ENSINO E APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA: TRADICIONAL X TECNOLOGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furtado da Costa, Nelma
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: da Silva, Juliana Gonçalves, Prince, Ana Enedi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UniVap (online)
Texto Completo: https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1497
Resumo: Esse artigo explana a realidade da era tecnológica em concorrência com os métodos tradicionais de ensino petrificados e inibidores do processo de ensino e aprendizagem. Considerando que o conhecimento ocorre a partir das relações do individuo com o mundo em que ele vive, o ensino precisa partir da atualidade, sendo o educador o mediador que deverá e poderá transformar a escola, em um local agregador entre as informações prévias do educando e o conteúdo administrado. A educação brasileira foi voltada para atender as necessidades políticas de cada período, com pouca preocupação para o enriquecimento cultural da sociedade como um todo, ou seja, o foco do ensino não estava centrado no aluno. Visando a não repetição desse equívoco é que se faz relevantes as pesquisas das mudanças da sociedade e a função social da escola, transformando essa última como agente construtor do conhecimento.
id UNIVAP-1_15b424ae0a1c469eff8da317173d0e08
oai_identifier_str oai:ojs.biblioteca.univap.br:article/1497
network_acronym_str UNIVAP-1
network_name_str Revista UniVap (online)
repository_id_str
spelling ENSINO E APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA: TRADICIONAL X TECNOLOGIARecursos DidáticosHistóriaEnsinoAprendizagem.Esse artigo explana a realidade da era tecnológica em concorrência com os métodos tradicionais de ensino petrificados e inibidores do processo de ensino e aprendizagem. Considerando que o conhecimento ocorre a partir das relações do individuo com o mundo em que ele vive, o ensino precisa partir da atualidade, sendo o educador o mediador que deverá e poderá transformar a escola, em um local agregador entre as informações prévias do educando e o conteúdo administrado. A educação brasileira foi voltada para atender as necessidades políticas de cada período, com pouca preocupação para o enriquecimento cultural da sociedade como um todo, ou seja, o foco do ensino não estava centrado no aluno. Visando a não repetição desse equívoco é que se faz relevantes as pesquisas das mudanças da sociedade e a função social da escola, transformando essa última como agente construtor do conhecimento.IBICT2017-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/149710.18066/revistaunivap.v22i40.1497Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 726Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 7262237-17531517-327510.18066/revistaunivap.v22i40reponame:Revista UniVap (online)instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)instacron:UNIVAPporhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1497/1157Copyright (c) 2017 Revista Univapinfo:eu-repo/semantics/openAccessFurtado da Costa, Nelmada Silva, Juliana GonçalvesPrince, Ana Enedi2020-01-08T15:48:39Zoai:ojs.biblioteca.univap.br:article/1497Revistahttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivapPRIhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/oairevista@univap.br2237-17532237-1753opendoar:2020-01-08T15:48:39Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO E APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA: TRADICIONAL X TECNOLOGIA
title ENSINO E APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA: TRADICIONAL X TECNOLOGIA
spellingShingle ENSINO E APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA: TRADICIONAL X TECNOLOGIA
Furtado da Costa, Nelma
Recursos Didáticos
História
Ensino
Aprendizagem.
title_short ENSINO E APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA: TRADICIONAL X TECNOLOGIA
title_full ENSINO E APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA: TRADICIONAL X TECNOLOGIA
title_fullStr ENSINO E APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA: TRADICIONAL X TECNOLOGIA
title_full_unstemmed ENSINO E APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA: TRADICIONAL X TECNOLOGIA
title_sort ENSINO E APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA: TRADICIONAL X TECNOLOGIA
author Furtado da Costa, Nelma
author_facet Furtado da Costa, Nelma
da Silva, Juliana Gonçalves
Prince, Ana Enedi
author_role author
author2 da Silva, Juliana Gonçalves
Prince, Ana Enedi
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Furtado da Costa, Nelma
da Silva, Juliana Gonçalves
Prince, Ana Enedi
dc.subject.por.fl_str_mv Recursos Didáticos
História
Ensino
Aprendizagem.
topic Recursos Didáticos
História
Ensino
Aprendizagem.
description Esse artigo explana a realidade da era tecnológica em concorrência com os métodos tradicionais de ensino petrificados e inibidores do processo de ensino e aprendizagem. Considerando que o conhecimento ocorre a partir das relações do individuo com o mundo em que ele vive, o ensino precisa partir da atualidade, sendo o educador o mediador que deverá e poderá transformar a escola, em um local agregador entre as informações prévias do educando e o conteúdo administrado. A educação brasileira foi voltada para atender as necessidades políticas de cada período, com pouca preocupação para o enriquecimento cultural da sociedade como um todo, ou seja, o foco do ensino não estava centrado no aluno. Visando a não repetição desse equívoco é que se faz relevantes as pesquisas das mudanças da sociedade e a função social da escola, transformando essa última como agente construtor do conhecimento.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1497
10.18066/revistaunivap.v22i40.1497
url https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1497
identifier_str_mv 10.18066/revistaunivap.v22i40.1497
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1497/1157
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Univap
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Univap
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IBICT
publisher.none.fl_str_mv IBICT
dc.source.none.fl_str_mv Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 726
Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 726
2237-1753
1517-3275
10.18066/revistaunivap.v22i40
reponame:Revista UniVap (online)
instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron:UNIVAP
instname_str Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron_str UNIVAP
institution UNIVAP
reponame_str Revista UniVap (online)
collection Revista UniVap (online)
repository.name.fl_str_mv Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
repository.mail.fl_str_mv revista@univap.br
_version_ 1797042289876402176