização dos objetivos da disciplina), tanto por estatística descritiva quanto coeficiente de Pearson, busca mostrar a relevância dessas disciplinas, no formato de b-learning, como estratégia de ensino interdisciplinar pelo uso de metodologias ativas de ensino (julgamento simulado e construção de artigos científicos). Como resultado, indica uma forte correlação positiva entre a avaliação das bancadas e o voto proferido, e que os discentes reconhecem a relevância da disciplina para sua formação humanística e jurídica.IBICT2018-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/202810.18066/revistaunivap.v24i45.2028Revista Univap; Vol. 24 No. 45 (2018): Revista Univap online Edição Especial As transformações socioespaciais contemporâneas e o Direito no Brasil / ISSN 2237-1753; 48-60Revista Univap; v. 24 n. 45 (2018): Revista Univap online Edição Especial As transformações socioespaciais contemporâneas e o Direito no Brasil / ISSN 2237-1753; 48-602237-17531517-327510.18066/revistaunivap.v24i45reponame:Revista UniVap (online)instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)instacron:UNIVAPporhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/2028/1478https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/2028/193110.18066/revistaunivap.v24i45.2028.s735Copyright (c) 2018 Revista Univapinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Mauricio MartinsAquino, Luiz Carlos Andrade de2020-01-08T15:48:15Zoai:ojs.biblioteca.univap.br:article/2028Revistahttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivapPRIhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/oairevista@univap.br2237-17532237-1753opendoar:2020-01-08T15:48:15Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)false
dc.title.none.fl_str_mv O JULGAMENTO SIMULADO E A PRODUÇÃO DE ARTIGOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO INTERDISCIPLINAR E CONTEXTUALIZAÇÃO SOCIAL DO DIREITO
title O JULGAMENTO SIMULADO E A PRODUÇÃO DE ARTIGOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO INTERDISCIPLINAR E CONTEXTUALIZAÇÃO SOCIAL DO DIREITO
spellingShingle O JULGAMENTO SIMULADO E A PRODUÇÃO DE ARTIGOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO INTERDISCIPLINAR E CONTEXTUALIZAÇÃO SOCIAL DO DIREITO
Alves, Mauricio Martins
Ensino jurídico
interdisciplinaridade
direito e sociedade.
Ensino jurídico
title_short O JULGAMENTO SIMULADO E A PRODUÇÃO DE ARTIGOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO INTERDISCIPLINAR E CONTEXTUALIZAÇÃO SOCIAL DO DIREITO
title_full O JULGAMENTO SIMULADO E A PRODUÇÃO DE ARTIGOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO INTERDISCIPLINAR E CONTEXTUALIZAÇÃO SOCIAL DO DIREITO
title_fullStr O JULGAMENTO SIMULADO E A PRODUÇÃO DE ARTIGOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO INTERDISCIPLINAR E CONTEXTUALIZAÇÃO SOCIAL DO DIREITO
title_full_unstemmed O JULGAMENTO SIMULADO E A PRODUÇÃO DE ARTIGOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO INTERDISCIPLINAR E CONTEXTUALIZAÇÃO SOCIAL DO DIREITO
title_sort O JULGAMENTO SIMULADO E A PRODUÇÃO DE ARTIGOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO INTERDISCIPLINAR E CONTEXTUALIZAÇÃO SOCIAL DO DIREITO
author Alves, Mauricio Martins
author_facet Alves, Mauricio Martins
Aquino, Luiz Carlos Andrade de
author_role author
author2 Aquino, Luiz Carlos Andrade de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Mauricio Martins
Aquino, Luiz Carlos Andrade de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino jurídico
interdisciplinaridade
direito e sociedade.
Ensino jurídico
topic Ensino jurídico
interdisciplinaridade
direito e sociedade.
Ensino jurídico
description O presente artigo analisa as disciplinas Direito e Sociedade I e II, ministradas no primeiro e segundo semestres letivos do curso de Direito de uma Universidade Comunitária, em São José dos Campos/SP. A partir da análise das avaliações feitas pelos discentes em relação às disciplinas (desempenho das bancadas durante o júri simulado, autoavaliação e realização dos objetivos da disciplina), tanto por estatística descritiva quanto coeficiente de Pearson, busca mostrar a relevância dessas disciplinas, no formato de b-learning, como estratégia de ensino interdisciplinar pelo uso de metodologias ativas de ensino (julgamento simulado e construção de artigos científicos). Como resultado, indica uma forte correlação positiva entre a avaliação das bancadas e o voto proferido, e que os discentes reconhecem a relevância da disciplina para sua formação humanística e jurídica.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/2028
10.18066/revistaunivap.v24i45.2028
url https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/2028
identifier_str_mv 10.18066/revistaunivap.v24i45.2028
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/2028/1478
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/2028/1931
10.18066/revistaunivap.v24i45.2028.s735
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Univap
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Univap
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv IBICT
publisher.none.fl_str_mv IBICT
dc.source.none.fl_str_mv Revista Univap; Vol. 24 No. 45 (2018): Revista Univap online Edição Especial As transformações socioespaciais contemporâneas e o Direito no Brasil / ISSN 2237-1753; 48-60
Revista Univap; v. 24 n. 45 (2018): Revista Univap online Edição Especial As transformações socioespaciais contemporâneas e o Direito no Brasil / ISSN 2237-1753; 48-60
2237-1753
1517-3275
10.18066/revistaunivap.v24i45
reponame:Revista UniVap (online)
instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron:UNIVAP
instname_str Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron_str UNIVAP
institution UNIVAP
reponame_str Revista UniVap (online)
collection Revista UniVap (online)
repository.name.fl_str_mv Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
repository.mail.fl_str_mv revista@univap.br
_version_ 1797042291042418688