ENSINO E APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA: TRADICIONAL X TECNOLOGIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista UniVap (online) |
Texto Completo: | https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1497 |
Resumo: | Esse artigo explana a realidade da era tecnológica em concorrência com os métodos tradicionais de ensino petrificados e inibidores do processo de ensino e aprendizagem. Considerando que o conhecimento ocorre a partir das relações do individuo com o mundo em que ele vive, o ensino precisa partir da atualidade, sendo o educador o mediador que deverá e poderá transformar a escola, em um local agregador entre as informações prévias do educando e o conteúdo administrado. A educação brasileira foi voltada para atender as necessidades políticas de cada período, com pouca preocupação para o enriquecimento cultural da sociedade como um todo, ou seja, o foco do ensino não estava centrado no aluno. Visando a não repetição desse equívoco é que se faz relevantes as pesquisas das mudanças da sociedade e a função social da escola, transformando essa última como agente construtor do conhecimento. |
id |
UNIVAP-1_15b424ae0a1c469eff8da317173d0e08 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.biblioteca.univap.br:article/1497 |
network_acronym_str |
UNIVAP-1 |
network_name_str |
Revista UniVap (online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINO E APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA: TRADICIONAL X TECNOLOGIARecursos DidáticosHistóriaEnsinoAprendizagem.Esse artigo explana a realidade da era tecnológica em concorrência com os métodos tradicionais de ensino petrificados e inibidores do processo de ensino e aprendizagem. Considerando que o conhecimento ocorre a partir das relações do individuo com o mundo em que ele vive, o ensino precisa partir da atualidade, sendo o educador o mediador que deverá e poderá transformar a escola, em um local agregador entre as informações prévias do educando e o conteúdo administrado. A educação brasileira foi voltada para atender as necessidades políticas de cada período, com pouca preocupação para o enriquecimento cultural da sociedade como um todo, ou seja, o foco do ensino não estava centrado no aluno. Visando a não repetição desse equívoco é que se faz relevantes as pesquisas das mudanças da sociedade e a função social da escola, transformando essa última como agente construtor do conhecimento.IBICT2017-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/149710.18066/revistaunivap.v22i40.1497Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 726Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 7262237-17531517-327510.18066/revistaunivap.v22i40reponame:Revista UniVap (online)instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)instacron:UNIVAPporhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1497/1157Copyright (c) 2017 Revista Univapinfo:eu-repo/semantics/openAccessFurtado da Costa, Nelmada Silva, Juliana GonçalvesPrince, Ana Enedi2020-01-08T15:48:39Zoai:ojs.biblioteca.univap.br:article/1497Revistahttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivapPRIhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/oairevista@univap.br2237-17532237-1753opendoar:2020-01-08T15:48:39Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINO E APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA: TRADICIONAL X TECNOLOGIA |
title |
ENSINO E APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA: TRADICIONAL X TECNOLOGIA |
spellingShingle |
ENSINO E APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA: TRADICIONAL X TECNOLOGIA Furtado da Costa, Nelma Recursos Didáticos História Ensino Aprendizagem. |
title_short |
ENSINO E APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA: TRADICIONAL X TECNOLOGIA |
title_full |
ENSINO E APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA: TRADICIONAL X TECNOLOGIA |
title_fullStr |
ENSINO E APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA: TRADICIONAL X TECNOLOGIA |
title_full_unstemmed |
ENSINO E APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA: TRADICIONAL X TECNOLOGIA |
title_sort |
ENSINO E APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA: TRADICIONAL X TECNOLOGIA |
author |
Furtado da Costa, Nelma |
author_facet |
Furtado da Costa, Nelma da Silva, Juliana Gonçalves Prince, Ana Enedi |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, Juliana Gonçalves Prince, Ana Enedi |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Furtado da Costa, Nelma da Silva, Juliana Gonçalves Prince, Ana Enedi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Recursos Didáticos História Ensino Aprendizagem. |
topic |
Recursos Didáticos História Ensino Aprendizagem. |
description |
Esse artigo explana a realidade da era tecnológica em concorrência com os métodos tradicionais de ensino petrificados e inibidores do processo de ensino e aprendizagem. Considerando que o conhecimento ocorre a partir das relações do individuo com o mundo em que ele vive, o ensino precisa partir da atualidade, sendo o educador o mediador que deverá e poderá transformar a escola, em um local agregador entre as informações prévias do educando e o conteúdo administrado. A educação brasileira foi voltada para atender as necessidades políticas de cada período, com pouca preocupação para o enriquecimento cultural da sociedade como um todo, ou seja, o foco do ensino não estava centrado no aluno. Visando a não repetição desse equívoco é que se faz relevantes as pesquisas das mudanças da sociedade e a função social da escola, transformando essa última como agente construtor do conhecimento. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1497 10.18066/revistaunivap.v22i40.1497 |
url |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1497 |
identifier_str_mv |
10.18066/revistaunivap.v22i40.1497 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1497/1157 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Univap info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Univap |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IBICT |
publisher.none.fl_str_mv |
IBICT |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 726 Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 726 2237-1753 1517-3275 10.18066/revistaunivap.v22i40 reponame:Revista UniVap (online) instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap) instacron:UNIVAP |
instname_str |
Universidade do Vale do Paraíba (Univap) |
instacron_str |
UNIVAP |
institution |
UNIVAP |
reponame_str |
Revista UniVap (online) |
collection |
Revista UniVap (online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@univap.br |
_version_ |
1797042289876402176 |